sexta-feira, 21 de agosto de 2020

O Erro vai dar Errado. Casos Biden e Bolsonaro

Eu costumo dizer isso: o erro vai dar errado. A frase só vale quando está contextualizada para ficar bem entendido.  Basicamente, não adianta você esperar que um decisão errada gere frutos positivos. 

Por exemplo, a Revolução Francesa foi um gigantesco erro que deu errado naquele momento com mortes na guilhotina, assassinatos, genocídios (ver Batalha de Vendee),  e um imperador sanguinário e deu errado no futuro.  Deu frutos como comunismo, positivismo e liberalismo.

Isso vale para nossa vida pessoal também.

Mas por vezes, eu fico tentado a acrescentar um complemento à frase e dizer: o erro vai dar errado e todo mundo sabe disso.

Um exemplo pessoal: certa vez, eu fui chefe de umas 30 pessoas, daí eu percebi que a liderança da instituição era bem despreparada e pedi para deixar a posição. Eles pediram para eu ficar um tempo.  E daí eu fiquei um tempo e vi eles destruindo a propria instituição fazendo muita besteira e fiquei em silêncio.  Pois não cabia mais a mim alertar erros de gestão.  Os meus funcionários pediam para eu reagir. Mas eu dizia: vem cá, eles têm mais experiência de casa que eu, você acha que eles não sabem o que estão fazendo?

Ontem, Joe Biden fez seu discurso de aceitação como candidato a presidente dos EUA.  

Foi o discurso mais curto da história recente de candidatos, demorou apenas 24 minutos, como mostrou o site The American Catholic.

Basicamente, Biden disse que Trump destruiu a economia, que Trump nao sabe lidar com o Covid, que não vai ter vacina para o Covid e que ele, Biden, vai unir os EUA pois Trump é a escuridão e ele traria a luz.

Esse aspecto de trazer a luz me lembra Lucifer (aquele que carrega a luz). Mas vamos lá. 

Acordei e sites nos EUA e mesmo no Brasil estavam  exaltando o discurso de Biden.

Hummm...exaltar um discurso que é preparado por meses por muitos redatores e um discurso que tem que ser raso por natureza, uma vez que não tratará de nada urgente ou técnico, é muito estranho.

Outra coisa, Biden foge da mídia há meses. 

Todo mundo pode ver  o quanto Biden traz vergonha alheia toda vez que fala. Eu mesmo não consigo nem ver a compilação de suas gafes, pois são medonhas demais.

Todo mundo sabe disso. Inclusive seus apoiadores. 

Vejam o que disse Van Jones, um anti-Trump radical, para surpresa de ninguém:

"We were prepared for it to be a terrible speech. As long as he didn't embarrass himself, we were going to come out here and praise it!"

Traduzindo: "Nós  estávamos preparados para que fosse um discurso terrível.  Contanto que ele não envergonhasse a si mesmo, nós viríamos aqui e o elogiaria! "

Jones deixou claro que Biden é um embaraço e que a midia está louca para elogia-lo.

Mas eu resisto ao complemento da minha frase. Pois olho para Bolsonaro.  Há eleitores como eu que não suspeitaram que ele ia ser tão incompetente e tão corrupto de valores.

Mas o erro vai dar sempre errado.


29 comentários:

Rafael Pauli disse...

Caro Pedro,

Vejo nos últimos posts essa discussão em torno do nosso presidente.

Obviamente, muitos discordam e chegam à caixa de comentários para realizar as defesas, eventualmente com algumas conclusões mais ásperas sobre suas análises, essas com um posicionamento bem claro a respeito do Presidente.

Vejo que existe muito o raciocínio do "mau menor". Seria Bolsonaro então um presidente elogiável na comparação com outros candidatos de esquerda segundo muitos.

Porém aqui eu vejo um grande perigo nesse raciocínio, pois na busca do "mau menor" nós acabamos nos contaminando com o relativismo.

Hoje, dia de São Pio X, relembrei em vários momentos sobre a postura do Santo Padre na defesa dos temas de Fé. Um Papa que traduzia bem a figura de Cristo, sendo Cordeiro, manso... Mas também o Leão de Judá. E como um bom Santo, sabendo equilibrar esses lados.

E aqui, fazendo um comparativo, é como se muitos católicos vivessem um clima de "Ecumenismo CVII" com os erros de Bolsonaro. Diminuem ou negam a existências desses erros, ou usam novamente a comparação com políticos de esquerda, membros do judiciários para corroborar que na verdade, mesmo errando ele é bom.

Se você discorda, está contaminado pela esquerda, ou já é um comunista (segundo Bolsonaristas mais radicais). Não te parece a mesma postura adotada pelo Papa Francisco? Totalmente ecumênico, tolerante e aberto ao diálogo, porém com os críticos...

(continua)

Rafael Pauli disse...

(parte 2)

Eu adotei uma postura de me afastar totalmente de qualquer defesa política de direita. Entenda bem, aqui falo de defesa política e não dos temas defendidos pela direita. Vi como a Direita Política tem usado o eleitorado cristão (Católicos e Evangélicos) como uma grande massa de manobra.

E impulsionados por gurus, criam uma "nova elite intelectual". E vejo nesse novo grupo de neo-conservadores questões extremamente semelhantes à elite cultural formada pela esquerda. Divergem nos temas, sim.

Porém convergem no afastamento de Deus apoiando pautas liberais, pelagianistas e gnósticas, unindo-se até a maçonaria em muitas vezes. Muitos destes colocam-se como "tradicionais", aprendem latim, vão a missa no rito de Pio V, mas defendem barbaridades.

O que diria São Pio X a essas "conversões"?
Não precisamos supor, basta-nos ler a Pascendi.

