terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Economistas: Falta de Religião Leva a Mortes por Desespero

 


Mortes por desespero são aquelas mortes por suicídio ou por overdose de drogas. Um novo estudo dos economistas Tyler Giles, Daniel Hungerman e Tamar Oostrom, "Opiates of the Masses: Deaths of Despair and the Decline of American Religion", descobre que a causa do aumento dramático nas chamadas mortes por desespero - como  suicídios, mortes por dependência de opiáceos e overdose e alcoolismo - é, simplesmente, o declínio da "religião organizada".

O artigo mostra que o grande aumento de mortes por desespero desde os anos 90 foi precedido pela queda na participação religiosa nos anos 80 e também pelo fim das chamadas blue laws (leis que proibem certas atividades em dias santos, como aos domingos, dia de ir a missas).

Os autores afirmam que o declínio da adesão religiosa nos EUA não é simplesmente um fator  entre muitos, mas é tão altamente correlativo que pode ser considerado a principal causa de nosso desespero.

Quer evitar o desespero? Siga Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Certa vez, li uma frase em inglês muito boa para ser colocada quando se abre para comentários. A frase diz: "Say What You Mean, Mean What Say, But Don’t Say it Mean." (Diga o que você realmente quer dizer, com sinceridade, mas não com maldade).