sábado, 24 de julho de 2021

Juan Manuel de Prada usou GK Chesterton para Combater Francisco. Outros Padres e Teólogos Também Criticaram Francisco

Vi hoje um site chamado New Liturgical Movement, que traz uma lista de artigos sobre o Traditionis Custodes de Francisco

O melhor site para clérigos acompanharem os acontecimentos, acho que é o do Padre John Zuhlsdorf, que traz testemunhos e reações de padres e bispos até no twitter, como o excelente depoimento do bispo Reed sobre o amor de sua mãe pelo missal em latim e a reação do bispo Tobin, que disse que Francisco usou uma motoserra contra a missa tridentina. Se era para tirar os radicais, bastava um bisturi. Disse que ainda é necessário entender o que quer Francisco, enquanto se mantém a missa tridentina para os fiéis. Vejam abaixo:


De todos os artigos que li, o melhor que vi até agora foi o da FSSPX, de Dom Davide Pagliarini. Esse sim não faz nenhuma cortesia a Francisco, seu foco é dizer que vai lutar até a morte pela Missa de Cristo.

Depois deste, vem o texto de Cardeal Burke, pois ele esclarece um ponto central que muitos falham. Burke deixou claríssimo que Francisco não tem poder para abolir a missa tradicional. Coloquei a tradução do texto do Burke aqui no blog.

Todos os outros textos deveriam levar isso como ponto de partida. Por exemplo, Edward Feser, um filósofo que respeito muito, fez um bom texto sobre o documento de Francisco, mas falhou na conclusão ao não entender esse ponto de Burke.

Da lista de artigos trazidos pelo New Liturgical Movement, eu gostei muito do de Juan Manuel de Prada, um renomado escritor espanhol.

Ele usou uma frase de Chesterton para combater o documento de Francisco. Chesterton disse que "a Igreja nos pede para tirar o chapéu e não a cabeça para se entrar nela".

Juan Manuel de Prada disse que Francisco está nos pedindo que tiremos nossas cabeças. Isso não se pode aceitar!!

Palmas para esse grande escritor!

Leiam o texto de Juan Manuel, clicando aqui.

Hoje eu também li um apelo de um fiel contra o documento de Francisco. O apelo foi publicado no Wall Street Journal.

A lista do New Liturgical Movement traz outros artigos muito bons e me parece que está sendo acrescida a medida que se tem mais artigos interessantes e importantes.


3 comentários:

Rafael Pauli disse...

"Aquele que não está pronto para derramar seu próprio sangue por essa Missa não é digno de celebrá-la. Aquele que não está disposto a tudo renunciar para protege-la não é digno de assistir a ela."

Dom Davide Pagliarini

Sem menosprezar toda a discussão canônica que envolve o fatídico Motu Proprio, afinal são discussões também necessárias.

Mas essa frase traduz todo o cerne da questão Católica.

Proteger o Rito Romano não trata-se de proteger um simples objeto que temos apreço, mas é proteger a própria Fé da Igreja.

Proteger a Fé da Igreja não é (apenas) proteger documentos ou normas canônicas.

Mas é proteger o próprio Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Proteger o Rito Romano é proteger o Sacerdócio.

É proteger a fonte da Nossa Salvação, Nosso Senhor Jesus Cristo na Santíssima Eucaristia.

Adilson disse...

hoje, com título:

PAPA FRANCISCO: dos Sapatos Pretos à Heresia?

Nobre Pedro, boas fontes nos fornecestes com estes links. São textos sérios, além de abundantemente ricos na forma.

Esses dias li um texto pelo Churchil Militante. O título do texto traduzido é SUFOCANDO 'SUMMORUM'. Bom, esse texto trouxe uma pequena frase com uma engraçada, porém preocupante, metáfora. Eis:

"Ele (papa Francisco) colocou o prego no caixão e entregou o martelo aos bispos."

Achei a frase muito e de profundo significado, mas confesso que ri com a metáfora, pois vi nela uma perfeita descrição do jogo de cintura do papa.

Isso é sério. A frase descreve uma malandragem muito comum na política esquerdopata. Todavia, na política as pessoas se esforçam por duas coisas: 1) se passar por honesto e defensor do povo; e 2) deixar o serviço de "limpeza" pela imprensa amiga.

Que mente seria capaz de produzir aquele documento? Bom, a produção do documento, já NÃO deixa mais dúvidas sobre o tipo de formação que o papa recebeu.

Papa Francisco é um jesuíta. Não gosto de colocar ideias do classicismo pagão sobre questões da Santa Igreja, mas NÃO deixei de considerar:

Por pressão política, de parte do clero e dos fatos (entes conspiratórios), a Igreja (papa Clemente XIV) extinguiu a Companhia de Jesus. Como sabemos, a Ordem começou com padres SANTOS, pois a SANTIDADE foi nutriente que a fez germinar. Com o passar do tempo, a ordem foi visada pelos inimigos da Igreja e infestada por homens de segunda visão; estes nutridos por outros desejos.

Hoje, por uma espécie tragédia vemos um papa jesuíta se voltando contra QUEM autorizou e abençoou a Ordem que o formou.

Perdoe-me o exagero: é como se o espírito perverso que fomentou o fim da Companhia de Jesus (que santos nos deu e almas salvou), se apoderou do que restou da Ordem para destruir quem a fez EXISTIR.

Se observarmos bem as organizações e estruturas civis, política e institucionais e sociais que ainda ordenam o Ocidente, logo percebemos a mão da Igreja, hoje expulsa. Todas criadas pela Igreja e depois usadas contra a Igreja.

Uma vez li neste blog (não lembro quando) sobre algo assim: que de certa forma todo o clero não estavam reagindo como deveriam reagir às ações do atual papado.

Lembro muito bem do livro do dr Pedro. Então veio o Sínodo com sua Pachamama e tudo mais.
- E agora?
- Será que haverá reação por parte do nosso clero que consegue ver o problema, uma reação que não PRECISE PECAR para combater o PECADO?
- Ou será que não haverá reação alguma, e assim aconteça o que deverá acontecer?

Na minha opinião e não vejo outra saída: a reação já veio há muitos muitos anos atrás. E ela veio do céu: aconteceu em Fátima:

COM ROSÁRIO MÃO e PENITÊNCIA NA AÇÃO venceremos os atuais SAPATOS PRETOS e aqueles que o estão envenenando.

Isac disse...

QUERO PRESENCIAR, SE O SENHOR DEUS MO PERMITIR SE O PAPA FRANCISCO, COM AS PRECES DOS FIÉIS E DA PRESSÃO QUE SOFRERÁ, SE EM BREVE NÃO RECUARÁ - E EVENTUALMENTE AS DESCULPAS QUE APRESENTARÁ!
Foi o caso do Sínodo oco da Amazônia que nasceu natimorto com auxílio das esquerdas-NOM, daí termos certeza de que fracassaria, e o logro foi são gigantesco que atualmente nem mais nele se versa!
Mais uma derrocada à vista com o Traditionis Custodes!