O modernismo é de fato a síntese de todas as heresias.

O Governo Bolsonaro não tem por fim o Reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo e da Santa Igreja Católica, portanto: O erro vai dar errado.

Se conhecessem o Imperador Carlos da Áustria perceberiam o abismo que existe entre um governante que busca o Reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo e o governo de Bolsonaro.

Anônimo disse...

Chega a ser patético a mídia brasileira dar tanta ênfase a esse vovozinho. Todas as fotos são nos melhores "closes" possíveis desse senhor, mas quanto aos princípios, nada se fala. Por outro lado, Trump é retratado como a pior pessoa do mundo. Na bbc tinha até uma foto dele (Trump) com o cabelo desarrumado por causa do vento! Nossa, que reportagem interessante!
Trump não é perfeito, mas é homem para fazer o que precisa ser feito. Valoriza (em atos!) a vida, destruiu o EI, peitou a China, freou o Irã e venceu o rocket man, entre tantos feitos. Deu o azar de ter esse covid agora, pois senão acho que nem teria candidato contra ele.
Rezemos para que o povo americano faça a escolha certa. Que Deus dê forças ao Trump.
Abraço,
Gustavo.
PS: ainda desconfio que o covid foi invenção da china pra avacalhar com o Trump, mas são só suposições...

Pedro Erik Carneiro disse...

Sim, meu caro, concordo. Em geral, bolsonaristas dito conservadores para salvar Bolsonaro a esta altura apelam para duas coisas: 1) é culpa do STF; 2) precisamos apoia-lo para que PT não volte. Parece com Francisco usando os "inimigoa americanos".

Bom, Cristo não comparou São Pedro a Judas Iscariotes quando chamou o santo de satanás. Ele olhou só para as ações e palavras de Pedro.

Abraço,
Pedro Erik

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito bem dito, carissimo Rafael. Muito obrigado.

Abraço

Pedro Erik Carneiro disse...

Exato,Gustavo. Ninguém é perfeito. Mas qual tem temor a Deus quando decide? Qual entende que é preciso defender cristianismo?

Abraço
Pedro Erik

Adilson disse...

Enfim, hoje tirei um tempo para postar um comentário.

Sobre os democratas já nem me animo em me informar: a miséria que habita nos democratas e na imprensa americana já foi exposta. Espero que chegue logo as eleições para que Trump seja reeleito. Assim desejo e espero.

Sobre a situação política do Brasil a postagem foi exata. Até umas semanas atrás eu acompanhava alguns youtubers que dão notícias sobre o governo, mas cansei. Eu esperava que eles trouxessem exemplos históricos e concretos para comparar com a atual situação do Brasil, mas percebi que eles são ansiosos por holofotes e desprezam o conhecimento e a sabedoria tanto quanto os tais esquerdistas que eles demonizam, sem falar no fato que ignoram e menosprezam a Religião Catolica: na cabeça dessa gente, a Religião Católica só pode ser conhecida pelos ultimos eventos e escândalos. Então cansei e desisti de perder meu tempo com esses youtubers bolsonaristas.

Aliás, não sei porque esses youtubers acreditam que a maioria dos brasileiros são "conservadores", que as policias militares são conservadoras, que candidatos policiais são conservadores, que há uma ala politica conservadora só porque esses grupos macaqueia algumas frases de efeito ou apoiam Bolsonaro em oposição aos velhos partidos. Mas isso não é verdadeirmante conservadorismo. Há sim conservadores no Brasil e certamente eles são em pequena quantidade; digo aqueles que realmente têm consciência e amam o rigor conservador.

Quando vi muitos militares de policia serem eleitos vendendo-se como "conservadores", logo conclui que a vigarice, o engodo e a hipocrisia constinuariam reinando nesse país: esses profissionais NUNCA na vida deles amaram a formação e elevação da alma conservadora e tudo o que aprenderam na vida foi ser tentáculos insconscientes da burocracia estatal. Não se ama o que nunca recebeu ou nunca se interessou amar ou mesmo sofreu para se alcançar. No fim, essa gente vai continuar pensando e agindo como administradores de uma coisa que só tende a dá errada.

Digo: as próximas eleições terão veremos o maior show de vigaristas se vendendo como "conservadores" e "direitista". E como a imensa maioria da população não tem compreensão do que são essas coisas, a podridão da alma politica brasileira continuará feder.

Aliás, Olavo sempre disse que Lula teve todas as chances e recursos pra estudar, mas não o fez. Pergunto: só Lula? Por que ele não diz o mesmo de Bolsonaro, dos filhos dele e de muitos outros? São muitos os anos que Bolsonaro e seus filhos estão na política com seus elevados salários públicos e diversas regalias, mas olhando para eles tudo o que vemos é muita burocracia e o mesmo desprezo pela boa sabedoria e por tradições realmente elevadas e transformadoras que esquerdistas nutrem. Eles nunca se aproximaram de instituições católicas realmente conservadoras (bem como de intelectuais). Pergunto: que conservadorismo é esse? Do tipo tardio e emocional, que só sabe macaquear frases de efeito e sensacionalismo político e nenhuma substância?

Pedro Erik Carneiro disse...

Muito bom, Adilson.

Destaco essa parte do seu comentário:

"Aliás, não sei porque esses youtubers acreditam que a maioria dos brasileiros são "conservadores", que as policias militares são conservadoras, que candidatos policiais são conservadores, que há uma ala politica conservadora só porque esses grupos macaqueia algumas frases de efeito ou apoiam Bolsonaro em oposição aos velhos partidos."

Concordo plenamente.

Abraço

Isac disse...

