quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Critérios para se Informar sobre Guerra da Ucrânia.

Qualquer indicação de jornalista ou de analista político vai ter o viés do jornalista ou do analista. Claro, todo mundo tem um viés. Mas eu vou dar meus critérios sobre como se informar sobre a Guerra da Ucrânia, diante de tanto despreparo de tantos jornalistas. Aqui vão alguns critérios para que se siga:

1) Veja o que jornalista ou analista sabe de política internacional. Ele tem experiência no assunto? Ou na maioria das vezes ele fala apenas de questões locais?

2) Seu jornalista ou analista é bom conhecedor de história? Tem livros ou artigos publicados em inglês (em português não adianta, pois não passa pelo crivo internacional)?

3) Veja o que o jornalista falou do Biden. Essa é uma grande dica. Se falou bem ou silenciou durante tantos anos de estupidez do Biden, esqueça o jornalista. Os erros do Biden foram muito graves e constantes.

4) Seu jornalista ou analista tem anos de experiência? Em questões de guerra, para mim, o cara tem que ter pelo menos 40 anos, no mínimo, melhor entre 50 e 60 anos. Veja o histórico do jornalista ou analista. Ele foi consistente? Ele se retratou quando estava errado?

5) Você entende inglês? Se entende, esqueça qualquer jornalista do Brasil. Esqueça qualquer jornalista ou analista cuja a audiência é local e não global. 

6) Ele é católico que segue sua religião? Eu olho muito isso. 

7) Seu jornalista ou analista está acostumado a ser confrontado em debates, a enfrentar pessoas do mundo que fortemente combatem o que ele diz? 

8) Seu jornalista ou analista reconhece quando simplesmente não tem conhecimento sobre um determinado assunto, ou dá pitaco em tudo? 

Com essas dicas em mente, eu recomento o jornalista Bill  O'Reilly. O 'Reilly coloca as questões da guerra de maneira bem didática. 

Ele passa em todos os critérios.

O historiador Victor Davis Hanson fica no critéiro 6, acho que não é católico, mas também recomendo.

Acima, vídeos dele sobre a Guerra da Ucrânia.

Um comentário:

  1. Você não mencionou Miriam Leitão, Daniela Lima e os demais da Globonews na sua sugestão (#contém ironia hahaha!)

    ResponderExcluir

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).