sábado, 21 de maio de 2022

Elon Musk e HSBC: A Fraude da Mudança Climática



A Tesla, de Elon Musk, foi retirada do índice "ESG" (environmental social governance, índice que em tese procura valorizar empresas que atuam para combater a tal mudança climática e ser supostamente socialmente justo) da S&P 500.

Elon Musk não deixou barato. Lembrou que a Exxon que produz petróleo está entre as 10 melhores empresas do índice ESG e  temos ainda a Apple, conhecida por usar trabalho escravo na China.

Além de Musk, o site Zero Hedge mostrou hoje que o chefe de investimentos globais do HSBC, Stuart Kirk, disse a mesma coisa sobre o ESG e ainda disse: "quem se importa se Miami ficará abaixo d'água, Amsterdã está debaixo do nível do mar há séculos e é uma linda cidade".  Kirk quis dizer que o ser humano sabe se adaptar muito bem às dificuldades. Coisa que há muito tempo aqueles que são considerados "negacionistas" dizem. Eu, por exemplo, quando comecei a estudar mudança climática (publiquei dois artigos no exterior sobre o assunto) lá pelos idos de 2008, logo vi que era uma estupidez e uma fraude (scam) como diz o Musk, justamente por entender que mesmo se houvesse o tal aquecimento global (que eu duvidava), o ser humano saberia se adaptar.

Kirk disse ainda que existem muitos lunáticos no assunto dizendo que o mundo vai acabar. Mostrou um slide das loucuras que são ditas. Vejam abaixo:



Kirk disse ainda que até acredita que esteja ocorrendo a tal mudança climática mas o mercado deveria investir mais em adaptação do que em redução de impacto.

Todo esse tipo de investimento na melhor das hipóteses corre para o ralo, recorrentemente serve apenas para jogar dinheiro fora.

ESG serve de propaganda e é usado para instituições internacionais para dizer que o mercado já está investindo muito e que "ninguém pode ficar de fora". Daí, emprestam dinheiro aos incautos para jogar dinheiro fora.



Nenhum comentário: