terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Dissecando o Documento Pro-Gay de Francisco

O site Crisis Magazine fez ótima análise do documento Fiducia Supplicans que aprova bênção a uniões "irregulares" (isto é, ao pecado gay e ao divorciado).

Vou traduzir o que diz o Crisis Magazine.

Na tradução,  quando numerado e em outra margem se trata de texto de Francisco.

Dissecando Fiducia Supplicans 

19 de dezembro de 2023 da Crisis Magazine 

por Eric Sammons

Ontem, o Dicastério para a Doutrina da Fé, sob a direção do Cardeal Víctor Fernández, e com a aprovação do Papa Francisco, divulgou Fiducia Supplicans, que dá aprovação explícita aos padres para concederem uma bênção a casais do mesmo sexo e casais em “situações irregulares”.  Esta declaração do Vaticano é mais uma de uma longa lista de ações chocantes, mas infelizmente não surpreendentes, tomadas durante o pontificado de Francisco.

Como normalmente acontece com documentos tão controversos, muitos católicos estão a tentar culpar os meios de comunicação pela deturpação do texto.  “O papa não aprovou bênçãos para relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo!”  “Isso não muda nada!”  e outras bobagens desse tipo.  Num esforço para determinar o que o documento realmente diz, extraí alguns parágrafos abaixo com uma explicação do seu significado subjacente.  O texto completo pode ser encontrado aqui.

1. A confiança suplicante do povo fiel de Deus recebe o dom da bênção que brota do Coração de Cristo através da sua Igreja.  O Papa Francisco oferece este lembrete oportuno: “A grande bênção de Deus é Jesus Cristo.  Ele é o grande dom de Deus, seu próprio Filho.  Ele é uma bênção para toda a humanidade, uma bênção que salvou a todos nós.  Ele é o Verbo Eterno, com quem o Pai nos abençoou “quando ainda éramos pecadores” (Rm 5,8), como diz São Paulo.  Ele é o Verbo feito carne, oferecido por nós na cruz.”[1]

O princípio orientador deste documento é que ele é um ensinamento do Papa Francisco, e somente do Papa Francisco.  Das 31 notas de rodapé encontradas no final do texto, 20 delas (65%) fazem referência ao atual papa.  Não há absolutamente nenhuma tentativa de situar esta nova prática dentro da tradição católica;  na verdade, veremos mais tarde que Fernández apresenta isso como uma “ampliação” da teologia das bênçãos.

4. A recente resposta do Papa Francisco à segunda das cinco questões colocadas por dois Cardeais oferece uma oportunidade para explorar mais profundamente esta questão, especialmente nas suas implicações pastorais.  É uma questão de evitar que “algo que não é casamento seja reconhecido como casamento”.[5] Portanto, ritos e orações que poderiam criar confusão entre o que constitui o casamento - que é a “união exclusiva, estável e indissolúvel entre um  homem e mulher, naturalmente abertos à geração de filhos”[6] – e o que o contradiz é inadmissível.  Esta convicção baseia-se na perene doutrina católica do casamento;  é somente neste contexto que as relações sexuais encontram o seu significado natural, próprio e plenamente humano.  A doutrina da Igreja sobre este ponto permanece firme.

O aspecto mais insidioso da heresia moderna é que ela se proclama em voz alta como ortodoxa.  Mas separa a ortodoxia da ortopraxia.  Assim, embora Fernández afirme que “a doutrina da Igreja neste ponto permanece firme”, a realidade é que abençoar relacionamentos românticos pecaminosos mina essa mesma doutrina.

Católicos progressistas como Fernández (e Francisco) compartimentalizam estritamente o comportamento humano.  Existe aquilo em que acreditamos, e completamente separado dessa crença está a forma como agimos.  Assim, por um lado, podemos proclamar abertamente que afirmamos o ensinamento da Igreja sobre o casamento, enquanto, por outro lado, tomamos medidas para atacar os próprios fundamentos desse ensinamento.

