Ontem um texto do jornalista Jeremy Warner, no The Telegraph, jornal inglês, ficou célebre por discutir o fim do Euro, moeda criada em 1995 e adotada em 1999 por 17 nações européias. O motivo mais forte para esta desconfiança nesta semana, foi o fato de que a Alemanha, país mais rico da Europa, não ter conseguido vender quase 40% dos títulos de 10 anos que ofertou.
Li também um texto ontem comparando a situação na Europa com o Titanic, onde até os passageiros de primeira classe (Alemanha) morreram afogados.
Bom, eu não conocrdo com a idéia do Euro, pelo simples fato que ele eliminou muito da democracia dos países. Hoje, os eleitores dos países europeus foram afastados completamente da possibilidade de eleger alguém que tenha uma idéia econômica desvinculada da Europa.
Mas, se observarmos como o Euro tem se comportado em um ano, ainda não vemos sinais claros de que a moeda esteja perdendo valor.
Vou colocar aqui quatro gráficos que retirei da Bloomberg (sistema de computador que fornece dados econômicos e financeiros), que coloca o Euro contra quatro moedas (Dólar, Libra, Real e Renminbi) durante um ano.
1) Euro contra Dólar: Realmente o Euro tem perdido valor frente a moeda de outra economia em crise, os Estados Unidos. Atualmente, o Euro vale 1,31 dólares, chegou a valer mais de 1,4 no final do mês passado.Mas, veja que há grande volatilidade.
2) Euro contra Libra Esterlina (Reino Unido): O Euro também tem perdido valor para a moeda inglesa, apesar da Inglaterra também está em crise e com inflação elevada. A libra vale hoje por volta de 1,16 euros.
3) Euro contra Real: O Euro não tem perdido valor frente ao Real. Nos últimos dias, o Real perdeu valor tanto para o dólar como para o Euro. Atualmente, o Euro vale por volta de 2,5 reais.
4) Euro contra o Renminbi (moeda chinesa): O Euro também não tem perdido valor contra a moeda chinesa. A China passa também por um período difícil, queda na produção industrial e investimento e inflação alta. O Euro vale por volta de 8,14 renminbis.
Em resumo, o mundo todo está em crise, mas o Euro frente a economias mais ou menos consolidadas está perdendo valor. Isto significa que se a Alemanha deixasse o Euro, a moeda alemã valeria bem mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).