BOLSONARO NÃO É CATÓLICO POIS PERTENCE À IURD, EMPRESA MIRACULEIRA DE EDIR MACEDO - recentemente expulso de Angola.
Bolsonaro nunca foi grandes coisas, sei disso, impetuoso, fala e depois pensa no que disse, se é que ainda o faz!
Votar em comunistas, seja de que sigla for? Nunca, jamais, pois um católico apoiador dessas pestes ou vota neles é excluído da Igreja, automticamente!
A ordem é votar no menos ruim, porque os comunistas são péssimos, hediondos, ladrões, pró aborto etc., e a mais desgraças atinentes aos material-ateístas, malfeitores e revolucionários demonistas!
Biden? Um lixo, digno de aterro sanitário, mas Trump o vencerá!
Hillary, pela midia, não seria pres. dos EUA?
I eh - gainhô!

Anônimo disse...

Eu votei no Bolsonaro porque não havia outra opção. Eu queria que ele fosse como o Trump. Mas até com o Trump eu me decepcionei recentemente. Talvez seja melhor aceitar que não há opções e que a política é uma causa perdida.

https://www.algora.com/Algora_blog/2020/07/10/vaccine-bait-switch-as-millions-pulled-from-who-trump-gives-billions-to-gates-founded-gavi-2

https://m.youtube.com/watch?v=_pV1U9s3vJ0

Rafael Pauli disse...

Caro Pedro,

Uma homilia muito interessante sobre o Farisaísmo, do Padre Daniel Pinheiro (IBP, Brasília):

https://www.youtube.com/watch?v=txRLbXBY66o

Acho interessante aos 14 minutos quando ele diz:

"Aceita-se fazer vistas grossas a doutrinas e figuras que espalham erros e erros porque ajudam no combate contra o comunismo."

Aqui é onde vejo muitos que idolatram tantos gurus, destaco Olavo de Carvalho, que pelo fato de uma luta contra a esquerda/comunismo é tudo como alguém "acima da razão".

Como na continuação ele diz:

"... isso não pode ser feito, caros católicos, uma atuação política assim ao comunismo não é lícito, pois vai em detrimento da fé e do verdadeiro bem comum em detrimento das almas. O combate ao erro não pode jamais virar um absoluto."

Anônimo disse...

Bolsonaro incompetente e corrupto de valores? Pra mim já deu, não tenho a mínima pretensão de continuar seguindo um católico isentão de araque como você, que preferiria um Alckmin banana na presidência a um guerreiro como o meu capitão.

Pedro Erik Carneiro disse...

Sim, extremamente incompetente e extremamente corrupto em valores.

Ok, amigo. Meu blog nunca buscou quantidade de seguidores.

Grande abraço,
Pedro Erik

Luiz disse...

Rafael Pauli, qualquer pessoa tenta desmerecer a luta conta o comunismo, pelo simples fato de não gostar da pessoa, merece o meu total repudio.

Luiz disse...

O presidente erra e acerta como qualquer pessoa.
O trabalho do presidente te incomoda tanto que você é capaz de fazer até de falar contra um remédio que está salvando vidas.

Rafael Pauli disse...

Caro Luiz,

Não o conheço e por isso minha resposta fica um pouco comprometida, não sei se é católico ou não. Mas vou partir do pressuposto que sejas católico, e somente assim minha resposta poderá ter algum sentido para você.

Aparentemente discordastes pois você seja simpático a Olavo de Carvalho.

Existe uma frase famosa atribuída a Maquiavel, mas na realidade de Ovídio (40 a.c), que diz:
"Os fins justificam os meios".

E a Igreja Católica em sua doutrina define:

1753. Uma intenção boa (por exemplo: ajudar o próximo) não torna bom nem justo um comportamento em si mesmo desordenado (como a mentira e a maledicência). O fim não justifica os meios.

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap1_1699-1876_po.html

Sendo assim, como católico, devo seguir aquilo que a Santa Igreja me ensina.

Olavo de Carvalho embora lute contra o comunismo (algo bom) utiliza-se de meios ruins, indo contra a Igreja Católica em vários momentos. E indo contra a Igreja Católica, torna-se inimigo dela automaticamente, sem qualquer falso ecumenismo.

Nós mesmos nos tornamos inimigos de Deus quando pecamos, e se pecamos com consciência e sem arrependimento o pecado adquire matéria grave. Se for católico creio que saiba do que estou falando.

Assim, a Verdade Divina é uma só. Ou estamos com Deus, ou estamos contra Ele. Embora muitas vezes digamos "Senhor, Senhor", nossa alma odeia à Deus e por isso Ele dirá: "Apartai-vos de Mim". (São Mateus 7, 21)

Olavo de Carvalho acaba disseminando muitas ideias que vão contra a Igreja em heresias já condenadas categoricamente ao longo de séculos, e principalmente em seu modernismo condenado na Encíclica Pascendi de São Pio X.

Ora, se somente a intenção fosse boa poderíamos tranquilamente aceitar o próprio comunismo, não são poucos os que pregam que o comunismo tem várias coisas boas, apenas foi "mal implementado". Inclusive é necessário bastante estudo para realmente entender os motivos do comunismo ser mal. E não por menos muitos caem no erro de serem "católicos de esquerda".

Assim como, quem se dedica um pouco mais a entender o magistério da Igreja e analisar os meios utilizados por Olavo de Carvalho, conclui que seguir os ensinamentos dele leva a fragilização da fé.

Devo então decidir, fecho os olhos e acolho tudo como "mal menor" em nome da luta contra o comunismo? Ou acolho aquilo que a Santa Igreja nos ensina?

Espero ter contribuído.

Luiz disse...

