Presidente da Turquia, Recep Erdogan, ligou para Francisco e disse que ele deveria mobilizar os cristãos do mundo contra Israel pelos ataques (melhor seria dizer contra-ataques) de Israel contra terroristas do Hamas.
O texto da reportagem não diz qual foi a resposta de Francisco, apenas aponta que Francisco declarou que a violência na região era "terrível e inaceitável".
Bom, praticamente todos os paises europeus, deve suas fronteiras aos Cruzados, que eram convocados pelos papas para combater muçulmanos.
Francisco marcaria a história se exaltasse cristãos a combater os judeus em apoio a muçulmanos. O contrário do que fizeram dezenas de papas antes.
Outra coisa, Erdogan é um ditador. O cara pedir ação moral de qualquer um é uma afronta moral per se.
De que lado cristãos devem estar no conflito?. Ora, Cristo era (é) judeu. Foi o Deus judeu que encarnou entre nós. Nós, cristãos, temos que respeitar Cristo em todos os seus aspectos.
Isso não quer dizer que o Estado de Israel, mesmo se declarando um estado judeu, respeite o próprio judaísmo. Muitas vezes não respeita. Basta ver a parada gay por lá. Nem muito menos dizer que Israel respeite o cristianismo.
E também não quer dizer que cristãos devem apoiar cegamente os judeus. Cristãos apoiam cegamente só a Cristo.
No estanto, no caso do conflito, a história mostra que o Estado de Israel é muito mais pela convivência com muçulmanos do que o contrário. Os muçulmanos de Hamas querem a destruição completa de Israel. Basta ver as negociações de paz na história.
Além disso, o judaísmo, assim como o cristianismo, respeitam muito mais a vida do que o Islã. Claramente o comportamento do Hamas é terrorista e não o de Israel.
No caso do conflito atual, não analisei de perto para poder tecer maiores considerações.
Bom Dia!
ResponderExcluirNão é de duvidar que por vias arrevesadas o Papito Castelhano discurse e dance ao som de Kâtibim, música turca. Nos dias atuais tudo é possível, menos a VERDADE.
É muita cara de pau depois do que o Erdogan fez com Agia Sophia.
ResponderExcluirOlá, Pedro!
ResponderExcluirOs judeus professam uma falsa religião por não terem reconhecido a Cristo. Isto considerado, é completamente errado dizer que Cristo é judeu.
Veja: Cristo se diz Deus, Jesus se diz o Messias. E o judaísmo atual nega que Cristo é Deus, que Jesus é o Messias. Logo, dizer que Jesus é judeu é algo completamente contraditório. Só é possível admitindo-se que Cristo mentiu (que é o que os judeus creem), o que é absurdo.
O verdadeiro cristão, que segue a Igreja Católica Apostólica Romana, deve trabalhar para conversão dos judeus, que estão no erro.
Grande abraço,
Jonas
Recentemente, Israel foi atacado com centenas de foguetes: não poderia se defender e retaliar aos filhos da deusa lua Alah que só entendem dessa linguagem para aquietarem-se à força bruta?
ResponderExcluirAlah é a deusa deles e quererem trucidar todos os judeus por causa de justo desprezo ao incoerente e pagão Alcorão e mais itens, como a entrega de Jerusalém.
Ali é o local da eterna disputa de gato x rato!