São Tomás de Aquino, o "Doutor Angélico", certa vez, diante de um crucifixo em Nápoles, ouviu estas palavras de Jesus: “Bem tem você escrito sobre Mim, Tomás, o que devo te dar em recompensa?" São Tomás respondeu: “Nada senão a Ti mesmo, meu Senhor". Em latim, São Tomás disse: Nil, Nisi Te, Domine. Em inglês: Naught save Thyself, O Lord.
sábado, 13 de julho de 2013
No Último Momento, Morsi disse que Obama o Defenderia e que a Irmandade Muçulmana iria pôr fogo nas ruas.
Foi publicado a última conversa entre o general do exército, Abdel al-Sisi e o ex-presidente do Egito, Muhammad Morsi, quando o general anuncia que Morsi não é mais líder do Egito e está preso.
A publicação foi feita pelo jornal egípcio El Watan. O jornal disse que foi permitido a um jornalista tomar nota da conversa entre Sisi e Morsi, o jornalista ficou na sala ao lado e testemunhou a conversa por meio de uma TV.
A conversa foi traduzida para o inglês por Raymond Ibrahim.
Foi traduzi-la aqui para o Português.
Morsi: Qual é a posição dos militares sobre o que está acontecendo? Será que só vai ficar assistindo? Não deveria proteger a legitimidade?
Sisi: Que legitimidade? O exército inteiro está com a vontade do povo, e a esmagadora maioria do povo, de acordo com relatos documentados, não quer você.
Morsi: Meus partidários são muitos e eles não vão ficar em silêncio.
Sisi: O exército não permitirá que ninguém destrua a nação, não importa o que aconteça.
Morsi: E se eu não quiser ir?
Sisi: O assunto está resolvido e já não depende de você. Tente sair com dignidade e diga àqueles a quem você chama apoiadores para voltar para suas casas, a fim de evitar derramamento de sangue, em vez de ameaçar as pessoas com eles.
Morsi: Mas essa forma, será um golpe militar, e os Estados Unidos não vão deixar você em paz.
Sisi: O povo é a nossa preocupação, não os Estados Unidos. E como você começou a falar desta maneira, eu vou falar com você abertamente. Temos provas para condená-lo e condenar muitos funcionários públicos de comprometer a segurança nacional do Egito. O Judiciário vai ter a palavra e todos vocês serão julgados na frente de todo o povo.
Morsi: Ok, você pode me permite fazer alguns telefonemas e depois vou decidir o que fazer?
Sisi: Você não tem permissão, mas podemos deixá-lo conversar com sua família apenas.
Morsi: Estou preso ou o quê?
Sisi: Você está preso a partir deste momento.
Morsi: Não acho que a Irmandade Muçulmana vai permitir que eu saia. Eles vão colocar o mundo em chamas.
Sisi: Se eles tentarem algo, terão a reação do exército. Quem quer que entre eles queira viver em paz, será mais do que bem-vindo, caso contrário, [se tentar qualquer coisa] não vamos permitir. Nós não singularizamos ninguém, e a Irmandade é do povo egípcio, então não tente usá-la como combustível para a sua guerra nojenta. Se você realmente os ama, deixe o cargo e diga para eles irem para casa.
Morsi: De qualquer forma, eu não estou indo, e as pessoas de fora do Egito estão todos comigo, e meus apoiadores não me abandonarão.
Sisi: De qualquer forma, eu o aconselhei.Morsi: Ok, mas tome cuidado, sou a pessoa que lhe deu o cargo de ministro e posso removê-lo.Sisi: Eu me tornei ministro da Defesa, devido à vontade dos militares e não sua, e você sabe muito bem disso. Além disso, você não pode me remover, você já não tem qualquer legitimidade.
Morsi: Ok, se eu concordar em ser removido, você me permite viajar para o exterior e promete não me prender?
Sisi: Eu não posso oferecer-lhe essas promessas. É a justiça que irá dar o veredicto.
Morsi: Ok, se esse for o caso, vou fazer guerra, e vamos ver o que vai prevalecer no final.
Sisi: Naturalmente o povo vai ganhar.
----
Bom, eu achei o relato da conversa muito "clean", perfeito demais para ilustrar a ocasião, deve ter passado por cortes e censuras, para passar a mensagem do exército, mas acredito que deva ter um fundo de verdade. Morsi certamente iria apelar para a Irmandade Muçulmana e para Obama (que tanto lhe deu apoio e agora não sabe o que faz depois que o povo foi para as ruas pedir a saída de Morsi) e Sisi iria responder que o povo está do lado do exército.
(Agradeço a indicação do El Watan ao site Jihad Watch)
Pedro, o que vou escrever não tem a ver com esse post. Tem no youtube, um vídeo fazendo uma introdução ao Distributismo:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=yMbQd12_U2c
O canal no youtube deles é muito bom, têm também esse site:
http://www.formacaopolitica.com.br/
Abraço
Obrigado, meu amigo.
ResponderExcluirVocê deve saber que eu uso outro blog para assuntos relacionados ao Distributismo:
http://bloco11cela18.blogspot.com.br/
Por vezes, quando o uso tem interface com o Thyself, O Lord, eu coloco nos dois blogs, mas são raros.
Vou checar o que você enviou. Muito obrigado, me interesso muito por Distributismo. Planejo escrevo algo no futuro sobre isso.
Abraço,
Pedro Erik