-
Hoje faz 70 anos que 353 pequenos aviões japoneses, em 1 hora e meia, mataram 2.402 americanos, destruíram 8 navios de guerra e 188 aviões em Pearl Harbor, Havaí.
Warren Kozak escreve um ótimo texto sobre o assunto hoje no jornal Wall Street Journal. Ele compara a situação daquela época aos Estados Unidos de hoje, em que muitos acreditam que Irã, China ou Rússia não serão capazes de atacar os Estados Unidos, assim como se acreditava que o Japão não seria capaz em 1941, apesar do próprio serviço secreto americano ter decodificado que os japoneses iriam atacar. Hoje, o Irã faz ameaças diariamente, a China se arma a olhos vistos e a Rússia vai se levantando contra os vizinhos.
O site American Catholic mostra o depoimento de uma testemunha do ataque.
"Rússia vai se levantando contra os vizinhos."?
ResponderExcluirMas a Rússia precisa deles para ser uma potência regional. Aproveitando os BRICS. Sem os vizinhos a Rússia perde em relação ao Brasil, Africa do Sul, China e Indía.
Caro Eduardo,
ResponderExcluirFaça uma pesquisa e veja o que Polônia, Estônia, República Tcheca e Lituânia acham dos riscos militares ao estarem próximos da Rússia atualmente.
Veja o acordo de Visegrad, por exemplo.
Abraço,
Pedro Erik