Eu sou católico.
Eu concordo e discordo de muitas coisas que o Olavo diz.
Nunca eu disse que os fins justificam os meios.
O que eu discordo é como muitos “católicos” preferem não destruir o comunismo em nome de um falso puritanismo.
A igreja católica fala contra o comunismo, a não ser que você seja da linha Francisco.
Para você falar que o Francisco assinou um acordo com a China e que nesse exato momento eles estão proibindo e perdendo os cristãos?
Você não sabe o é ser contra a igreja católica.
Rapaz, você está falando sobre o pecado e ao mesmo tempo está querendo contemporizar com o comunismo. Você não me engana.
Você tirou da sua cabeça que o Olavo está contra Deus por ele quer a destruição do comunismo.
Quando alguém nos incomoda nós somos capazes de procurar até pelo em ovo.
“Ora, se somente a intenção fosse boa poderíamos tranquilamente aceitar o próprio comunismo, não são poucos os que pregam que o comunismo tem várias coisas boas, apenas foi "mal implementado". Inclusive é necessário bastante estudo para realmente entender os motivos do comunismo ser mal. E não por menos muitos caem no erro de serem "católicos de esquerda".”
Essa sua frase demonstra o que eu escrevi anteriormente. O seu problema é com quer a destruição completa do comunismo.
Você fala tanto em doutrina e heresias, mas arruma um jeito de passar pano para o comunismo.
A sua preocupação com o Olavo e a sua tolerância com o comunismo é assustadora.
Quem estudar mais magistério da Igreja ira ver o erro que você comete ao defender o comunismo.
Não existe um "mal menor" contra o comunismo. Tudo que vai contra essa ideologia é um bem maior.
Eu sugiro que você estude a doutrina contra o comunismo e “esqueça” um pouco os santos que você gosta de usar para servir como como muleta para defender o que você acha.
Contribuiu tanto que me fez ter certeza que “católico” como você é capaz de fazer um discurso todo, cheio de passagens bíblicas, doutrinas e acusações, para no final, defender o comunismo.

Ricardo Lima disse...

"Devo então decidir, fecho os olhos e acolho tudo como "mal menor" em nome da luta contra o comunismo? Ou acolho aquilo que a Santa Igreja nos ensina?". E esta, senhores e senhoras, é a pergunta cuja resposta realmente importa para nós.

Votei em Bolsonaro, mas, sinceramente, a única coisa boa que eu vejo em seu governo é a questão das obras de infraestrutura (rodovias, ferrovias, hidrovias, etc), além de alguns lampejos nas questões sociais.

Ah, e para quem acha que o Paulo Guedes é gente boa, é melhor abrir bem os olhos (eu também o achava gente boa, e quebrei a cara, principalmente depois daquele discurso das empregadas não viajarem mais.)

Rafael Pauli disse...

Luiz,

O blog não é meu, porque se fosse seria fácil eu dizer que você está caindo de paraquedas aqui no blog e que me desconhece. Participo do blog já alguns anos, comentando talvez uns dois ou três, com mais assiduidade em 2020.

Se você fosse parte dos comentaristas mais assíduos com certeza eu me lembraria de você, como lembro facilmente de outros comentaristas daqui. Não por menos no comentário anterior perguntei se você era católico ou não.

Dito isso, vamos às suas afirmações, as quais vou responder com o devido respeito.

1) "O que eu discordo é como muitos “católicos” preferem não destruir o comunismo em nome de um falso puritanismo."
R: Nem o autor do post, tampouco em meus comentários falamos que não queremos destruir o comunismo. Você está equivocado.

2) "A igreja católica fala contra o comunismo, a não ser que você seja da linha Francisco."
R: Claramente você não é leitor/comentarista assíduo do blog. Se fosse, jamais imputaria a mim um "pró-Francisco", e por isso se equivoca novamente.

3) "Para você falar que o Francisco assinou um acordo com a China e que nesse exato momento eles estão proibindo e perdendo os cristãos?"
R: Assunto já debatido várias vezes aqui, com comentários meus.

4) Rapaz, você está falando sobre o pecado e ao mesmo tempo está querendo contemporizar com o comunismo. Você não me engana. Você tirou da sua cabeça que o Olavo está contra Deus por ele quer a destruição do comunismo.
R 1: Usar de metáforas não é contemporizar, leia novamente e interprete corretamente
R 2: Se eu fosse contra o Olavo lutar contra o comunismo teria escrito "Olavo de Carvalho embora lute contra o comunismo (algo bom)" no comentário anterior?

5) Você fala tanto em doutrina e heresias, mas arruma um jeito de passar pano para o comunismo.
R: Novamente, usei de metáfora para explicar a posição da Igreja sobre "os fins não justificam os meios". Qualquer pessoa normal entende que se o comunismo não tivesse facetas boas ele jamais seria aceito por "católicos de esquerda". Ou você acha que o slogan "ajudar os pobres" é algo ruim? Ora, qualquer comunista no Brasil defende ajudar os pobres, e muitos inclusive possuem várias obras sociais. Porém, e novamente, não é porque fazem algo de bom é que isso justifica o comunismo ser bom.

Outro exemplo: Espíritas.

Os espíritas possuem uma quantidade grande de obras sociais.
Isso é bom? Sim. Obras sociais não são ruins.
Porém não podemos julgar apenas pequenos pontos, mas o todo.
São obras sem fé (Vide São Tiago). Portanto: os fins não justificam os meios.

Espero que tenha entendido o raciocínio para conseguir entender a conclusão:

O Olavo lutar contra o comunismo é algo bom?
Sim. É bom! (como já afirmei e repito)
Porém infelizmente o conjunto da obra leva a perda da fé verdadeira por conta das suas heresias. É achismo? Não, são fatos.
Olavo propaga heresias já condenadas pela Santa Igreja, e se você verdadeiramente for católico deverá não somente procurar entender isso, como seguir para se manter em comunhão com a Igreja.

