quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam: Francisco


Temos o primero Papa jesuíta e latino-americano, Papa Francisco, tem 76 anos. É o 266º Papa.

Como se diz em Roma: "Entra-se  no Conclave como Papa e sai como cardeal", isto é, os favoritos a papa tendem a perder. Ninguém prestou atenção no cardeal Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco.  Meu amigo "avmss" esclareceu que é Papa Francisco e não Francisco I, pois não há Francisco II.

Papa Francisco é conhecido por sua humildade e deixou claro isto logo nas primeiras palavras pedindo que rezassem por ele e por Bento XVI. É dito que ele logo cedo criticou a teologia da libertação (graças a Deus).



Acho que a principal crítica vai ser que ele já tem idade avançada.

Rezemos por ele, que ele leve a Igreja de Cristo a todos e defenda os cristãos.

Viva Francisco!

4 comentários:

  1. Acho que deu problema no comentário que enviei, respondendo que sim já tinha lido aquele post sobre cerveja e teologia.
    Pois é, nenhum dos favoritos se elegeram. Quanto ao papa ele deve ser chamado apenas papa Francisco, sem o "I", só quando tiver um próximo Francisco, aí que se acrescentará o "I". Pelo menos foi o que o Monsenhor Sérgio Costa explicou numa entrevista.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, avmss. Vou alterar e colocar seu nome no post.

    Abraço,
    Pedro Erik

    ResponderExcluir
  3. Eita, obrigado pela referência. Jorge Mario Bergoglio já foi alvo da Cristina Kirchner, por ser contra o "casamento gay", aliás a Argentina foi a primeira a reconhecer isso aqui na América Latina. Bom, o mundo dá voltas e ela hoje está tendo uma grande oposição por continuar e até piorar a crise que assola o país há anos, com direito ao "panelaço".
    Que o Papa Francisco continue com o trabalho que os apóstolos começaram, de evangelizar o mundo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. É isso, avmss, a Cristina Kirchner ficou visivelmente constrangida.

    Viva Francisco!

    ResponderExcluir

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).