domingo, 4 de setembro de 2011

Explicando Ciências para Todos

-

A Sociedade Britânica para a História da Ciência anunciou a lista dos concorrentes ao prêmio Dingle para História da Ciências. Este prêmio é dado a cada dois anos para livros que conseguem explicar assuntos científicos de forma eficiente e correta para uma ampla audiência, o livro expandiria o conhecimento científico para além das paredes da universidade.  

Dentre os quatro concorrentes finais, eu li apenas um e achei espetacular. Foi o livro God's Philosophers - How the Medieval World Laid the Foundation of Modern Science (Filósofos de Deus - Como a Idade Média Estabeleceu as Bases da Ciência Moderna) do historiador James Hannam. O livro destrói completamente a idéia muito comum em livros de história no Brasil de que a idade média foi a idade das trevas. Na Idade Média com todos aqueles padres criando universidades (que ainda são as mais importantes do mundo) e estudando teologia, física, astronomia, botânica, geografia, história, economia...formaram a base para que a ciêcia moderna surgisse.

O livro  de Hannam também havia concorrido ao Prêmio da Academia Real de Ciências no ano passado.

Os outros três concorrentes para o Prêmio Dingle foram:

- Richard Dunn: The Telescope. A Short History (National Maritime Museum, 2009).



 - Patricia Fara: Science. A Four Thousand Year History (OUP, 2009)



 - Sean Johnston: History of Science. A Beginner’s Guide (Oneworld, 2009).




O vencedor do Prêmio Dingle foi o livro de Patricia Fara, talvez por mostrar a história da ciência de forma mais completa. O livro de Hannam é concentrado no tempo.

Bom, só posso recomendar o que li, mas vale a pena tentar os outros três. Espero que sejam traduzidos para o português.


(Devo o achado do assunto ao blog do próprio James Hannam, chamado Quodlibeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).