sexta-feira, 3 de maio de 2019

"Escrevemos para Vocês para Acusar o Papa Francisco do Crime de Heresia".



A carta assinada inicialmente por 19 teólogos e estudiosos acusando o Papa de heresia está causando enorme debate.

Hoje, acordei com um texto de Jimmi Akin dizendo basicamente que a carta não é canonicamente convincente para acusar o Papa de heresia e dizendo que os signatários são ridículos. Ele desejava que a carta foi quase já uma completa investigação canônica.

Mas a carta a acusa o Papa de heresia e pede justamente essa investigação canônica.

O primeiro parágrafo da carta é explícito sobre os objetivos dela: 1) acusar o Papa de heresia; 2) pedir que os bispos investiguem.

Vejamos o primeiro parágrafo:

"We are addressing this letter to you (bishops) for two reasons: first, to accuse Pope Francis of the canonical delict of heresy, and second, to request that you take the steps necessary to deal with grave sittuation of a heretical pope"

(Traduzindo: "Estamos endereçando esta carta a vocês (bispos) por duas razões: em primeiro lugar, para acusar o papa Francisco do crime canônico da heresia, e em segundo lugar, para pedir que você tome as providências necessárias para lidar com a grave situação de um papa herético).

Em termos canônicos, a carta mostra como é fácil identificar que o Papa é "materialmente herético" (comete heresias), a identificação de "formalmente herético" (comete heresias de forma obstinada e consciente) é trabalho para os bispos.

Alguns sites tiveram a coragem de dizer que a carta não acusa o Papa de heresia. Não leram nem o primeiro parágrafo.

No vídeo acima, meu ex-professor de teologia Taylor Marshall discute a carta e menciona Jimmy Akin. Sobre Akin, eles dizem que Akin não discutiu se o Papa é materialmente herético apenas denegriu os críticos do Papa, no mesmo estilo do próprio Papa.

Aqui vão algumas frases do vídeo traduzidas:

1) "Nós católicos não podemos estar em comunhão com um bispo luterano ou um bispo herético, pois seríamos heréticos também".

2) "Como a carta diz que temos um Papa herético, deveria dizer imediatamente que os signatários não estão em comunhão com ele".

3) "A carta deveria ser respondida pelo Papa, como disse um padre, pois desde Lutero (que só foi respondido depois de duas décadas), vemos que a falta de resposta prontamente da Igreja traz enormes problemas".

4) "A carta é assinada por renomados teólogos, autores de inúmeros livros que estão no espctro político da centro-direita não são radicais da extrema direita".

5) "A carta chama o Papa de herético logo no primeiro parágrafo, mas já que pede investigação não deveria chamá-lo logo de herético".

6) "O documento aponta 7 heresias do Papa Francisco e mostra que ele é persistente (obstinado) nesses erros"

7) "Ninguém tem o poder de julgar o Papa, vivemos tempo de lamento"

8) "Deus pode agir com a Igreja como agiu com os judeus que adoraram outros deuses, como há décadas os clérigos desprezam o magistério, a moral, os sacramentos e a teologia da Igreja, Deus pode decidir destruí-la por um tempo, como fez com o Templo de Jerusalém e tudo que representava o judaísmo"

9) "Não se pode dizer que as leis divinas são impossíveis de serem seguidas" (acusação 1)

10) "Deve-se seguir os mandamentos de Deus e não apenas ter fé neles" (acusação 2)

11) "Algumas heresias que acusam o Papa lembram a posição de Lutero, como a heresia de achar que as leis divinas são contraditórias e que seguir Deus pode significar pecar" (acusação 3).

12) "Muitas das heresias estão contidas no Amoris Laetitia, algumas passagens de Amoris Laetitia se posiciona do lado do ateísmo" (acusação 4).

13) "O Papa ver elementos positivos na relação homossexual, não se pode ver isso sendo católico/cristão" (acusação 5)

14)  "As determinações morais da Igreja são universais" (acusação 6)

15) "O Papa se contradiz em suas posições, assina um documento dizendo que Deus deseja positivamente muitas religiões e depois nega isso de forma privada para Bisco Schneider, mas as leis de Deus são proibitivas e lógicas (não contraditórias)" (acusação 7)

16) "Papa Francisco disse que Lutero não errou sobre justificação na fé. Oh, meu Deus, isso é heresia. E ele defendeu ainda mais Lutero. Isso é heresia"

Vejam o resto do vídeo.


Nenhum comentário: