Não, eu não estou falando da eleição no Brasil, é sobre as eleições para governador, senador e deputado nos Estados Unidos. É sobre Obama.
Obama está tentando entusiasmar a base de apoio de seu partido democrata, que está desiludida com os poucos resultados de seu governo e não pretende nem comparecer para votar (o voto é voluntário por lá). Mas, vejam até onde o Obama foi para conseguir isso. Ele usa a raça para conseguir votos e chama os adversários de inimigos que devem ser punidos:
Traduzindo: "Se os latinos não se levantarem para dizer: "Nós vamos punir nossos inimigos e vamos recompensar nossos amigos que estão com a gente em questões tão importantes para nós"...Se eles não entenderem que precisam ir lá e votar, então eu penso que será mais difícil e esta é a razão para que o povo vote no dia 2 de novembro."
Essa "questão importante" dá a entender que é sobre imigração. Obama parece sugerir que vai facilitar a imigração para ganhar votos dos latinos.
O Obama venceu a eleição com um discurso chamado de "pós-racial", querendo dizer que as diferenças de raças estavam superadas e que ele não iria incentivar isso para ganhar eleição, e também com um discurso de bi-partidarismo, ou seja, que iria incentivar a cooperação com a oposição republicana.
Não foi bem isso que se viu, quando assumiu o governo. Pelo contrário, os republicanos foram afastados das principais decisões e acusados de serem o "partido do não", ou seja, aquele que não aceita as medidas econômicas e sociais do governo.
Esse discurso inflamado de ontem pode gerar violência, imagens de cabos eleitorais atacando outros já não são tão difíceis.
Já há certeza que os republicanos farão mais governadores, conseguirão reverter a maioria democrata na câmara com folga e estão em disputa apertada pelo senado. Pelas pesquisas até agora os democratas têm como mais ou menos certas 49 cadeiras no senado e os republicanos, 45. Faltam 6 para serem defindas.Talvez, os democratas ainda consigam manter a maioria, mas mesmo assim, os senadores do partido terão um posição bastante diferente em relação ao governo Obama, mesmo sendo da situação, do que tiveram antes das eleições. Há um afastamento do governo generalizado.
Quem quiser assistir a um comentário sobre esse discurso de Obama, veja em:
http://video.foxnews.com/#/v/4388933/obama-latino-voters-should-punish-our-enemies/?playlist_id=87485
Se desejarem ver como andam as eleições nos Estados Unidos em cada estado, o site Real Clear Politics é uma ótima fonte. Nesse mesmo site é possível ver como anda a aprovação do governo Obama. Para acesso ao site, clique em:
http://www.realclearpolitics.com/
Para ver as pesquisas sobre a aprovação de Obama, acessem:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).