terça-feira, 17 de setembro de 2024

Partido Católico nos Estados Unidos

 


Hoje, eu li no Real Clear Catholic sobre a fundação de um partido nos Estados Unidos, cujo program é a Doutrina Católica, é o Partido da Solidariedade Americana (American Solidarity Party). A solidariedade é uma doutrina política do catolicismo desde Leão XIII, além da doutrina da subsidariedade (doutrina também presente no Rerum Novarum de Leão XII, mas definida pricipalmente pelo Quadragesimo Anno de Pio XI) que é mais conhecida, especialmente  na União Europeia.

O autor do texto explica como o Partido Republicano (considerado de direita nos Estados Unidos) se perdeu ao longo da história na sua defesa do cristianismo e defende a criação do partido como urgente para a defesa da vida e do bem comum.

Já ocorreram experiências no passado na Europa sobre partidos políticos católicos, na França e na Alemanha, por exemplo. Na Alemanha, foi um dos adversários políticos de Hitler. Mas o legado desses partidos é controverso, e é recorrente que o Vaticano por vezes apoie e por vezes aja contra o tal partido.  Assunto que merece um estudo, coisa que nunca fiz.

Vou traduzir aqui parte do texto do autor, Shane Schaetzel, sobre o partido.

Um partido político católico nos Estados Unidos
...

Muitas vezes foi dito, ou pelo menos é o que eu ouço de meus colegas católicos: "Se ao menos houvesse um partido político católico nos Estados Unidos". Até recentemente, isso não existia, e os católicos não tinham representação real na política americana. Isso mudou agora. O Partido da Solidariedade Americana (ASP), ou apenas o Partido da Solidariedade (SP) para abreviar, é um partido político baseado principalmente no Doutrina Social Católica. Isso não exclui as ideias protestantes, quando elas são boas, mas o principal impulso da plataforma do partido é a Doutrina Social Católica, novamente porque os católicos se tornaram os líderes de fato dos princípios cristãos na política, devido ao colapso do protestantismo tradicional e ao fracasso dos evangélicos em se definirem além do Movimento Pró-Vida. Deus abençoe os evangélicos por sua ajuda no movimento Pró-Vida. Nós estaríamos aleijados sem eles.

Como uma representação verdadeira da Doutrina Social Católica, o Partido da Solidariedade mantém algumas posições que farão os republicanos de longa data se sentirem um pouco desconfortáveis. O mesmo vale para os democratas de longa data. Isso afasta alguns cristãos, e isso é lamentável, porque reflete o quão severamente a identidade política cristã nos Estados Unidos foi tão contaminada pelo sistema bipolar e bipartidário da América. É como se em algum momento da história americana, algumas pessoas decidissem pegar o ensino cristão básico, dividi-lo ao meio, dando a um partido (republicano) metade e ao outro partido (democrata) a outra metade. Ao longo dos anos, no entanto, o Partido Democrata fez concessões em tudo, tornando-se o Partido Democrata, o que eventualmente permitiu que o Partido Republicano começasse a fazer concessões também. Hoje mesmo, um artigo publicado pela U.S. Catholic destacou como o Partido Republicano está tentando atrair americanos descontentes do Partido Democrata, ao mesmo tempo em que sacrifica questões-chave do Ensino Social Católico. É quase como se o Partido Republicano estivesse dizendo aos democratas moderados: "Ei! Você está cansado da trajetória demoníaca do Partido Democrata de 2024, bem, venha para o "novo e melhorado" Partido Republicano, que é realmente apenas o Partido Democrata de 1980." Essa estratégia, é claro, corre o risco de alienar católicos e outros cristãos pró-vida do Partido Republicano. Eu digo a isso: "missão cumprida".

Estou convocando todos os meus companheiros católicos nos Estados Unidos para se apresentarem e começarem a viver verdadeiramente nossa fé católica, não apenas em nossas vidas privadas, mas também em nossas vidas públicas e políticas. Isso significa sair do sistema bipartidário quebrado e tóxico da América. É um sistema que não está apenas destruindo a América, mas também corrompendo o cristianismo dentro dos Estados Unidos. Chegamos a um ponto agora, em que muitos cristãos não são mais capazes de reconhecer os princípios cristãos mantidos pelo outro lado. Isso é perigoso e apresenta a possibilidade de introduzir cristãos a visões heréticas sobre a vida, família, cultura, moralidade e caridade. Isso tem que parar! E as únicas pessoas que podem impedir isso somos nós! Não podemos mais esperar que o protestantismo (fraturado e fragmentado) seja líder político em nada. O catolicismo é o líder de fato na política cristã na América agora.

Estou convocando todos os meus companheiros católicos a se levantarem e SEREM CATÓLICOS: não republicanos que por acaso são católicos, ou democratas que ainda insistem em se chamar de "católicos" por algum motivo. Devemos nos tornar CATÓLICOS em todos os sentidos da palavra, e isso significa abraçar ambos os lados da Doutrina Social Católica — social e fiscal, moral e econômico. Pelo amor de Deus! SEJAM CATÓLICOS!!! Devemos entender que ser católico significa estar desconfortável, sair de nossas zonas de conforto, e isso inclui política.

Então estou convocando meus companheiros católicos a me acompanharem na adesão oficial ao Partido da Solidariedade (SP) e apoiar este partido de três maneiras...

  • Associação
  • Doação
  • Divulgação Boca a boca

Observe que não disse votar. Isso porque a votação vem depois, depois que o partido se torna bem conhecido e bem financiado. Quero enfatizar isso. Você pode ser membro de um partido e votar em um candidato de outro partido. Não há nada de errado nisso...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).