segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Fiducia Suplicans: Francisco Aprova Benção aos Casais Gays

Presente de Natal de Francisco para a Igreja.

É a bênção do pecado e de um pecado que clama aos céus por vingança: sodomia

Ei, é só benção, viu? 👹 Não é casamento 

Vejam tradução do Vatican News abaixo:

Declaração doutrinária abre possibilidade de abençoar casais em situação irregular

Com a Declaração “Fiducia supplicans” emitida pelo Dicastério para a Doutrina da Fé, aprovada pelo Papa Francisco, será possível abençoar casais do mesmo sexo, mas sem qualquer tipo de ritualização ou oferecendo a impressão de um casamento.  A doutrina a respeito do casamento não muda, e a bênção não significa aprovação da união.

Quando duas pessoas solicitam uma bênção, mesmo que a sua situação de casal seja “irregular”, será possível ao ministro ordenado consentir.  Contudo, este gesto de proximidade pastoral deve evitar quaisquer elementos que remotamente se assemelhem a um rito matrimonial.

É o que afirma a Declaração “Fiducia supplicans” sobre o significado pastoral das bênçãos, publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé e aprovada pelo Papa Francisco.

O documento explora o tema das bênçãos, distinguindo entre as rituais e litúrgicas, e as espontâneas, mais próximas dos sinais de devoção popular.  É precisamente nesta segunda categoria que se considera agora a possibilidade de acolher também aqueles que não vivem segundo as normas da doutrina moral cristã, mas pedem humildemente para serem abençoados.  Já se passaram 23 anos desde que o antigo “Santo Ofício” publicou uma Declaração (a última foi em agosto de 2000 com “Dominus Jesus”), documento de tamanha importância doutrinal.

“Fiducia supplicans” começa com a introdução do prefeito, cardeal Victor Fernández, que explica que a Declaração considera o “sentido pastoral das bênçãos”, permitindo “uma ampliação e enriquecimento da compreensão clássica” através de uma reflexão teológica “baseada na pastoral  visão do Papa Francisco”.

É uma reflexão que “implica um verdadeiro desenvolvimento do que foi dito até agora sobre as bênçãos, chegando a compreender a possibilidade” de abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de alguma forma o  O ensinamento perene da Igreja sobre o casamento”.

Após os primeiros parágrafos (1-3) que recordam o pronunciamento anterior de 2021, agora desenvolvido e substituído, a Declaração apresenta a bênção no Sacramento do Matrimônio (parágrafos 4-6) declarando como inadmissíveis “ritos e orações que possam criar  confusão entre o que constitui o casamento” e “o que o contradiz”, evitando qualquer implicação de que “algo que não é casamento está sendo reconhecido como casamento”.  Reitera-se que segundo a “doutrina católica perene” apenas as relações sexuais entre um homem e uma mulher no contexto do casamento são consideradas lícitas.

Uma segunda parte extensa da Declaração (parágrafos 7-30) analisa o significado de diferentes bênçãos, cujos destinatários são pessoas, objetos de culto e locais de vida.  Recorda-se que “do ponto de vista estritamente litúrgico”, a bênção exige que o que é abençoado “seja conforme à vontade de Deus, expressa nos ensinamentos da Igreja”.

“Quando uma bênção é invocada sobre certas relações humanas” através de um rito litúrgico especial, observa a Declaração, “é necessário que o que é abençoado corresponda aos desígnios de Deus escritos na criação” (par. 11).  Portanto, a Igreja não tem o poder de conceder uma bênção litúrgica a casais irregulares ou do mesmo sexo.  É necessário também evitar o risco de reduzir o significado das bênçãos apenas a este ponto de vista, esperando para uma simples bênção “as mesmas condições morais para uma simples bênção que são exigidas na recepção dos sacramentos” (par. 12).  ).

Depois de analisar as bênçãos nas Escrituras, a Declaração oferece uma compreensão teológico-pastoral.  Aqueles que pedem uma bênção mostram que “precisam da presença salvadora de Deus” em suas vidas, expressando “uma petição pela ajuda de Deus, um apelo para viver melhor” (par. 21).  Este pedido deve ser recebido e valorizado “fora de um quadro litúrgico” quando encontrado “num âmbito de maior espontaneidade e liberdade” (par. 23).

