segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tem Gente Desconfiando, mas Bin Laden Morreu


Uma das organizações mais reconhecidas como especializadas em terrorismo no mundo, Stratfor Inteligence Group, não sabe o que dizer. Não sabe qual será o resultado da morte de Bin Laden. Não sabe se a al-Qaeda irá crescer ou decair, não sabe se provocará a saída dos Estados Unidos do Afeganistão, nem se Bin Laden era ainda chefe ou não da al Qaeda. Sendo assim, eu que não trabalho com isso não tenho muito o que dizer como previsão para a morte de Bin Laden.

Sei que tem gente boa desconfiando, dizendo que Bin Laden pode ter morrido muito tempo antes, e que os Estados Unidos estão usando a morte de Bin Laden para alavancar Obama politicamente, já que o presidente estava muito por baixo. Será? Acho que não.

Mas a foto dele morto que todos estão mostrando é falsa! Não há fotos ainda dele morto, nem sei se vai ter,  e a informação é que o corpo foi jogado no mar, porque, supostamente, nenhum país queria enterrar o corpo.

E o fato dele estar em uma mansão antes de morrer gera também desconfianças. Mansão na Paquistão, sem janelas e sem fios de telefone, perto de Islamabad?

Outros estão criticando a localização do Bin Laden, ele estava muito próximo de um quartel das forças paquistanesas. Isto sugere que talvez o Paquistão estaria protegendo Bin Laden. Esta hipótese acho bem mais plausível.

Na verdade, muito pouco foi revelado. E isso gera muita especulação. Acho que tem muito caroço nesse angu, mas Bin Laden morreu.

Ele foi responsável por muito terror. O filósofo Raymond Aron definiu terrorismo como um ataque cujo efeito psicológico é muito maior que o efeito físico. Tenho cereteza que o terror provocado por Bin Laden foi imenso, mas me lembro do efeito físico e financeiro disso toda vez que estou na fila de um aereoporto esperando para ser revistado.

Será que diminuirão aquelas filas horríveis? Acho que não, pois aparecerão outros Bin Ladens, infelizmente. Continuaremos tendo que combatê-los e evitá-los.

Mas a gente deve se juntar aos americanos e gritar: "USA, USA..." É uma grande vitória contra o terror.

2 comentários:

Eduardo R. V. disse...

Milhares de mortes depois, bilhões gastos depois, 10 anos depois, mataram um e estão felizes. Como se esse um não pudesse ser substituído por outro.

Agora, todas as críticas podem deixar de ser feitas?

O terrorismo vai continuar... infelizmente.

Pedro Erik Carneiro disse...

É uma questão simbólica, é apenas um homem, mas é muito importante, Eduardo.

Leia nos jornais internacionais a reação de todo mundo, especialmente daqueles que apoiavam Bin Laden (Hamas, Irã e mesmo Venezuela). Eles estão furiosos. Isto mostra que valeu a pena caçar Bin Laden.Mostrou que o lado do bem tem força.

Se Hitler tivesse sido morto por um estudante suiço (esqueci o nome dele) nós não teríamos a 2a Guerra, a morte de Genghis Kahn significou fragmentação do império dele, a morte de Tamerlane também, assim vai.

Abraço,
Pedro Erik