terça-feira, 1 de julho de 2014

Os Três Judeus mortos e o Vaticano


Os três jovens judeus acima foram sequestrados na Cisjordânia no início de junho. Israel iniciou uma busca frenética por eles e acusou o grupo terrorista Hamas, que domina a Faixa de Gaza. Ontem, o exército de Israel encontrou os corpos dos jovens na cidade de Hebron, próximo de Israel. Eles se chamavam Eyal Yifrach, Gilad Shaar e Naftali Frankel.


Todo Israel faz homenagem a eles hoje. Há uma página no jornal The Jerusalem Post apenas dedicada aos protestos contra o sequestro e às cerimônias de homenagem. O primeiro ministro Benjamin Netanyahu vai comparecer aos funerais.

O mundos se pergunta o que Israel fará agora. Na história, Israel não costuma brincar contra quem ataca seus conterrâneos, geralmente Israel caça os terroristas até achá-los. Os líderes de Israel já estão prometendo isso.

Interessante, para os Católicos, é que o Vaticano, depois da visita do Papa à Terra Santa e do encontro entre líderes muçulmanos e judeus no Vaticano, falou duro contra o sequestro.

O Vaticano declarou que as mortes dos jovens é hedionda e ameaça a paz. O próprio Papa Francisco declarou hoje que o sequestro é desprezível e inaceitável. São declarações não esperadas, pois o Vaticano costuma silenciar diante de tantos ataques a Israel (e mesmo aos cristãos). Geralmente, só fala em termos gerais em defesa da paz, não cita casos isolados.

Bom, se o Vaticano seguir este caminho, acompanhar de perto o que acontece no Oriente Médio, não terá outra consequência: irá apoiar Israel. Pode passar até a apoiar o muro que Israel construiu para evitar os sequestros e explosões em restaurantes, muro que o próprio Papa Francisco condenou na última visita.

Será que o Vaticano continuará denunciando cada míssil jogado contra civis pelos terroristas do Hamas e da Cisjordânia?


(Agradeço a declaração do Vaticano ao site Pew Sitter)

2 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=FYH2jdnGaDk - a analise que mais se adequa a algumas das profecias..ou não?

    ResponderExcluir
  2. Interessante, Juscelino, e tem bastante base de argumentação.

    Rezemos por Cristo.

    ICXC NIKA

    Abraço,
    Pedro Erik

    ResponderExcluir

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).