São Tomás de Aquino, o "Doutor Angélico", certa vez, diante de um crucifixo em Nápoles, ouviu estas palavras de Jesus: “Bem tem você escrito sobre Mim, Tomás, o que devo te dar em recompensa?" São Tomás respondeu: “Nada senão a Ti mesmo, meu Senhor". Em latim, São Tomás disse: Nil, Nisi Te, Domine. Em inglês: Naught save Thyself, O Lord.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Será só eu?
Ontem, assisti com espanto uma reportagem do Jornal Nacional que dizia que três bombeiros morreram soterrados em Friburgo dentro do próprio carro da corporação.
Será só eu que ficou espantado com a reportagem? Será que não faltou pelo menos dizer os nomes dos bombeiros? Vão ocorrer homenagens a eles?
Isso certamente não ocorreria nos Estados Unidos. Qualquer um que salve uma vida ou morra tentando salvar tem seu nome divulgado pela imprensa com tanta repetição que até achamos exagerado, mas não é. Parece que o Brasil está acostumado com o descaso, mesmo em relação a própria vida das pessoas.
Em um país que o poder público "viaja de férias" durante calamidades, em que os serviços básicos não são prestados e em que a população realiza ocupações irregulares muitas vezes com apoio do próprio poder público, salva-se apenas os bombeiros. Soldados silenciosos (não vi ninguém entrevistando eles) que enfrentam todos os perigos para salvar vidas ou pelo menos entregar corpos às famílias.
Não vale dizer que é a obrigação deles, pois no Brasil o próprio poder público não cumpre com as suas obrigações. E o pior, quando um governante faz qualquer melhoria usando dinheiro público cumprindo apenas obrigação constitucional se comporta como se tivesse gastado do próprio bolso fazendo algo fora do comum.
Que Deus Abençoe Esses Bombeiros Anônimos!! Vai aqui a minha homenagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).