Rafael Pauli disse...

(para finalizar ao Sr. Luiz)

6) Sua tolerância com o comunismo é assustadora.
R: Já explicado nos itens acima, e sugiro uma leitura um pouco mais criteriosa e menos apaixonada, você está criando o famoso "espantalho" ao imputar isso a mim e continuar nessas conclusões totalmente equivocadas. Pode ter certeza que se você me convidar a um Rosário em desagravo aos males do comunismo ficarei muito feliz em participar.

7) Quem estudar mais magistério da Igreja ira ver o erro que você comete ao defender o comunismo.
R: Idem acima.

8) Não existe um "mal menor" contra o comunismo. Tudo que vai contra essa ideologia é um bem maior.
R: Não é o que a Igreja ensina. Os fins não justificam os meios. Não adianta lutar contra o comunismo ao mesmo tempo que você se associa ao liberalismo, modernismo, pelagianismo, gnosticismo etc. Você lutaria junto a um demônio para derrubar outro?
Jesus foi muito claro quando fala de um reino que se divide contra sim mesmo.
Para lutar contra o comunismo procuramos o Reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amparo da Santíssima Virgem Maria através do Rosário, viver uma vida em conformidade com aquilo que Deus nos pede, e não através de associações a outros "ismos" tão perigosos quanto o comunismo.

9) Contribuiu tanto que me fez ter certeza que “católico” como você é capaz de fazer um discurso todo, cheio de passagens bíblicas, doutrinas e acusações, para no final, defender o comunismo.
R: Se mesmo após todo o exposto acima você continuar com o mesmo pensamento e essas falsas acusações, apenas lamentarei. Espero que estejamos unidos em oração daqui para frente.

Procurei te responder com o máximo de caridade possível, creio que você apenas se equivocou e é apenas um mal-entendido, ou leu rapidamente, não sei. De minha parte não guardo mágoa alguma pois eu mesmo já cometi deslizes parecidos.

(Peço desculpas caro Pedro pelos longos textos, porém achei necessário.)

Luiz disse...

Rafael Pauli, você fez um textão, criou uma narrativa e se complicou ainda mais. Tudo o que vocês escreveu confirma o diagnóstico que eu fiz sobre a sua pessoa.
Eu não vou desperdiçar o meu tempo respondendo todo o seu texto. Vou focar no que eu acho necessário.
“5) Você fala tanto em doutrina e heresias, mas arruma um jeito de passar pano para o comunismo.
R: Novamente, usei de metáfora para explicar a posição da Igreja sobre "os fins não justificam os meios". Qualquer pessoa normal entende que se o comunismo não tivesse facetas boas ele jamais seria aceito por "católicos de esquerda". Ou você acha que o slogan "ajudar os pobres" é algo ruim? Ora, qualquer comunista no Brasil defende ajudar os pobres, e muitos inclusive possuem várias obras sociais. Porém, e novamente, não é porque fazem algo de bom é que isso justifica o comunismo ser bom.”
Não existe nenhum limite para se destruir o comunismo.
Usar o termo "os fins não justificam os meios" sem um contexto é igual a ser omisso contra o que existe de pior.
Qualquer pessoa normal, que estude e que realmente seja católica não conseguira nunca ver uma faceta boa no comunismo.
Ser aceito pelos “católico de esquerda” não faz jamais existir algo bom no comunismo.
Somente as pessoas que vivem em um mundo de faz de conta para acreditar que os comunistas gostam e ajudam os pobres. O slogan "ajudar os pobres" é falso. Vindo dos comunistas o “ajudar os pobres” é péssimo. Os comunistas usam os pobres de massa de manobra para matar, roubar, implantar uma ditadura do proletariado, etc.
Comunistas não possuem obras sócias, e mesmo que possuíssem isso não é aceito, não faz com eles virem boas pessoas.
Você está enganado, os comunistas não fazem nada de bom.
Rapaz, você não tem convicção no que você escreve, você é confuso.
“Outro exemplo: Espíritas.
Os espíritas possuem uma quantidade grande de obras sociais.
Isso é bom? Sim. Obras sociais não são ruins.
Porém não podemos julgar apenas pequenos pontos, mas o todo.
São obras sem fé (Vide São Tiago). Portanto: os fins não justificam os meios.”
Obras sociais não faz ninguém ser bom
Veja só, você é capaz de usar até São Tiago para defender algo nos espiritas. Eu sugiro que você leia Paulo.
“Espero que tenha entendido o raciocínio para conseguir entender a conclusão:
O Olavo lutar contra o comunismo é algo bom?
Sim. É bom! (como já afirmei e repito)
Porém infelizmente o conjunto da obra leva a perda da fé verdadeira por conta das suas heresias. É achismo? Não, são fatos.
Olavo propaga heresias já condenadas pela Santa Igreja, e se você verdadeiramente for católico deverá não somente procurar entender isso, como seguir para se manter em comunhão com a Igreja.”
É interessante que mesmo você usando o termo “os fins não justificam os meios”, você sempre tenta de todo o jeito achar algo bom onde não existe.
Você acusa o Olavo, entre outros de heresia, mas pratica a mesma ao encontrar algo bom no comunismo e no espiritismo.

Luiz disse...

