Por vezes, acho que os católicos brasileiros têm a mesma ação de Calvin: preferem a ignorância. Mas, ao contrário de Calvin, procuram disfarçar seguindo os sacramentos da Igreja sem saber nem o que eles significam.
João Paulo II disse que os brasileiros católicos não conhecem a religião deles. O papa Bento XVI alertou para a diferença entre cultura e religião. Tem gente que vai às igrejas e realiza os sacramentos (batismo, crisma, casamento, eucaristia, confissão, etc.) apenas para seguir a cultura local.
O povo católico brasileiro tem muita fé, mas essa fé seria mais forte se eles tivessem mais conhecimento da doutrina da religião. Pois como é que eles podem defender o catolicismo, se não o conhecem? Viram presas fáceis, para "falsos profetas".
Aqui vai uma sugestão excepcional para curar a ignorância.
Uma rede de televisão de Chicago, a WTTW, vai apresentar em outubro uma série chamada Catolicismo. O grande padre Robert Barron vai apresentar os episódios da série, explicando a história do Catolicismo, usando literatura, arquitetura, música e tradição. O padre viajou mais de 50 cidades em 15 países para mostrar e explicar a fé católica.
Os DVDs já estão a venda para pré-compra (clique no link, foto abaixo), com entrega a partir de agosto. Há também livros que acompanham os DVDs com explicações para as principais questões relacionadas a religião católica.
Católicos: leiam, estudem e defendam sua fé, não caiam na do Calvin. Muitos saem da Igreja por ignorância. O conhecimento da doutrina vai tornar a fé bem mais perfeita.
Abaixo, vídeo com trailler da série Catolicismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).