Compare isso com o princípio católico perene de lex orandi, lex credendi, lex vivendi: “a lei do que se ora [é] o que se acredita [é] a lei do que se vive”.  O homem é um composto unificado de corpo e alma, e a alma é um composto unificado de intelecto, vontade e paixões.  É anti-humano procurar separar estes elementos.  Qualquer ação física realizada, incluindo uma bênção, transmite um significado real.  Se alguém realiza uma ação que significa uma coisa, mas depois professa uma visão oposta, então é esquizofrênico ou mentiroso.

7. A resposta do Santo Padre acima mencionada convida-nos a ampliar e enriquecer o significado das bênçãos.

Esta linha, em poucas palavras, representa a natureza problemática de todo o pontificado de Francisco.  Qual é o papel de um papa?  É para “ampliar e enriquecer” nossa teologia?  Ou é para professar e guardar o que nos foi transmitido desde o tempo dos apóstolos?  Se você é católico, só há uma resposta correta para esta pergunta.

O Papa Francisco me lembra daqueles pastores protestantes populares que se apaixonam demais pela sua própria importância.  Com o tempo, eles começam a acreditar que Deus os escolheu – e somente eles – para um papel especial de liderar o povo de Deus onde ninguém jamais o fez antes.  Eles não podem ser questionados, mesmo quando os seus novos ensinamentos são claramente inconsistentes com uma leitura simples das Escrituras ou mesmo com qualquer compreensão básica do Cristianismo.  Um papa, por outro lado, faz melhor o seu trabalho quando “desaparece”, quando permite que a tradição seja o seu guia e simplesmente aponta para ela.  Ele deve ser como João Batista, apontando o caminho para o salvador.

9. Do ponto de vista estritamente litúrgico, a bênção exige que o que é abençoado seja conforme à vontade de Deus, expressa nos ensinamentos da Igreja.

Observe a linguagem usada para restringir e até difamar o significado católico tradicional das bênçãos: “De um ponto de vista estritamente litúrgico”.  Não deve haver separação entre liturgia e vida.  Quando um sacerdote abençoa “espontaneamente” alguém ou alguma coisa, é uma ação litúrgica, mesmo que não esteja estritamente definida nas rubricas da Igreja.  

Isto ocorre porque a liturgia é o nosso culto público a Deus, e o ato de um sacerdote conceder uma bênção a uma pessoa, coisa ou casal está necessariamente incluído nesse ato público.  Fernández (e o papa) procuram separar essa união entre liturgia e vida, fazendo da liturgia apenas algo que fazemos na Igreja e sob diretrizes específicas.  A liturgia torna-se letra morta em vez daquilo que nos dá vida.

12.  Deve-se também evitar o risco de reduzir o significado das bênçãos apenas a este ponto de vista, pois isso nos levaria a esperar as mesmas condições morais para uma simples bênção que são exigidas na recepção dos sacramentos.  Tal risco exige que ampliemos ainda mais esta perspectiva.  Na verdade, existe o perigo de que um gesto pastoral tão querido e difundido seja submetido a demasiados pré-requisitos morais, que, sob a pretensão de controlo, poderiam ofuscar o poder incondicional do amor de Deus que constitui a base do gesto de bênção.  .

Um tema recorrente do pontificado de Francisco é que de alguma forma as regras restringem o amor e a misericórdia de Deus.  Eles são rígidos e controladores.  No entanto, a realidade é que estas regras são feitas para nos ajudar a segui-Lo melhor.  Um pai que não estabeleceu regras para seus filhos não é apenas um mau pai, ele é um abusador.  No entanto, Fernández empalidece diante da ideia de “muitos pré-requisitos morais”, minando assim qualquer pré-requisito.

Um pai está controlando quando diz ao filho de 5 anos que não pode brincar com uma faca?  É rígido para os pais restringir quantas sobremesas uma criança pode comer depois do jantar?  A razão pela qual a Igreja sempre colocou restrições ao uso de bênçãos é que ela sabe que Deus não abençoa todas as atividades humanas e, de fato, algumas dessas atividades humanas são condenadas porque nos separam de Seu abraço amoroso.