“6) Sua tolerância com o comunismo é assustadora.
R: Já explicado nos itens acima, e sugiro uma leitura um pouco mais criteriosa e menos apaixonada, você está criando o famoso "espantalho" ao imputar isso a mim e continuar nessas conclusões totalmente equivocadas. Pode ter certeza que se você me convidar a um Rosário em desagravo aos males do comunismo ficarei muito feliz em participar.”
Sou eu que sugiro uma leitura um pouco mais criteriosa e menos apaixonada em relação ao comunismo. Quem acha que exista algo bom no comunismo, nem católico pode ser considerado.
“8) Não existe um "mal menor" contra o comunismo. Tudo que vai contra essa ideologia é um bem maior.
R: Não é o que a Igreja ensina. Os fins não justificam os meios. Não adianta lutar contra o comunismo ao mesmo tempo que você se associa ao liberalismo, modernismo, pelagianismo, gnosticismo etc. Você lutaria junto a um demônio para derrubar outro?
Jesus foi muito claro quando fala de um reino que se divide contra sim mesmo.
Para lutar contra o comunismo procuramos o Reinado de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amparo da Santíssima Virgem Maria através do Rosário, viver uma vida em conformidade com aquilo que Deus nos pede, e não através de associações a outros "ismos" tão perigosos quanto o comunismo.”
Você bate no termo “fins não justificam os meios” enquanto escreve que “tivesse facetas boas ele jamais seria aceito por "católicos de esquerda". Ou você acha que o slogan "ajudar os pobres" é algo ruim? Ora, qualquer comunista no Brasil defende ajudar os pobres, e muitos inclusive possuem várias obras sociais.” Você acha que engana quem?
Estamos falando da luta contra o comunismo, mas como isso lhe incomoda, você começa a falar em “liberalismo, modernismo, pelagianismo, gnosticismo.”

“9) Contribuiu tanto que me fez ter certeza que “católico” como você é capaz de fazer um discurso todo, cheio de passagens bíblicas, doutrinas e acusações, para no final, defender o comunismo.
R: Se mesmo após todo o exposto acima você continuar com o mesmo pensamento e essas falsas acusações, apenas lamentarei. Espero que estejamos unidos em oração daqui para frente.”
Você apenas me confirmou tudo o que eu tinha dito no outro texto.

Rafael Pauli disse...

Ok Luiz.

Você insiste que eu seja pró-comunista, e agora pró-espírita. Faz acusações, diz que eu não engano etc. Infelizmente você demonstra problemas com interpretação de texto.

Sou Católico Apostólico Romano, estudo diariamente a doutrina da Igreja, e em meu processo de conversão abandonei muitas coisas que me eram prazerosas pelo simples fato da Igreja condenar e eu querer seguir tudo o que crê e ensina a Santa Igreja Católica.

Não seria ignorância, mas sim burrice, eu agora ser um pró-comunista mesmo sabendo que a Santa Igreja Católica condena o Comunismo na figura de Papas que me são tão caros.

Não admiro o comunismo, tampouco admiro o espiritismo. Usei apenas como exemplos para explicar porque ser "Pró-Olavo" é perigoso. Infelizmente você tomou os exemplos para destoar a discussão.

Vou usar um último exemplo apenas para finalizar e por caridade.
Fumei quando eu era mais jovem, dos meus 20 até o 25. Me mudei para São Paulo, trabalhava de 12h a 15h diariamente, vivia estressado.

Fumar para mim era meu melhor momento do dia. Ao fumar eu relaxava, efeitos presentes pela liberação da endorfina que o cigarro traz.

A sensação de relaxamento era boa? Sim, me acalmava.
Isso quer dizer que o cigarro é bom? Jamais.
Isso quer dizer que defendo o tabagismo? Nunca.

Eu já tive conversas com pessoas de minha Paróquia que são da Teologia da Libertação, de anel de tucum no dedo, que usam a #golpistas.

Expliquei que admiro várias ações pastorais que realizam com os mais necessitados. Eu vejo com meus próprios olhos quantas famílias eles ajudam com alimentos, auxílio na busca de um emprego etc.

(Espero que não digas agora que eu sou pró-TL)

Com certeza você vai dizer que a T.L é ruim/comunista, correto?
E eu concordo absolutamente em gênero e grau contigo.

Mas como que essa TL que é tão ruim/comunista consegue auxiliar essas famílias? Tudo o que eles fazem não é algo maléfico?
Levar comida a quem tem fome é maléfico? Como explicar essa contradição?

Pelo simples fato que Satanás é o pai da mentira, e camufla coisas ruins como se fossem coisas boas.

Nosso dever como católicos é explicar aos T.L/Espíritas ou seja lá quem for, que eles podem executar as mesmas ações, porém com Fé, transformando aquilo em algo verdadeiramente agradável à Deus. E assim, poderão executar coisas ainda melhores.

Isso não tem absolutamente nada a ver em ser Pró-TL, Pró-Espiritismo, Pró-Comunista etc.

Assim como lhe digo: Você pode e deve lutar contra o comunismo, mas não se associe nessa luta a quem pode te fazer perder a fé.

Se eu fosse usar a mesma régua, ao elogiar o Olavo como você faz você se tornaria herético como ele. E tenho certeza que você não concorda com essa afirmação e vai achar isso absurdo.

Da mesma forma é absurdo você me associar a comunista/espírita.

Me despeço dessa discussão.

Fique com Deus.

Luiz disse...

