terça-feira, 11 de agosto de 2020

Bíblia como Livro de História

 



A Bíblia, além de apresentar a revelação divina e de ser uma literatura realmente espetacular e avançadíssima sob diversos aspectos, é também um livro de história. Eu já tive a oportunidade de contar aqui como eu percorri o British Museum seguindo os artefatos históricos que sustentam o que diz a Bíblia. É um percurso especial do British Museum.

Apresento para vocês agora uma Bíblia Católica que procura especialmente mostrar a história da grande aventura feita pelos judeus e cristãos contada pela Bíblia.

A Bíblia se chama The Great Adventure Catholic Bible, feita pela Ascension Press. Para comprar esta Bíblia, eu tive que pedir a ajuda de uma grande amigo que é americano que viajou aos Estados Unidos e trouxe para mim. A Ascension Press não estava entregando no Brasil.

Essa edição da Bíblia traz um plano de leitura da história da Bíblia, selecionando os livros bíblicos que mostram o caminho histórico da salvação.

O plano de leitura é basicamente ler 4 capítulos por dia desses livros. Ao fim de três meses, se você fizer isso todo dia, você terá lido a história bíblica inteira.

Claro que se perde muitos livros bíblicos no plano de leitura, mas, ao fim de três meses, você terá uma ótima visão da história contada pela Bíblia.

A Bíblia está em inglês, mas você pode usar a sua própria Bíblia.

Eu acabei de ler meu plano de leitura hoje. Aqui vai uma foto de meus rabiscos do plano de leitura. Ampliem a foto abaixo, peguem a Bíblia que vocês possuem façam o plano de leitura. A The Great Adventure traz muito mais informações mas o Plano de Leitura pode ser feito com a Bíblia de vocês.



  

O que mais me impressionou lendo a história dos judeus e cristãos? Bom, eu já tinha lido várias partes, mais fiquei muito impressionado pela história contada pelos Macabeus, pelos aspectos católicos, pela sua descrição do período histórico, por falar dos romanos, espartanos e árabes, por Deus se mostrar muito mais distante dos judeus do que se apresentava no tempo de Moisés e  Davi e por ter aspectos da Guerra Justa. Aliás, se um dia eu for reescrever meu livro de Guerra Justa, eu falarei bem mais dos Macabeus.

2 comentários:

  1. brado de inconformidade dado outrora por Judas Macabeu, mais vale morrer do que viver numa terra devastada e sem honra!.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pedro.


    Muito obrigado por compartilhar.

    Viva Cristo Rei!

    Emanoel

    ResponderExcluir

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).