20. Quem pede uma bênção mostra-se necessitado da presença salvífica de Deus na sua vida e quem pede uma bênção à Igreja reconhece esta como sacramento da salvação que Deus oferece.  Buscar uma bênção na Igreja é reconhecer que a vida da Igreja brota do ventre da misericórdia de Deus e nos ajuda a seguir em frente, a viver melhor e a responder à vontade do Senhor.

Como Fernández conhece os pensamentos e sentimentos íntimos de alguém que pede uma bênção?  Ele é dotado de algum tipo de telepatia universal?  As pessoas podem pedir bênçãos por uma série de razões: pedir a presença de Deus, pedir a Sua aprovação, validar-se perante a Igreja e o mundo, costumes culturais, etc.

Não é difícil imaginar que muitas pessoas pedem uma bênção porque estão pedindo aprovação.  Afinal, se um padre abençoa alguma coisa, deve estar tudo bem, certo?  E esse é o entendimento comum, não a exceção.  Portanto, apesar da descrição sublime de Fernández sobre por que as pessoas pedem uma bênção, muitas pessoas (provavelmente a maioria) veem isso como uma forma de aprovação oficial em seu relacionamento

23. Quando consideradas fora de um quadro litúrgico, estas expressões de fé e encontram-se num âmbito de maior espontaneidade e liberdade.  No entanto, “a natureza opcional dos exercícios piedosos não deve de forma alguma ser interpretada como implicando uma subestimação ou mesmo desrespeito por tais práticas.  O caminho a seguir nesta área requer uma apreciação correta e sábia das muitas riquezas da piedade popular, [e] da potencialidade dessas mesmas riquezas.”[14] Desta forma, as bênçãos tornam-se um recurso pastoral a ser valorizado em vez de um recurso  risco ou problema.

Mais uma vez, precisamos notar o divórcio entre liturgia e vida no pensamento de Fernández (e do papa).  A rigor, não há nada “fora de uma estrutura litúrgica”.  Mas mesmo que queiramos restringir o significado da liturgia, ela ainda abrange as orações dos sacerdotes num ambiente público, mesmo que essas orações sejam “espontâneas”.

Na minha experiência, os melhores padres sempre têm o cuidado de se manter o mais próximo possível das rubricas oficiais quando pedem “espontaneamente” uma bênção.  Muitos até carregam consigo o livro das Bênçãos para não terem que criar suas próprias bênçãos.  Eles entendem que a sua bênção, embora não faça parte estritamente da liturgia oficial da Igreja, ainda é um ato litúrgico (e instintivamente percebido como tal por aqueles que são abençoados).

25. A Igreja, além disso, deve evitar basear a sua práxis pastoral na natureza fixa de certos esquemas doutrinais ou disciplinares, especialmente quando conduzem a «um elitismo narcisista e autoritário, pelo qual, em vez de evangelizar, se analisa e classifica os outros, e  em vez de abrir a porta para a graça, esgota-se suas energias inspecionando e verificando.”[16] Assim, quando as pessoas pedem uma bênção, uma análise moral exaustiva não deve ser colocada como uma pré-condição para concedê-la.  Pois, aqueles que buscam uma bênção não deveriam ser obrigados a ter perfeição moral prévia.

Na história da Igreja, eu imagino que nenhuma pessoa — nem uma única — jamais argumentou que “aqueles que buscam uma bênção deveriam… ser obrigados a ter perfeição moral prévia”.  Este é um espantalho, construído para fazer parecer que quaisquer restrições sobre quem ou o que pode ser abençoado são um fardo desnecessário colocado sobre os fiéis.

26. Nesta perspectiva, as Respostas do Santo Padre ajudam a expandir o pronunciamento de 2021 da Congregação para a Doutrina da Fé do ponto de vista pastoral.  Pois, as Respostas convidam ao discernimento sobre a possibilidade de “formas de bênção, solicitadas por uma ou mais pessoas, que não transmitam uma concepção errônea de casamento”[17] e, em situações que são moralmente inaceitáveis ​​do ponto de vista objetivo,  explicar o fato de que “a caridade pastoral exige que não tratemos simplesmente como ‘pecadores’ aqueles cuja culpa ou responsabilidade pode ser atenuada por vários fatores que afetam a imputabilidade subjetiva”.

