-
Eu já falei aqui várias vezes do Blog do Satan. É um blog no qual o autor toma a posição do diabo para ensinar várias questões teológicas, com muito humor. É bem interessante e instrutivo. Eu acabei ficando próximo do autor do blog. Ele me citou no blog dele e eu recomendei o livro dele aqui.
Acontece que o autor do blog do Satan não é católico e por vezes isto acaba gerando discussões bem interessantes, pois, além de mim, ele tem muitos leitores católicos.
O blog do Satan fez dois interessantes textos de Natal. Um mostra o Natal do ponto de vista do demônio. No segundo texto, ele ressalta que o demônio não conseguiu impedir que "a primeira criança sem pecado nascesse".
Eu fui o primeiro a comentar o texto. Elogiei o que ele escreveu, mas ressaltei que para nós, Católicos, outra criança já tinha nascido antes de Cristo sem pecado: Nossa Senhora, Maria, Mãe de Deus, Nossa Senhora Imaculada. A doutrina da Imaculada Conceição (Maria sem pecado) foi estabelecida pelo Papa Pio IX, em 8 de dezembro de 1854. A primeira coisa que Nossa Senhora disse a Bernadete Soubirous, quando apareceu em Lourdes, foi: "Eu sou a Imaculada Conceição".
Mas até hoje a doutrina gera muita controvérsia. Nós, Católicos, adoramos amar Maria, os Protestantes acham que devemos olhar apenas para Jesus. Seria uma ofensa a Ele se orássemos para Maria.
Meu comentário, acabou gerando uma grande discussão sobre Maria. Um dos leitores (joeclark77) recomendou dois textos de Ann Barnhardt sobre assunto.
Achei-os bem interessante. Pois, de certa forma, responde a uma das críticas dos Protestantes, a de que a Bíblia não apóia a idéia de que Maria é sem pecado. Barnhardt cita Lucas 1:46-55 e Lucas 1:28 para dizer que a Bíblia dá sim suporte para a crença. Pois Maria chama Deus de "Meu Salvador" e Maria é aclamada pelo anjo Gabriel como "Plena de Graça". A graça divina para Maria é plena, total, cheia, desde a concepção dela. Sem falar que Maria carregou Cristo em seu ventre. Carregou Deus, a salvação do mundo. Maria seria como um uma arca carregando o bem mais precioso do mundo. Mesmo que fosse apenas como Arca, ela também é sagrada.
Ô Maria concebida sem pecado, rogai por nós.
Olá, Pedro Erik!
ResponderExcluirSeu texto é basicamente referencial, ainda assim, exala uma delicada beleza. Certamente isso se deve ao referente - Maria, bendita entre as mulheres. Concordo inteiramente com você e acho também que se, por ventura ou desventura, nossa Santa Maria não fosse de imaculada concepção, o fato extraordinário de ter tido Jesus em seu ventre a redimiria de toda e qualquer mácula. E, sim, caro Pedro Erik, que a Santíssima Maria rogue por todos nós, que em nome de seu amor infinito interceda junto ao Pai por estas criaturas precárias e maravilhosas; especialmente por aquelas que ainda não se convenceram de que cada dia que acordamos é um pequeno milagre e um novo recomeço concedidos pelas inextinguíveis misericórdia e bondade Daquele que de Maria nasceu para nossa salvação. Desculpe-me, mas sempre me comovo quando falo do Amor divino por nós, porque ele é esplendorasamente maravilhoso quando cremos e porque nem mesmo o merecemos. Um abraço
Fico muito feliz em saber que você viu delicadeza no texto.
ResponderExcluirProcuro sempre escrever tendendo ao técnico evitando escrever de forma que gere sentimentalismo. Por isso meu patrono é São Tomás. Mas talvez eu deva ser mais Santo Agostinho, mais amoroso com a Imaculada Conceição que tanto venero.
Abraço,
Pedro