Acabo de assistir ao vivo toda a cerimônia de oração pela paz entre judeus, muçulmanos e cristãos, nos jardins do Vaticano, pelo site da Rome Reports.
Vou dar minhas impressões sem ler qualquer avaliação.
O que eu achei? Resposta inicial: não sei dizer muito, pelo simples fato de que não entendo árabe, nem hebraico. Parece-me que a cerimônia correu tranqüila sem incidentes aparentes. Mas o mais importante é o que foi dito nas orações, mas isralenses falaram em hebraico e muçulmanos em árabe.
Pelas imagens, pareceu-me que o encontro foi amistoso, mas achei a postura de Mahmoud Abbas durante as orações um pouco desreipeitosa, ele nunca seguia o livrinho e a linguagem do corpo dele dizia que queria ir embora. O Papa passou o tempo todo lendo o livrinho.
Pelo o que entendi do italiano (que reconheço algumas palavras) e inglês (que entendo bem) é que o Papa e Shimon Peres disseram que é preciso coragem para a paz. As orações dos cristãos, foram em geral pedindo a Deus e Jesus Cristo (o Papa citou Nossa Senhora) que trouxesse paz aos israelenses e palestinos e ao Oriente Médio. Não entendi nada do discurso de Abbas (ele falou completamente em árabe, enquanto Peres falou em inglês em alguns pedaços).
Repito o que eu disse no post anterior: rezou-se para Alá pela primeira vez no Vaticano.
Resultado: encontro agradável. Impacto na paz? Só Deus sabe, mas não espero nada relevante. Pois como já disse no post anterior Peres não manda em nada e vai deixar o cargo em julho e o histórico de Abbas é péssimo.
Vejamos as fotos que tirei do vídeo do Rome Reports:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).