“Você insiste que eu seja pró-comunista, e agora pró-espírita. Faz acusações, diz que eu não engano etc. Infelizmente você demonstra problemas com interpretação de texto.”
Não, rapaz, eu não tenho nenhum problema de interpretação de texto. Eu apenas descrevo o que você mesmo escreve.
“Sou Católico Apostólico Romano, estudo diariamente a doutrina da Igreja, e em meu processo de conversão abandonei muitas coisas que me eram prazerosas pelo simples fato da Igreja condenar e eu querer seguir tudo o que crê e ensina a Santa Igreja Católica.”
Eu acho que você ainda está estudando pouco ou errado.
“Não seria ignorância, mas sim burrice, eu agora ser um pró-comunista mesmo sabendo que a Santa Igreja Católica condena o Comunismo na figura de Papas que me são tão caros.”
Achar algo bom no comunismo é defender o comunismo.
O comunismo é totalmente condenável.
“Não admiro o comunismo, tampouco admiro o espiritismo. Usei apenas como exemplos para explicar porque ser "Pró-Olavo" é perigoso. Infelizmente você tomou os exemplos para destoar a discussão.”
Veja só: você conseguiu ver algo bom no comunismo e o ne espiritismo, enquanto não consegue achar absolutamente nada de bom em ser pró-Olavo. Será que o problema é você ou ele?

“Eu já tive conversas com pessoas de minha Paróquia que são da Teologia da Libertação, de anel de tucum no dedo, que usam a #golpistas.
Expliquei que admiro várias ações pastorais que realizam com os mais necessitados. Eu vejo com meus próprios olhos quantas famílias eles ajudam com alimentos, auxílio na busca de um emprego etc.”
Você tenta se explicar, se complica e ainda não tem coragem de assumir.
Quando você acha que algo bom em tal coisa, você diz que aquilo é aceitável dentro da sociedade.
Não existe nada para se admirar nas ações pastorais da teologia da libertação.
Todos já ajudaram, ajudam ou vão ajudar com alimentos, busca por um emprego, etc. A igreja como instituição já faz isso.
Esse tipo de ação não é suficiente para se elogiar nada vindo de quem defende o comunismo.
Quando se estuda, se vê esse tipos de ações são comuns até antes do cristianismo.

Luiz disse...

“Espero que não digas agora que eu sou pró-TL.”
Se você elogiou, você acha aceitável.
Você não me engana com esse discurso.
“Com certeza você vai dizer que a T.L é ruim/comunista, correto? E eu concordo absolutamente em gênero e grau contigo.”
É criminoso, por isso você combate, e não se elogia. Entendeu?
“Pelo simples fato que Satanás é o pai da mentira, e camufla coisas ruins como se fossem coisas boas. Nosso dever como católicos é explicar aos T.L/Espíritas ou seja lá quem for, que eles podem executar as mesmas ações, porém com Fé, transformando aquilo em algo verdadeiramente agradável à Deus. E assim, poderão executar coisas ainda melhores.”
Você precisa decidir qual é a sua posição real. Ninguém luta contra algo achando que exista coisa boa onde é ruim.
“Isso não tem absolutamente nada a ver em ser Pró-TL, Pró-Espiritismo, Pró-Comunista etc.”
Repito: se você vê algo de bom nessas coisas, vocês as aceitaria facilmente na sua e na vida da sociedade.
“Assim como lhe digo: Você pode e deve lutar contra o comunismo, mas não se associe nessa luta a quem pode te fazer perder a fé.”
Quando você vê coisa boa no comunismo, a sua fé não é muito boa.
Ainda que João Paulo II não usou argumentos tão fracos quantos seus para acabar com o comunismo na Europa.
Ninguém está se associando a quem te pode fazer perder a fé.
“Se eu fosse usar a mesma régua, ao elogiar o Olavo como você faz você se tornaria herético como ele. E tenho certeza que você não concorda com essa afirmação e vai achar isso absurdo. Da mesma forma é absurdo você me associar a comunista/espírita.”
Não existe nada de absurdo criticar quem acha que existe algo bom no comunismo e no espiritismo.
Esse papo seu comigo não cola.
Eu sugiro que você pare de apontar o dedo para outros e veja o que você defende.

Rafael Pauli disse...

"Eu sugiro que você pare de apontar o dedo para outros e veja o que você defende."

Achei interessante a frase acima.

----

Elogiar um ato de bondade não significa elogiar a ideologia. E ironicamente as suas citações de minhas respostas sempre suprimem essa parte.

Até satanistas podem realizar um ato de bondade, se o pneu de uma pessoa comum fura na chuva e um satanista pára o carro para ajudar, o ato de ajudar a pessoa não seria um ato de bondade?

"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?"

Quando numa entrevista junto com Eduardo Suplicy (PT/Comunista) o próprio disse:
"Suplicy é um sujeito muito simpático e a ideia dele não é ruim, que todo mundo tenha uma renda."

Pela lógica, se a ideia não é ruim, o que então ela seria?

E agora como fica? Olavo de Carvalho é pró-Comunismo? Ele conseguiu ver algo bom no comunismo?

Ou então quando Olavo de Carvalho fez elogios públicos a Sérgio Moro? (Maçom declarado)

E é por isso que a Igreja ensina em sua doutrina que o ato de bondade obrigatoriamente precisa ter fé. Sem fé a obra é vazia e sem mérito.

Sim, um comunista, um satanista, um espírita podem realizar atos bons.
Mas são atos vazios sem fé e sem mérito. O qual afirmo desde o início.

E afirmar isso não é de forma alguma elogiar a ideologia.

E reafirmo: Olavo de Carvalho equivale-se nos mesmos termos. Não é porque ele luta contra o comunismo (ALGO BOM, em caps-lock para ver se você enxerga) não significa que tudo o que ele faz seja bom. Não, não é, ele é viciado num "catolicismo" cheio de problemas, com heresias, indo contra ensinamentos da Igreja, e isso consequentemente diminui a fé verdadeira.

Eu prefiro muito mais usar da caridade para dialogar com um T.L.
Se eu for mal recebido, não tem problema, fiz apenas a minha parte. Porém com a Graça de Deus já vi muitos mudarem o pensamento em discussões sadias e respeitosas, como São Francisco de Sales era capaz de debater com um oponente com bondade e ternura.

