Como essa palavra se refere aos judeus, a terra de Israel, por causa do monte Sion em Jerusalém, daí vem a palavra sionismo (movimento político para a formação do estado de Israel), o Irã disse que não vai às olimpíadas se a organização dos jogos não mudar o logo. O Irã ainda quer que outros estados islâmicos não compareçam aos jogos por causa disso.
Quando eu era criança, alguns amigos costumavam dizer que havia no cinema a palavra coca-cola disfarçada, daí dava uma vontade louca de tomar o refrigerante. Outros diziam que a boneca da Xuxa ou o boneco do Fofão vinha com o diabo dentro, por isso as pessoas compravam tanto. Isso era apenas o ódio ao capitalismo disfarçado, tão comum na mente latino-americana . Mas será que os iranianos acham que os bonequinhos das olimpíadas vêm com um diabo judeu dentro?
Por que as olimpíadas seriam dos judeus? Parece que, para o Irã, os judeus são todos que não são muçulmanos.
Que bobagem, mas já pensou se os atletas muçulmanos resolvem ir para os jogos, mas lá decidem ignorar ou atacar o logo? Será estúpido demais. Bom, melhor não começar com isso, o mundo não precisa de um novo Munique 1972.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).