segunda-feira, 15 de abril de 2024

Jovens Países Ricos Querem Socialismo. Mas Não Sabem o Que É, Nem Querem Pagar

 

A estupidez em definição das coisas é o atributo mais demolidor da sociedade tanto em países ricos como em países pobres. Há uma crise educacional generalizada que obviamente provoca e provocará desastres. As pessoas não sabem o que significam termos como democracia, comunismo, socialismo, capitalismo, fascismo, etc. 

No vídeo, acima a excelente jornalista do Wall Street Journal Mary Anastasia O'Grady apresentou pesquisa sobre a popularidade do socialismo nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido, países riquíssimos que (em tese) fornecem a melhor educação do planeta. É impressionante ver jovens de países ricos que não sabem definir socialismo e também não querem pagar pelo que significa o que eles pensam que é socialismo.  E claro, eles não entendem de fatos tributários elementares, como ricos possuem muito mais capacidade de evasão fiscal e mesmo de procurar países que tributam menos.

Imaginem uma pesquisa dessa feita no Brasil. Pela minha experiência com alunos de faculdade privada, quando eu pergunto algo como o que é socialismo, eles não respondem com definição e sim com nomes tipo Cuba, China, Marx. Não saberiam escrever no papel claramente.

Vejam gráficos abaixo relativos aos países ricos.

1) Apoio ao socialismo na população geral


2) Apoio ao socialismo entre os jovens de 18 a 24 anos


3) Como população geral entende que significa socialismo


4) Como população geral quer se pague pelo custo do socialismo que têm na cabeça




6 comentários:

  1. Bom dia amigo!
    Espero que esteja tudo bem! Continuo a acompanhar o blog. Ao ler o último post, me senti dentro do grupo que não sabe definir o assunto rsrsrs. Mas penso que o mundo pós-pandemia acentuou demais as desigualdades, de modo que as novas gerações, faltando a figura do "pai" - assunto já publicado no blog - transferem sua esperanças para o estado. Concordo que seja uma tragédia anunciada.
    Sigo por duas linhas: 1) a que ensina São Paulo "quem não quiser trabalhar também não deve comer", mas atenuada pela prática cristã. Até porque o trabalho como o conhecemos mudou totalmente desde a geração de nossos pais. 2) queria me aprofundar no distributismo, que, pelo pouco que li, parece a melhor alternativa. Poderia nos indicar um livro introdutório? Comecei com Corção, mas não entendi muito...
    Obrigado.
    Um abraço, fica com Deus.
    Gustavo.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro, o melhor livro que conheço sobre Distributismo em português é o meu, hehehe. Meu livro "Ética Católica para Economia" tem uma seção inteira sobre Distributismo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Moro em Portugal, então fica caro você me enviar, eu autografar e lhe mandar de volta, hehehe.

      Excluir
  4. Caro Pedro, mais uma vez, parabéns pela postagem, cujo assunto remete sobre uma reflexão sobre o período de ignorância no qual nos encontramos hoje, em pleno ano de 2024. Nosso comentarista anônimo fala algo em que o socialismo é pródigo: transferir as esperanças para o estado. Estamos vivendo essa ilusão coletiva em nível global e os resultado não poderá ser outro do que o aumento do poder do estado e de seus governantes. O resultado disso tudo já é bem conhecido, ie, a frustração. Quanto ao distributivo, você bem o disserta no capítulo 4, do livro ora mencionado, citando Gustavo Corção e Chesterton. Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).