O divórcio entre liturgia e vida ocorreu anteriormente no texto;  agora vemos o divórcio entre moralidade e práticas “pastorais”.  Se uma situação é “moralmente inaceitável de um ponto de vista objetivo”, então é moralmente inaceitável, ponto final.  Não há qualquer justificação “pastoral” para fazer com que pareça moralmente aceitável, ou para ignorar a sua inaceitabilidade.

O propósito da moralidade católica não é criar um conjunto de regras que devemos seguir.  É guiar-nos para Deus, colocar-nos no caminho reto e estreito até Ele.  Qualquer coisa que prejudique essa moralidade – ao dar uma piscadela e acenar com a cabeça às violações – por definição leva as pessoas para fora do caminho e para longe de Deus.

30. Contudo, a compreensão popular das bênçãos também valoriza a importância das bênçãos descendentes.  Embora “não seja apropriado que uma Diocese, uma Conferência Episcopal ou qualquer outra estrutura eclesial estabeleça constante e oficialmente procedimentos ou rituais para todos os tipos de assuntos”,[21] prudência e sabedoria pastoral - evitando todas as formas graves de escândalo e  confusão entre os fiéis - pode sugerir que o ministro ordenado se junte à oração daquelas pessoas que, embora numa união que não se compara de forma alguma ao casamento, desejam confiar-se ao Senhor e à sua misericórdia, invocar a sua ajuda  e ser guiados para uma maior compreensão do seu plano de amor e de verdade.

“Evitar todas as formas graves de escândalo e confusão entre os fiéis” – isto, senhoras e senhores, é o que há de melhor em iluminação a gás.  Basta ver a resposta a este documento para ver “todas as formas graves de escândalo e confusão entre os fiéis”.  Este documento cria escândalo e confusão e, para ser sincero, acho que faz isso de propósito.

31. No horizonte aqui traçado surge a possibilidade de bênçãos para casais em situação irregular e para casais do mesmo sexo, cuja forma não deve ser fixada ritualmente pelas autoridades eclesiais para não produzir confusão com a bênção própria do Sacramento do Matrimónio.  .  Nesses casos, pode ser concedida uma bênção que não só tenha um valor ascendente, mas também envolva a invocação de uma bênção que desce de Deus sobre aqueles que - reconhecendo-se desamparados e necessitados de sua ajuda - não reivindicam uma legitimação de  seu próprio status, mas que imploram que tudo o que é verdadeiro, bom e humanamente válido em suas vidas e em seus relacionamentos seja enriquecido, curado e elevado pela presença do Espírito Santo.  Estas formas de bênção expressam uma súplica para que Deus conceda as ajudas que vêm dos impulsos do seu Espírito - o que a teologia clássica chama de “graça real” - para que as relações humanas amadureçam e cresçam na fidelidade ao Evangelho, para que sejam libertadas  das suas imperfeições e fragilidades, e para que possam exprimir-se na dimensão sempre crescente do amor divino.

Imediatamente após a divulgação do documento, vi vários católicos online tentarem argumentar que este documento “não muda nada”, porque supostamente não aprova bênçãos para relacionamentos, apenas para indivíduos.  No entanto, este parágrafo deixa claro que esta interpretação está incorreta.  Fala explicitamente da “possibilidade de bênçãos para casais em situação irregular e para casais do mesmo sexo” (grifo nosso).  O que é um “casal” além de um relacionamento?  Não fala de abençoar indivíduos que estão numa relação irregular ou do mesmo sexo – fala de abençoar o próprio casal.

E mais uma vez Fernández recorre à telepatia mental, afirmando que esses casais que pedem uma bênção “não reivindicam a legitimação do seu próprio estatuto”.  Como ele sabe disso?  Mais importante ainda, como poderia qualquer sacerdote saber disso antes de conceder uma bênção?  Será que Fernández realmente acha que somos burros o suficiente para acreditar que um casal do mesmo sexo que vai a um padre para abençoar o seu relacionamento não reivindica uma certa legitimação?  Claro que é isso que eles estão afirmando.

