sábado, 6 de setembro de 2014

Islã Apoia Decapitações? Um Debate entre Dois Católicos.


Costumo dizer que discutir Islã com Robert Spencer é perder. Eu aprendi imensamente com ele sobre Islã e jamais o vi perder um debate sobre islamismo. Ele aceita qualquer desafio para debater, de líderes muçulmanos a acadêmicos esquerdistas. Eu coloquei aqui no blog, por exemplo, um debate entre Spencer o renomadíssimo teólogo católico Peter Kreeft, sobre Maomé e Jesus. Kreeft foi destruído.

Aqui no blog, já indiquei dois livros de Spencer, aqui e aqui.

Se você for uma pessoa relativamente influente e for escrever sobre o Islã nos Estados Unidos, deve estar preparado para sofrer críticas de Spencer.

É o que aconteceu na semana passada com o padre Longenecker (eu também já mencionei textos de Longenecker aqui no blog, como aqui e aqui).

Na semana passada, o padre Longenceker resolveu escrever sobre se o Islã apoia ou não o terrorismo, mais especificamente se o Islã apoia ou não as decapitações de infiéis.

No primeiro texto (ele acabou escrevendo dois, depois que Spencer reagiu), o padre Longenecker considerou que os terroristas estavam seguindo equivocadamente uma passagem do Alcorão (verso 8:12), pois este verso não dizia para os muçulmanos decapitarem os infiéis.

Longenecker ainda disse que os muçulmanos agiam como agiriam cristãos que seguissem partes da Bíblia como I Samuel 15:3, em que que Deus manda o rei Saul destruir toda a comunidade e tudo que pertence aos Amalequiitas. Na Bíblia, os Amalequitas são odiados por Deus, pois atacaram o povo de Deus quando este fugiu do Egito.

A passagem (8:12) do Alcorão diz o seguinte:

"E de quando o teu Senhor revelou aos anjos: Estou convosco; firmeza, pois, aos fiéis! Logo infundirei o terror nos corações dos incrédulos; decapitai-os e decepai-lhes os dedos!"

Spencer reagiu ao texto, dizendo que o padre está desinformando aos cristãos, pois apesar do verso 8:12 realmente não mandar decapitar os infiéis, há versos no Alcorão que mandam fazer justamente isso, como o verso 47:4, verso muito usado pelos terroristas. 

O verso 47:4 diz o seguinte:

"E quando vos enfrentardes com os infiéis, (em batalha), golpeai-lhes os pescoços, até que os tenhais dominado."

Daí, o padre Longenecker escreveu outro texto em reação ao que disse Spencer e acabou se enrolando.

O novo texto se enrolou porque o padre Longenecker reconheceu que Alcorão e Maomé "recomendam" a decapitação dos infiéis. Mas o padre alega que o Alcorão não "obriga" a decapitação. 

Em suma, o padre, para salvar seu texto, entrou em debate linguístico, não observado por terroristas.

Spencer respondeu a este segundo texto de Longenecker e destruiu o argumento do padre. Leiam. Spencer lembrou, por exemplo, que não existe nenhum lunático cristão decapitando gente seguindo I Samuel 15:3.

Bom, o padre Longenecker deveria simplesmente falar que está errado, e que Spencer (também católico, como o padre), novamente, está certo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).