Seu modo de debater infelizmente segue uma outra linha. E entre seguir a linha de São Francisco de Sales e a de Olavo de Carvalho, prefiro ficar com a linha de um doutor da Igreja.

Infelizmente em tempos de Bolsonarismo e Olavismo, colocam-se ambos inclusive acima da razão, e aqui inclusive vejo que são colocados até acima da Igreja Católica "em nome do Brasil".

Se isso não é idolatria não sei mais o que é.

Luiz disse...

“"Eu sugiro que você pare de apontar o dedo para outros e veja o que você defende."
Achei interessante a frase acima.
Elogiar um ato de bondade não significa elogiar a ideologia. E ironicamente as suas citações de minhas respostas sempre suprimem essa parte.”
Eu vou tentar ser um pouco mais claro com você. Não existe nenhum ato de bondade nas ideologias que você defende. Ao ver algo bom em ideologias destrutivas, você está justificando a existência delas.
“Até satanistas podem realizar um ato de bondade, se o pneu de uma pessoa comum fura na chuva e um satanista pára o carro para ajudar, o ato de ajudar a pessoa não seria um ato de bondade?”
Não seja torpe ao fazer esse tipo de comparação para justificar os seus devaneios e veja o que você disse anteriormente.
"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?"
Você ao tentar procurar uma passagem da bíblia fora do contexto para defender o que você acha, prova que você seria capaz de usar a bíblia para qualquer barbaridade.
“Quando numa entrevista junto com Eduardo Suplicy (PT/Comunista) o próprio disse:
"Suplicy é um sujeito muito simpático e a ideia dele não é ruim, que todo mundo tenha uma renda."
Pelo seu pensamento você seria capaz de até de defender uma ditadura para que todos tenham uma renda. Todo mundo tem que ter o seu o seu salário (o valor será de acordo com a sua profissão e o seu preparo), o próprio Jesus defende isso, agora aceitar isso a qualquer custo só para se dizer que se tem uma renda, é puro materialismo.
“Pela lógica, se a ideia não é ruim, o que então ela seria?”
Pela lógica isso será péssima pela forma como o suplicy defende que isso seja feito.
O melhor sempre será sempre você ganhar o seu salário através do seu emprego.
“E agora como fica? Olavo de Carvalho é pró-Comunismo? Ele conseguiu ver algo bom no comunismo?”
Você consegue achar coisa boa em todos, menos no Olavo. O problema é você ou ele? Pense bem.
“Ou então quando Olavo de Carvalho fez elogios públicos a Sérgio Moro? (Maçom declarado)”
Ele fez um elogios ao Sergio Moro justamente na época em que o mesmo estava em alta. Cuidado para não ser desonesto.
“E é por isso que a Igreja ensina em sua doutrina que o ato de bondade obrigatoriamente precisa ter fé. Sem fé a obra é vazia e sem mérito.”
Você não sabe o que quer. Você é muito confuso, gosta de um malabarismo.
“Sim, um comunista, um satanista, um espírita podem realizar atos bons.
Mas são atos vazios sem fé e sem mérito. O qual afirmo desde o início.”
E eu afirmo novamente que eles não realizam atos bons.
“E afirmar isso não é de forma alguma elogiar a ideologia.”
Quando você elogia algum ato, você está dizendo que essa ideologia é aceitável e que pode existir.
“E reafirmo: Olavo de Carvalho equivale-se nos mesmos termos. Não é porque ele luta contra o comunismo (ALGO BOM, em caps-lock para ver se você enxerga) não significa que tudo o que ele faz seja bom. Não, não é, ele é viciado num "catolicismo" cheio de problemas, com heresias, indo contra ensinamentos da Igreja, e isso consequentemente diminui a fé verdadeira.”
O que você escreve demonstra que você é que é “viciado num "catolicismo" cheio de problemas, com heresias, indo contra ensinamentos da Igreja, e isso consequentemente diminui a fé verdadeira.”
“Eu prefiro muito mais usar da caridade para dialogar com um T.L.
Se eu for mal recebido, não tem problema, fiz apenas a minha parte. Porém com a Graça de Deus já vi muitos mudarem o pensamento em discussões sadias e respeitosas, como São Francisco de Sales era capaz de debater com um oponente com bondade e ternura.”
Não confunda debater com alguém que está apto a receber novas ideias com destruir a ideologia.
A teologia da libertação merece ser eliminada.

Luiz disse...

“Seu modo de debater infelizmente segue uma outra linha. E entre seguir a linha de São Francisco de Sales e a de Olavo de Carvalho, prefiro ficar com a linha de um doutor da Igreja.”
Eu procuro usar a verdade no meu modo de debater. Você tem a com princípio a fantasia, você precisa dela para a sua narrativa.
“Infelizmente em tempos de Bolsonarismo e Olavismo, colocam-se ambos inclusive acima da razão, e aqui inclusive vejo que são colocados até acima da Igreja Católica "em nome do Brasil".”
Te incomoda muito quem não vê coisas boas em coisas destrutivas, por isso você precisa criar narrativas.
É interessante como você pois o nome do Olavo várias vezes e do Bolsonaro agora sendo que discussão nunca foi os dois.
Não se faça de vítima.
“Se isso não é idolatria não sei mais o que é”
Você não vive sem uma narrativa.
Gostar de tal pessoa para você é ser idolatra.
Não ter uma opinião fraca é ser idolatra.
Vai tentar confundir outro.

Rafael Pauli disse...

"nas ideologias que você defende"

Vejo que não é ignorância mas unicamente má fé. Não perderei mais uma linha sequer.