-
A organização Catholic Vote comparou os ponto de vistas de Obama e Romney, candidatos na próxima eleição presidencial americana, sobre diversos assuntos, usando atos dos próprios candidatos. Ficou ótimo e mostrou claramente que Católicos não podem votar em Obama, se forem realmente Católicos.
Vamos às posições de Obama e Romney em cada assunto, mostradas pela Catholic Vote.
1) Vida. O assunto mais importante para um cristão, não apenas Católicos.
- Obama é a favor do aborto (ou na linguagem americana, pro-choice), defende a lei de aborto americana (Roe vs Wade), quer ampliá-la para dar mais liberdade às mulheres para decidir matar ou não o feto e também defende o financiamento público de clínicas de aborto, sendo a Planned Parenthood a mais conhecida. Quando era senador pelo estado de Illinois defendeu que crianças vítimas de tentativas de aborto que nasçam vivas sejam deixadas a própria sorte sem os cuidados médicos básicos. E Obama quer obrigar a todas às instituições católicas a fornecer métodos abortivos e contracepcionais na sua lei de saúde (a Igreja Católica está processando o governo Obama por causa disso).
- Romney só defende o aborto em casos muito especiais (morte da mãe, incesto e estupro). Defende o fim da lei que permite o aborto nos Estados Unidos (Roe vs Wade), defende o fim do financiamento público ao aborto, e quando era governador ele vetou uma lei que permitia que meninas de qualquer idade tomasse abortivos sem o conhecimento dos pais.
2) Casamento
- Obama apóia casamento gay, repeliu a lei DOMA que defende nos Estados Unidos o casamento entre um homem e uma mulher, ampliou os benefícios federais para casais gays, tem forçado todos os estados a apoiar o casamento gay.
- Romney reforça que o casamento é muito mais que um costume social, a família é um ponto crítico para o bem-estar de uma sociedade, por isso ele reforça a importância do casamento tradicional. Ele se opôs às leis que igualassem uniões civis a casamentos. Prometeu defender a DOMA. E disse que iria defender uma emenda a constituição que dissesse que o casamento é entre um homem e uma mulher.
3) Liberdade Religiosa
- Obama quer obrigar às igrejas a fornecer abortivos, queria que as igrejas empregassem como doutrinadores pessoas que elas não aceitavam (Obama perdeu este caso na Suprema Corte) e retirou apoio a instituições religiosas que fornecem ajuda a imigrantes.
- Romney promete no primeiro dia de governo liberar qualquer instituição para não fornecer abortivos. Defende o direito de instituições católicas a não dar crianças para adoção para casais gays. Reafirma que as igrejas têm o direito de contratarem quem elas quiserem.
4) Responsabilidade Fiscal
- Obama aumentou mais a dívida pública do que os 43 presidentes antes somados. Ele dobrou a dívida durante o primeiro mandato. Ele gasta 25% do PIB americano, a maior razão deste a Segunda Guerra.
- Romney promete reduzir o gasto para 20% do PIB. Planeja cortes de gastos e privatização e abandonar leis de Obama que aumentam em muito o gasto público. Quando era governador, Romney encontrou um estado em déficit, cortou gastos e entregou o estado em superávit.
5) Educação
- Obama aumentou os gastos com educação e salários de professores. Ele liberou a política do "Nenhuma criança é deixada para trás" que permite que crianças sejam aprovadas sem saber matemática ou leitura.
- Durante seu período de Romney como governador de Massachussets, os alunos do seu estado alcançaram o primeiro lugar em matemática e leitura no país. Criou um sistema de bolsas que recompensava o mérito escolar.
-
Acho que ficou faltando o tópico política externa.
No entanto, mais claro impossível sobre onde está o errado e o certo. A decisão americana é muito importante não só para os Estados Unidos, mudará bastante o mundo para um lado ou para o outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).