terça-feira, 6 de maio de 2025

Pontuação de Cardeais. Burke e Muller Vencem. Hollerich, Fernandez e Zuppi são Piores


Véspera de conclave. Aproveitei descrição da posição de 41 cardeais feita pelo site College of Cardinals sobre 10 questões e fiz uma classificação. O site apenas diz se o cardeal apoia, é indeciso, não apoia ou não se tem informação sobre a posição dele. Eu coloquei isso em números, dei notas para os cardeais.

Se é indeciso, eu considerei que merece -1, pois, para mim, se alguém diz uma coisa, depois outra, ou sugere uma posição e depois outra, se apresenta como fraco.

Se o site não identificou nada de resposta do cardeal, eu coloquei zero. Sim, eu sei, o cardeal calado sempre ganha mais do que o disse uma coisa depois outra. O calado fica na frente do indeciso.  Pode-se considerar que merece nota menor ainda.  Mas quem é que está em cima do muro, o que diz uma coisa depois outra ou o que fica calado? Difícil. 

Para quem apoia, eu considerei nota -5, pois as 10 questões são terríveis para a Igreja

Para quem é decalaradamente contra, eu considerei que merecia nota 5.

Somando tudo, Burke e Muller ficam empatados no primeiro lugar, seguidos de Sarah e Eijk. O site não encontrou a posição de Sarah sobre o acordo chinês, e ele tirou zero neste item.  

Aliás, o acordo chinês é a questão que mais possui números zero, isto é, que mais cardeais não opinaram. Medo da China combinado com medo da cúria, talvez.

Os piores cardeais são Hollerich, Fernandez e Zuppi.

Quando sair o novo papa, se for eleito alguém dos 41 acima, podemos analisar como ele se posicionaria em cada questão. Papas costumam mudar durante o pontificado (para pior ou para melhor) e acertam mudanças com seus pares para serem eleitos (que tende a eleger quem fica no meio). Mas a tabela serve de análise. 

Onde estará o próximo papa, no primeiro, no segundo, ou no terceiro quadro acima?

Rezemos que pelo menos o próximo papa esteja no primeiro quadro.



Um comentário:

  1. Ola, Dr Pedro.
    É. As orações são necessárias mesmos. Certa vez a Igreja venceu um terrível perseguidor e assassino de cristãos apenas com as orações! Não fosse as orações ele jamais teria alcançado a Graça e Misericórdia de Nosso Senhor! Ele não era especial: as orações da Igreja o tornou especial. Seu nome: Saulo de Tarso.
    Bom, suponho que se Deus nos salvou do terrível Saulo, dando-nos um Paulo, então esses cardeais, que são tão terríveis quanto foi Saulo, também serão vencidos pelas orações da Igreja.

    ResponderExcluir

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).