sábado, 7 de maio de 2022

Cardeal Becciu se Diz Inocente, Ataca Arcebispo Perlasca e é Atacado pelo Cardeal Pell


Cardeal Becciu fez extensa declaração alegando inocência no casos de corrupção financeira do Vaticano que estão sob julgamento.

Na oportunidade, ele atacou especificamente e de forma bem grosseira o arcebispo Perlasca, que já foi inocentado no caso em julgamento. O arcebispo Perlasca trabalhava para o cardeal Becciu na Secretaria de Estado quando ocorreram os casos de corrupção, sendo o mais conhecido, a compra de um imóvel caríssimo em Londres. 

Becciu também negou que tenha enriquecido sua família quando esteve comandando vasto orçamento do Vaticano, acusação que fez o papa demitir Becciu. Francisco pode ter demitido sem analisar direito o caso? Pode, Francisco fez isso com inúmeros clérigos. Mas pode ser também que Becciu tenha ajudado de forma corrupta a sua família. 

Ele também negou ter relações amorosas com um assessora chamada Cecília Morogna que supostamente teria ajudado Becciu com a liberação de uma freira sequestrada por terroristas islâmicos. Essa história é realmente cabeluda, contratar uma mulher sem nenhuma experiência para assuntos de inteligência e pagar uma fortuna? Cecília não tem experiência prática nenhuma no assunto e recebeu 500 mil euros. Ela entrou no caso depois de enviar um e-mail ao cardeal. O site Gloria TV mostrou um pouco sobre quem é ela.

Becciu também negou que tenha tentado prejudicar o Cardeal Pell que foi injustamente acusado de pedofilia na Austrália, ficou preso e depois foi inocentado. 

Pell acha que Becciu enviou até dinheiro para apoiar aqueles o acusavam. Pell contratou auditoria independente para avaliar o uso de dinheiro no Vaticano, mas depois foi demitido pelo papa.

Após a declaração de Becciu, Pell respondeu levantando especialmente dúvidas sobre as coisas que Becciu não falou em sua declaração, como o fato dele ter demitido membros de auditoria independente que estavam no Vaticano justamente para evitar que ocorressem investimentos fraudulentos e corruptos. Além disso, Pell ainda acha que milhões do Vaticano formam enviados para a Austrália contra ele.

Um resumo da declaração de Becciu e a resposta de Pell pode ser lida em italiano (use o google translate para colocar em português) clicando aqui

Em suma, pelo resumo que li, achei muito tosca a relação de Becciu com Perlasca e também com a tal "analista política" e mãe solteira Cecília Morogna. Tenho mais confiança no cardeal Pell também. 

A administração financeira do Vaticano sempre foi considerada obtusa para os padrões do mercado financeiro, qualquer auditoria independente encontrará um saco de gatos e poderes conflitantes. Mas tudo foi piorado pelo pontificado de Francisco, onde tudo é muito confuso, caótico e obscuro.

E Francisco não será chamado a esclarecer nada. Nem sei se conseguiria fazer isso, mesmo se fosse inocente, diante dos casos de corrupção que todos dizem que ele próprio aprovou os gastos financeiros relativos a eles.


Um comentário:

Adilson disse...

Digo apenas isso, isso apenas digo:
Acho estrondosamente difícil acontecer alguma coisa ao papa. O mundo tá uma loucura, e o clero espalhado pelo mundo está muito ocupado ou muito desfigurado pra combater tais absurdos.

Tudo isso é desanimador e chega até mesmo encher nossos corações de dúvidas em relação à História da Igreja: lemos nas escrituras e na história também casos de severa punições da parte de Deus contra pessoas que praticaram algum pecado.

Complicado.