Há alguns dias assisti a uma entrevista de Steven Spielberg sobre seu nove filme chamado Lincoln. E o repórter lhe perguntou o que ele achava do atual momento da política americana. Eu esperava que Spielberg respondesse, como todos de Hollywood, em defesa de Obama. Mas não, ele disse que nunca viu o país tão dividido.
Pois é justamente isto que mostra uma pesquisa do Gallup nos Estados Unidos. Obama é o presidente da história americana que mais polarizou, que mais dividiu o país. Obama empata com Bush quando se considera apenas 2012. Mas Obama é pior quando se considera todo o período de sua presidência. Vejam duas tabelas que mostram isso.
1) Na primeira, por ano de governo, vemos que em 2012, 86% dos democratas (eleitores do partido de Obama) aprovaram Obama e apenas 10% dos republicanos (eleitores de oposição). Uma diferença de 76 pontos. A mesma diferença que alcançou Bush em 2004, quando obteve apoio de 15% dos democratas e 91% dos republicanos. Vejam que havia mais democratas que apoiavam Bush do que republicanos que agora apóiam Obama.
2) Considerando a média do período de governo. Obama é o pior presidente da história. Aquele que mais dividiu o país. A média da diferença entre democratas e republicanos é de 70 pontos, contra 61 de Bush.
Outra pesquisa do Gallup mostra que Obama e Bush empatam na pior popularidade da história dos Estados Unidos.
Em janeiro de 2013, Obama obtém, em média desde o início do mandato, 52% de aprovação, a mesma popularidade de Bush para o mesmo momento na presidência. Os dois são os piores presidentes em popularidade desde 1945, quando o Gallup começou a pesquisar.
O pior é que a imprensa, tanto americana quanto a mundial, não para de puxar o saco de Obama. Imagina se não bajulasse tanto e atacasse ferozmente como faziam com o Bush, qual seria a popularidade de Obama?.
O que é muito salutar e não temos no Brasil é que nos Estados Unidos existe oposição. O Partido Republicano, como todos os seus defeitos, faz realmente oposição a Obama. No Brasil, todos os partidos são realmente farinha do mesmo saco.
(Agradeço as informções sobre as pesquisas aos site Weasel Zippers e Drudge Report)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).