segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Três Vídeos: Por que Filosofia e Teologia são Importantes para Todas as Ciências?



O blog do grande filósofo Edward Feser divulgou um seminário sobre Teologia e Filosofia, chamado God, Reason and Reality feito pela Dominican School of Philosophy & Theology. Feser indica três vídeos de participantes do seminário, que contou com renomados filósofos.

Vejam os três vídeos abaixo, traduzo o argumento central de cada filósofo. Os vídeos podem continuar e mostrar todos os três vídeos em sequencia, mas eu traduzo os argumentos, mostrando um vídeo por vez, pois foi assim que comecei o processo de tradução.

O primeiro é com o filósofo John Searle que responde à pergunta de por que a filosofia é importante.

Ele diz que a importância das coisas depende de cada pessoa, mas que para ele filosofia é facilmente o assunto mais importante, porque todo o resto faz sentido apenas com as implicações filosóficas deles. Filosofia não é apenas o assunto mais importante, mas em um certo sentido é o único assunto que existe .





No segundo vídeo, abaixo os filósofos John O' Callaghan e Edward Feser respondem a importância da teologia para a filosofia.

O'Callaghan argumenta que a teologia se inicio com uma análise das revelações (livros sagrados), mas os livros sagrados são feitos por homens e retratam o conhecimento que eles possuem sobre o mundo, assim a teologia analisa este conhecimento junto com a abordagem sobre o divino, a filosofia estuda este conhecimento que homens dizem ter sobre o mundo. Assim, as duas ciências têm uma relação muito íntima. A teologia não ocorre em um vácuo, sem filosofia.

Feser diz que atualmente se diz que as ciências empíricas (física, biologia, química) não apenas são as grandes ciências mas são os únicos conhecimentos. Assim, muitos dizem que teologia não seria ciência. Uma das funções da filosofia é mostrar as bases racionais que formam a teologia. Uma das maneiras de fazer isso é mostrar que as ciências empíricas também são baseadas em suposições metafísicas, como o princípio de causalidade, a distinção de potencialidade e atualidade, usados por Aristóteles e São Tomás de Aquino, além do princípio de razão suficiente, e outras bases metafísicas. Estas bases racionais são usadas na teologia e na filosofia, para provar por exemplo a existência de Deus ou para mostrar a imortalidade da alma.




No último vídeo, Linda Zagzebski responde se teólogos católicos precisam de filosofia. Ela diz que esta questão não seria nem perguntada séculos atrás, hoje se pergunta isso por causa de acidentes históricos que fizeram a separação entre filosofia e teologia, que fizeram ascender o ateísmo, dentro do mundo intelectual. Filosofia e teologia fazem as mesmas perguntas e tentam responder estas perguntas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).