domingo, 24 de agosto de 2025

Seminário de Teologia e a Guerra da Rússia e Ucrânia

 


Na última sexta-feira, eu apresentei meu artigo "Augustine, Aquinas, and the Russo-Ukraine War", in Dublin, no grande Trinity College. Era um seminário de teologia. 

Por conta de minha formação (e minha loucura pessoal), eu arrisco participar de seminários de diversas áreas (economia, relações internacionais, filosofia e teologia). Para mim, seminários de teologia são de longe os melhores e mais interessantes. Mas por outro lado, os assuntos tratados são os mais difíceis e afetam muito profundamente o coração e a alma das pessoas. Então, os organizadores em geral têm que decidir se estão dispostos a discussões muito acaloradas ou procuram eliminar isso escolhendo apresentações superficiais.

Em geral, escolhem o segundo caso, mas deixam sempre uns poucos textos que podem gerar debate forte.

Em plena Guerra Rússia- Ucrânia, em um seminário na Europa, eu fui o único a tratar diretamente sobre a guerra. Mesmo o seminário se propor a apresentar  "peace studies", estudos sobre a paz. 

E meu artigo estava completo. Grande parte dos artigos apresentados estava na introdução do assunto e como não têm conclusão, o debate fica morno. 

Como meu artigo estava completo, o tempo para mim ficou curto para apresentar, e os organizadores selecionaram 5 artigos de uma única vez para serem apresentados. Assim, não houve tempo para que me fizessem perguntas. O máximo que aconteceu foi que o palestrante que veio depois de mim se viu obrigado a me mencionar na apresentação dele. Porque eu tinha levantado questões teológicas que dificultaram e complementaram a apresentação dele.

Em termos gerais, foi um seminário muito bem organizado e muito bonito, e era exclusivamente católico. Teve uma missa belíssima com presença de membros importantes do clero de Dublin.

Em termos pessoais, não foi um seminário difícil, já passei por piores, mas, por outro lado, eu não estava bem de saúde no dia da apresentação, então tive que me esforçar fisicamente. Então, foi complicado. Mas agradeço muito a Deus e aos organizadores a oportunidade.

Quem quiser minha apresentação, peça nos comentários.


6 comentários:

  1. Caro Pedro, parabéns! Apesar da minha ignorância em teologia, tenho para mim que todos os assuntos devem convergir para a Criação, para DEUS. Por isso, gosto de assistir palestras de diversos assuntos, pois, até uma equação matemática deve conduzir à DEUS e aos Mistérios!

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muitíssimo de ver a apresentação, apesar de sem a explanação, talvez não vá entender muito.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Aqueles que pediram a apresentação, eu não publiquei aqui o pedido para evitar o uso do e-mail de vocês por terceiros.
    Obrigado.
    Atenciosamente,
    Pedro Erik

    ResponderExcluir
  5. gostaria também da apresentação. Parabéns

    ResponderExcluir
  6. parabéns. também gostaria obter a apresentação

    ResponderExcluir

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).