Pois é, é muito comum se falar que China, Irã, Coréia do Norte, Venezuela, Cuba, Arabia Saudita, Sudão, Zímbabue (ufa!) atacam seus próprios povos, restringindo a liberdade da população, mas nos Estados Unidos? País que é conhecido como a terra da liberdade?
Pesquisa da Pew Research Center divulgada ontem mostra que pela primeira vez a maioria dos americanos acha que o governo do país está restringindo a liberdade do povo.
O site da Pew Research, organização que não é conhecida por ser contra o partido do presidente Obama, começa a descrição da pesquisa dizendo (traduzo em azul):
As Barack Obama begins his second term in office, trust in the federal government remains mired near a historic low, while frustration with government remains high. And for the first time, a majority of the public says that the federal government threatens their personal rights and freedoms. (No momento que Barack Obama começa sua segunda gestão, a confiança no governo federal permanece em nível historicamente baixo, e a frustação com o governo continua em alta. E pela primeira vez, a maioria do público diz que o governo federal ameaça os direitos e liberdades individuais)
Vejam a tabela abaixo que mostra que, em janeiro de 2013, 53% dos americanos dizem que o governo ameaça os direitos individuais, passando 50% pela primeira vez.
A tabela seguinte mostra que há uma descrença generalizada no governo, atualmente nos Estados Unidos, mesmo entre aqueles que se definem como eleitores do partido do Obama (democratas).
Certamente, o resultado deve ser explicado pelo ataque que Obama faz à liberdade religiosa, querendo obrigar às instituições católicas a fornecer abortivos (um ataque à 1a Emenda da Constituição americana) e também pela política de Obama de querer controlar as comprar de armas pela população (um ataque à 2a Emenda Constituicional).
Fico imaginando, como seria respondido uma pesquisa deste tipo no Brasil. Será que a nossa população se sente ameaçada pleo governo, ou quer mais é que o governo forneça benesses?
Outra coisa, não gosto de elogiar a mim mesmo, mas quem mais divulgará esta pesquisa no Brasil, além do Thyself, O Lord? Aqui, no Thyself, O Lord, temos falado de outras pesquisas que não são divulgadas no Brasil, como estas duas aqui.
O Brasil precisa descobrir quem é Barack Obama, é importante para a política doméstica, para as relações internacionais, para a teoria política e até para a Igreja Católica brasileira.
(Agradeço a indicação da pesquisa ao site Weasel Zippers)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).