São Tomás de Aquino, o "Doutor Angélico", certa vez, diante de um crucifixo em Nápoles, ouviu estas palavras de Jesus: “Bem tem você escrito sobre Mim, Tomás, o que devo te dar em recompensa?" São Tomás respondeu: “Nada senão a Ti mesmo, meu Senhor". Em latim, São Tomás disse: Nil, Nisi Te, Domine. Em inglês: Naught save Thyself, O Lord.
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Site de Relacionamento mostra Preconceito contra Negros (inclusive de negros)
Uma pesquisa usou um site de relacionamento chamado Are You Interested?. O resultado é bem revelador do preconceito de raças. O site funciona da seguinte maneira: você ver o perfil de cada candidato, daí,se gostar, você clica em "yes", se não gostar, você clica em "skip" (passo).
As pessoas que recebem o seu "yes", avaliam seu perfil e resolvem se vão responder ou não ao seu "yes".
A pesquisa mostrou a quem as pessoas respondem yes. Vejam quadro abaixo, descrevo em seguida:
Vamos para a explicação do gráfico acima:
1) A parte superior esquerda mostra para quem as mulheres respondem "yes" mais vezes. Ele mostra que todas as mulheres respondem mais positivamente para homens brancos, com exceção das negras.
2) A parte superior direita mostra que os homens respondem mais positivamente para mulheres asiáticas, com exceção do homem asiático que prefere latinas;
3) A parte inferior esquerda mostra que mulheres respondem menos para homens negros, com exceção da negra que responde menos para brancos;
4) A parte inferior direita mostra que todos os homens, incluindo negros, respondem menos para negras;
Em resumo, apenas as negras procuram os negros. Mas os negros não procuram as negras. Inclusive são os homens negros que menos preferem as negras, em compração com homens de outras raças.
Com exceção das negras, as mulheres procuram brancos e a maioria dos homens aceitam mais asiáticas.
Temos preconceito contra negros e negras, com exceção das negras que procuram os negros. Mas por que será que as negras insistem em aceitar negros, se eles são os que mais as recusam, mais do que qualquer outra raça?
---
A pesquisa é sensacional pois evita-se que faça questionários e se aborde as pessoas com perguntas, que tem sempre o risco de serem respondidos politicamente. Na aceitação do "yes", as pessoas se revelam naturalmente.
(Agradeço a informação da pesquisa ao site Culture War Notes)
É bem estranho isso. Mas tem uma coisa que nunca entendi, o latino que eles se referem são pessoas mestiças da América Latina, como índio com branco. ou com negro ou pessoas de língua latina descendentes de espanhóis, portugueses e italianos. A França tem língua latina, mas não são considerados latinos. Você pode me explicar isso melhor?
ResponderExcluirUma coisa tem que se ver nessa pesquisa, qual é população predominante que usa esse site, por exemplo? Pois a cultura local deve influenciar bastante. Basta ver a própria América, onde no Sul houve bastante miscigenação e no Norte uma grande segregação dos brancos e negros.
Abraço
Caro avmss,
ResponderExcluirVocê tem razão, falta ver quem acessa o site (cidade, condição social, raça,etc.), mas o resultado não sofre tanto pela falta destas informações.
Latino, para americano, é todo mundo abaixo do Texas. Franceses não são latinos, nem espanhóis, nem portugueses.
Abraço,
Pedro Erik