segunda-feira, 5 de março de 2018

"Não Há Covardes no Paraíso" - Bandeira de Lepanto


Uma das batalhas mais importantes para a história da Europa é a Batalha de Lepanto, de 7 de outubro de 1571, que contou como soldado o maior escritor de todos os tempos (na minha modesta opinião): Miguel de Cervantes, o "manco de Lepanto", pelo ferimento na sua mão esquerda que a deixou inutilizada.

No meu livro sobre Guerra Justa, eu descrevo como Cervantes colocou os princípios da Teoria da Guerra Justa em sua obra prima Dom Quixote.

A Batalha foi entre os cristãos e os muçulmanos otomanos. Os cristãos tinham frota bem menor, mas venceram a batalha.

O comandante católico da Batalha de Lepanto, foi João de Áustria, filho bastardo do rei Carlos V, com apoio e orações do Papa Pio V.  E o centro da pregação de João de Áustria para seus soldados foi a reza do rosário e a afirmação de que não há covardes no Paraíso.

Seria muito bom se os clérigos da Igreja atualmente adotassem o lema de João de Áustria: "não há covardes no Paraíso". Como será essa frase em latim?  Será "non est imbellis in paradiso"? Gostei.

Até hoje a data 7 de outubro é dedicada a Nossa Senhora da Vitória, em lembrança dessa batalha.

Agora a Ordo Militaris Catholicus resolveu reproduzir a bandeira do navio de João de Áustria durante a Batalha de Lepanto.

Exclua a parte branca da imagem acima, e você está vendo essa bandeira.

A Ordo Militaris Catholicus está vendendo a bandeira. Parece que a bandeira está disponível para os Estados Unidos e para a Europa. O preço é meio caro, 135 dólares, por volta de R$ 440,00.

Mas não deixa de ser sensacional para todos que estudam guerras e respeitam os mártires e soldados cristãos que lutaram para que a Europa permanecesse cristã.

Aqui vai a explicação das características da bandeira:

This reproduction shows the Battle Flag of Lepanto designed by Pope Saint Pius V: with a Crucifix supported by the Shields of the members of the Holy League of 1571:  King Philip of Spain, Saint Pius V, the Republic of Venice, and Don Juan of Austria, all united by the Chain of the Rosary. The Pattern symbolizes the Fleets of the Holy League in formation, and the woven border recalls the power of the Chain of the Most Holy Rosary of the Blessed Virgin Mary protecting all the ships and sailors.




Um comentário:

Isac disse...

A essa hora nos deparamos comparativamente de como a CNBB (e o rebanho que deveria pastorear) aceitou passivamente permanecer sob as patas dos vermelhos do PT, senão coligada a ele por durante quase 14 anos, assim suportou ser "governada" pelos relativistas do bando do PT...
Quanto "heroísmo" comparada aos Cruzados...