Geralmente, são os movimentos de esquerda que conseguem lotar as ruas de pessoas contra a Guerra do Iraque, contra o G-20, contra a OMC, a favor da Mudança Climática, etc. A vasta maioria das ONGs são de esquerda. Isso ocorre em qualquer país do mundo.
Mas, nos Estados Unidos, os conservadores têm força nas ruas também. O que é excelente para o debate democrático. O maior exemplo disso é o Tea Party, movimento que reúne muitas pessoas que não são ligadas nem a sindicatos nem a ONGs. Os estudantes americanos conservadores também conseguem se mobilizar e mostrar força com impacto internacional por vezes. É o caso dos estudantes da Universidade de Bucknell - The Bucknell University Conservatives Club (BUC).
Eles fizeram uma atitude inventiva para levantar o debate sobre a imposição do governo para que as universidades tivessem cotas de acordo com as raças.
Os estudantes montaram uma banca de venda de donuts com preços diferentes para asiáticos, pretos, latinos e brancos. Os asiáticos pagavam mais (pois se exige mais deles para que ingressem nas universidades, supondo que eles são melhores em ciências), os brancos vinham em seguida e os pretos e latinos pagam bem menos da metade do preço. Era uma alusão às facilidades diferentes para se ingressar nas universidades americanas devido à política forçada de cotas. A abordagem dos estudantes é de que se a universidade deseja fazer cotas, que faça, mas não pode ser imposto pelo governo, que deve tratar todos igualmente. E no fim, a política de cotas é racismo.
A administração da universidade quis proibir a venda de donuts. Os estudantes conseguiram então o apoio da Foundation for Individual Rights in Education (FIRE), para ajudar na argumentação contra a imposição da administração. Ótimo, há uma fundação estudantil para defender os direitos individuais.
John Stossel reproduziu as ações dos estudantes vendendo bolinhos nas ruas de Nova York. Veja o relato dele aqui. Vejam também um vídeo da Fox que mostra o que Stossel fez e também mostra a administração da Bucknell fechando a venda de donuts, aqui.
Como diz Megyn Kelly, geralmente se fala que as universidades são um campo aberto para o debate, mas parece que é só para o debate que seja do gosto da esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).