Além disso, a utilização do termo “situações irregulares” é reveladora.  Superficialmente, parece que falta apenas algum fator sem importância no relacionamento.  Talvez o noivo tenha esquecido de assinar o nome na certidão de casamento?  Mas “irregular” neste contexto é muito mais grave.

Uma relação “irregular”, neste contexto, não é aquela que é irregular devido a alguma violação de uma regra criada pelo homem.  Em vez disso, reflete uma violação da lei divina no que diz respeito ao casamento.  Deus deixou muito claro o que é o casamento e, portanto, também o que não é.  Qualquer violação desse padrão é, portanto, uma violação das claras normas morais de Deus.  Em outras palavras, qualquer relacionamento “irregular” é um relacionamento imoral .  Fernández não quer usar esse termo, pois revela claramente que o que ele endossa é na verdade a aprovação daquilo que Deus não aprova.

43. A Igreja é, portanto, sacramento do amor infinito de Deus.  Portanto, mesmo quando a relação de uma pessoa com Deus está obscurecida pelo pecado, ela sempre pode pedir uma bênção, estendendo a mão a Deus, como fez Pedro na tempestade quando clamou a Jesus: “Senhor, salva-me!”  (Mateus 14:30).  Na verdade, desejar e receber uma bênção pode ser o bem possível em algumas situações.  O Papa Francisco recorda-nos que “um pequeno passo, no meio de grandes limitações humanas, pode ser mais agradável a Deus do que uma vida que parece exteriormente ordenada, mas que atravessa o dia sem enfrentar grandes dificuldades”.  «o que resplandece é a beleza do amor salvífico de Deus manifestado em Jesus Cristo, que morreu e ressuscitou dos mortos».[29]

O problema mais fundamental deste documento e da teologia que lhe está subjacente é a sua reconstrução radical do que se entende por “amor de Deus”.  Aplica noções modernas de “amor”, que é reduzido a sentimentos emocionais e afirmações sem sentido, ao Deus Todo-Poderoso.  O amor de Deus não é a afirmação do pecado;  é a derrota do pecado.  Vemos o amor de Deus mais plenamente na Cruz, que é o caminho do sofrimento e da negação de si mesmo.  No entanto, quando as pessoas escolhem ter relações irregulares ou entre pessoas do mesmo sexo, estão na verdade a escolher um caminho de auto-estima em vez da negação de si mesmas.  Abençoar esse caminho desordenado é fingir dar a bênção de Deus num caminho longe Dele.  Isto a Igreja nunca fez, e a Igreja não pode fazer, não importa o que o Cardeal Fernández ou mesmo o Papa Francisco possam dizer.

Para os católicos que estão se perguntando: “como posso dar submissão religiosa de mente e vontade” a este documento, como a Lumen Gentium 25 sugere que eu faça?  Eu recomendaria a leitura Sobre os ensinamentos não infalíveis do Magistério e o significado de “obsequium religiosum” do Dr. Jeremy Holmes.  Em poucas palavras, ele explica que esta submissão religiosa não necessita de concordância absoluta com textos não infalíveis como Fiducia Supplicans, especialmente em situações como esta, onde o texto contradiz claramente o que foi ensinado anteriormente.

Alguns católicos podem sentir-se compelidos a defender o documento de Francisco de ontem devido a algum sentido equivocado de defender a Igreja ou o papado.  No entanto, fazer isso na verdade mina a própria Igreja e o papado que você procura defender.  Em vez disso, defenda os ensinamentos perenes da Igreja sobre o casamento, aos quais Fiducia Supplicans dá da boca para fora, mas acaba rejeitando.


Um comentário:

  1. São Paulo em Gálatas I, 8-9 e o Santo Papa Paulo IV com a Bula Cum Ex Apostolatus de 1559, que convoca à completa rejeição de um Papa que se descubra ser herege, estão plenamente de acordo.
    Os hereges modernistas infiltrados na Santa Igreja odeiam essa passagem de São Paulo e odeiam essa Bula.

    ResponderExcluir

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).