Scott Adams comentou a notícia de que a histeira ambientalista tinha acabado. Sugeriu 5 hipóteses para isso:
1) Acabou o financiamento para o assunto;
2) O investimento em inteligência artificial tomou a dianteira, e recebe os financiamentos que antes poderiam ir para a histeria;
3) A tal da Greta (menina símbolo da histeria) mudou de assunto e agora quer salvar o Hamas (mundo vai acabar, mas o Hamas precisa ser salvo);
4) A Europa entrou em crise financeira e agora se preocupa com coisas mais fundamentais (o mundo vai acabar, mas eu tenho que pagar os aposentados); e
5) Todos os dados que apoiavam a histeria são falsos e fabricados, as previsões catastróficas não aconteceram.
Destas razões, a número 5 é a mais importante, mas em tempos de estupidez generalizada, em que os fatos não contam para descrição da realidade, acho que é desprezada.
Certamente, a número 2 fala alto. Ontem, eu li que as 6 maiores empresas do mundo na bolsa S&P são em valor de mercado maiores do que o PIB chinês, e essas empresas são basicamente de investimento em IA (vejam abaixo).
A característica principal de IA é o consumo gigantesco de energia. Energia renovável não consegue sustentar IA. Calcular valor de mercado tem suas idiossincrasias e não é muito confiável, é valor de momento sem apego aos dados das empresas, mas mesmo assim, é assustador que apenas 6 empresas basicamente americanas possuam valor maior que o PIB chinês.
Sim, também a 3 certamente é verdade. Mas acho que a Greta é só imagem usada por poderosos. Acho que a ação tresloucada de Greta em favor do Hamas é mais um sintoma do que causa para o fim da histeria.
Sim, a número 4 é verdade. Ficou explícita a hipocrisia energética da Europa com a guerra entre Rússia e Ucrânia. A Europa depende de petróleo russo, mesmo gritando que se deve derrotar a Rússia.
A número 1 me parece apenas consequência do resto.
Acho que há outras duas razões para o fim da histeria:
6) A eleição de Trump.
Trump acha que a histeria ambiental é fabricada e falsa, cortou financiamento e entrou na guerra da IA. Onde vão os Estados Unidos, o mundo vai. Se a Kamala tivesse ganho teríamos outro (muito pior) mundo e a histeria continuaria.
7) Poderio chinês e indiano a avançar no mundo, movido a carvão. Sem qualquer preocupação ambiental.
Essa razão já existia antes, mas agora com a China a elevar os gastos militares dentro de uma economia em queda, a preocupação ambiental é ainda menor por parte da China.
Em suma, acho que a explicação passa especialmente pelas razões 5, 2, 6, 4, 7 nesta ordem.
---
Eu lidei com esse assunto de perto em 2008, faz muito tempo. A histeira naquela época era grande, mas não tinha chegado ao auge. Com o tempo, algumas loucuras, como bolsas de mercado de carbono, desapareceram.
Publiquei alguns artigos críticos a histeria com imensa dificuldade, pois a histeria dominava.
Na escola de meus filhos ainda hoje, especialmente por parte de professoras, a histeria continua. Vai demorar para tirar a histeria dos livros escolares. No livro de mesu filhos, fala que no futuro se comerão insetos e não carnes por conta da hipótese de mudança climática.
Na mídia, ainda tem espaço.
A estupidez é o maior sinal dos nossos tempos sombrios!

Ola, Dr Pedro.
ResponderExcluirEspero que um dia toda essa gente da mídia tradicional será linchada pela História.
o celeiro do jornalismo da Globo, há muita gente estúpida. Mas creio que ha muito sadismo, hipocrisia e deficiência intelectual.
Ao ver pessoas como Guga , Daniela Eliane Catanhede, Natural Neri e Andreia Sadi, creio que eles são estúpidos por opção.
Eu evidente que eles mentem conscientemente.
Pergunto: esse tipo de comportamento é uma variação da estupidez?
Sua pergunta é muito boa, meu amigo. Eu tenho até planos de escrever sobre o assunto: "Quem é o estúpido?"
ExcluirPara sua pergunta, por um um lado, respondo que sim, pois quem dá as contas à verdade é estúpido de uma maneira ou de outra, como o capeta é.
Por outro lado, há os estúpidos burros inocentes.
No caso das pessoas citadas, é o primeiro caso mesmo.
Quem sabe eu consiga apoio para escrever sobre o assunto.
Abraço
Dr. Pedro, faça uma campanha para coletar compras antecedentes pelo "apoie".
ResponderExcluirEu apoio pra garantir meu exemplar.
Ja comprei livros assim.
Creio ser um bom caminho
O tema é ótimo
Boa dica. O livro que pretendo é uma crítica filosofica e teológica ao "todos, todos, todos", que foi usado por Francisco e é exaltado ainda por Leão XIV.
ExcluirMas tenho primeiro que terminará minha tese de Filosofia.
Vamos ver.
Abraço, irmão