Ao vê-los da perspectiva da piedade popular, “as bênçãos devem ser avaliadas como atos de devoção”.  Aqueles que solicitam uma bênção “não devem ser obrigados a ter perfeição moral prévia” como pré-condição, observa a Declaração.

Explorando esta distinção, com base na resposta do Papa Francisco às dubia publicadas em outubro passado que apelavam ao discernimento sobre a possibilidade de “formas de bênção, solicitadas por uma ou mais pessoas, que não transmitam uma concepção errônea do casamento” (par.  26), a Declaração afirma que este tipo de bênção “é oferecido a todos sem exigir nada”, ajudando as pessoas a sentirem que ainda são abençoadas apesar dos seus erros e que “seu Pai celestial continua a desejar o seu bem e a esperar que no final  abram-se ao bem” (par. 27).

Existem “várias ocasiões em que as pessoas pedem espontaneamente uma bênção, seja nas peregrinações, nos santuários, ou mesmo na rua quando se encontram com um sacerdote e estas bênçãos “são destinadas a todos;  ninguém deve ser excluído deles” (par. 28).

Embora não seja oportuno estabelecer “procedimentos ou rituais” para tais casos, o ministro ordenado pode juntar-se à oração daquelas pessoas que “embora numa união que não pode ser comparada de forma alguma a um casamento, desejam confiar-se ao  Senhor e a sua misericórdia, para invocar a sua ajuda e ser guiado para uma maior compreensão do seu plano de amor e de verdade” (par. 30).

A terceira parte da Declaração (parágrafos 31-41) abre então à possibilidade destas bênçãos que representam um sinal para aqueles que “reconhecendo-se desamparados e necessitados da sua ajuda – não reivindicam uma legitimação do seu próprio estatuto,  mas que imploram que tudo o que há de verdadeiro, bom e humanamente válido em suas vidas e em suas relações seja enriquecido, curado e elevado pela presença do Espírito Santo” (par. 31).

Estas bênçãos não devem necessariamente tornar-se a norma, observa a Declaração, mas devem ser confiadas a “um discernimento prático em circunstâncias particulares” (parágrafo 37).

Embora o casal seja abençoado, mas não a união, a Declaração assinala que o que é abençoado é a relação legítima entre as duas pessoas: numa “breve oração que precede esta bênção espontânea, o ministro ordenado poderia pedir que os indivíduos tenham paz, saúde, um  espírito de paciência, de diálogo e de ajuda mútua, mas também a luz e a força de Deus para poder cumprir plenamente a sua vontade” (par. 38).

Também foi esclarecido que, para evitar “qualquer forma de confusão ou escândalo”, que quando um casal em situação irregular ou casais do mesmo sexo pedem uma bênção, esta “nunca deverá ser concedida em simultâneo com as cerimónias de uma união civil, e  nem mesmo em conexão com eles.  Nem pode ser realizado com roupas, gestos ou palavras próprias de um casamento” (par. 39).  Este tipo de bênção “pode, pelo contrário, encontrar o seu lugar noutros contextos, como uma visita a um santuário, um encontro com um sacerdote, uma oração recitada em grupo ou durante uma peregrinação” (par. 40).

Concluindo, o quarto capítulo (parágrafos 42-45) lembra que “mesmo quando a relação de uma pessoa com Deus está obscurecida pelo pecado, ela sempre pode pedir uma bênção, estendendo a mão para Deus” e desejar uma bênção “pode ser o  possível bem em algumas situações” (par. 43).


2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado professor,
Em relação ao post, o versículo que me veio à cabeça é: Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que não é assim provém do Maligno. Tão lógico! Bastaria conhecer o mínimo do Evangelho e das cartas paulinas para ver que isso é errado.
Sabe que eu até concordo que haja mudança climática? Mas não por causa do CO2, mas por causa da normalização dos pecados que clamam aos céus por vingança!
Deus tenha piedade de nós.
Gustavo.

Leonardo Santana de Oliveira disse...

Bergoglio é um herege público e escandaloso. É o falso apóstolo que São Paulo denúncia nas Sagradas Escrituras. São ministros de satanás.