terça-feira, 17 de setembro de 2019

Quem é Nosso Inimigo nestes Tempos Terríveis para a Fé? - Texto de Anthony Esolen


Recentemente, eu coloquei aqui um vídeo de Michael Matt, clamando para que os clãs conservadores católicos se unam na defesa da Igreja que anda sendo atacada por dentro de forma nunca vista.

O grande pensador e tradutor católico Anthony Esolen (recomendo qualquer livro dele) resolveu escrever sobre o mesmo tema, para o Crisis Magazine. Ele trouxe o seu conhecimento de história da República Romana para isso.

Esolen mostra que alguns poderosos da república da Roma antiga se odiavam, mas tinham um princípio básico: defender e desenvolver a Republica Romana. Entre estes estavam Cato e Cipião. Outros poderosos, por outro lado, como César e Catilena, tinham outros objetivos, tentaram ( e conseguiram) derrubar a república.

Devemos nos unir aos primeiros e esses primeiros podem ser encontrados, entre aqueles:

1) Que não concordam com o tipo de liturgia (Nous Ordo ou Rito Tridentino), mas acreditam que no que a Igreja ensina sobre a Missa: é o sacrifício de Cristo encenado; é orientar-se para a adoração a Deus e não para os bons sentimentos dos adoradores; e deve ser celebrado com reverência e solenidade, não negligência e informalidade.

2) Que defendem a vida, mesmo discordando sobre pena de morte, pois todos concordam que que a Igreja não ensina falsidade ou maldade, e que defender a pena de morte não é ser contra o ensinamento da Igreja.

3) Que acreditam que um estado deve ser generoso ao aceitar imigrantes e refugiados, mas dentro dos limites estabelecidos por lei, que acreditam que a primeira responsabilidade do estado é para com os seus próprios pobres e que é necessária cautela em matéria de imigração. Ambos devem defender que o Estado não deve realizar mudança fundamental no caráter ou no eleitorado da nação e que deve proteger realmente os salários da classe trabalhadora.

4) Que acreditam que o casamento é, pelo desígnio do Criador, uma união exclusiva e vitalícia de um homem e uma mulher, mas que pedem decência no tratamento dos pecadores, sendo que a decência não deve implicar aprovação ou indiferença ou menosprezo aos danos que o pecado causa. Pois as pessoas entendem que os ensinamentos da Igreja sobre sexo e casamento são libertadores e devem ser celebrados com gratidão e alegria; e que os pecados contra eles são perniciosos, causando dano imediato e inexorável (como todos os pecados) às pessoas que os cometem.


Esolen conclui:

"Princípios são a chave. Se você diz que a vida humana inocente pode ser destruída deliberadamente, você não é Cato, mas Catilina. Se você diz que a missa é principalmente sobre aqueles que participam, você não é Cipião, mas César. Se você diz que a Igreja ensinou o mal, você passou dos limites. Se você diz que as leis justas de uma nação podem ser desrespeitadas, ou que os pobres de outras nações devem apenas ser mandados embora quando pedirem para vir ao seu país, você está causando problemas.

Lutas haverá. Cato estava certo ao chamar Cipião por sua leniência, e Cipião teve razão ao reclamar de Cato como censor. Eles estavam errados ao deixar essas diferenças caírem em inimizade. Ao mesmo tempo, os princípios nunca devem ser comprometidos e os meios nunca devem ser tomados como princípios.


Agora, meus colegas católicos, podemos começar o trabalho em mãos? Há mais do que suficiente e é urgente."


Vejam o brilhante texto original de Esolen, clicando aqui.


3 comentários:

Adilson disse...

Muito boa postagem e muito bom artigo indicado para leitura. Entrei na página do Crisi Magazine e percebi que é um site muito rico e cheio de notícias atuais e importantes sobre a luta dos católicos nos EUA: parece-nos que lá realmente há uma grande e poderosa máfia gay. Terrível: se apossaram realmente de dioceses inteiras. Como ex-protestante, às vezes eu tenho a sensação, se certa ou errada não sei, de que os católicos em algum momento dormiram, especialmente os conservadores, e falo tanto de leigos quanto de sacerdotes. Meu Deus... como isso chegou a acontecer? Por que não expulsaram homossexuais e molestadores de posições administrativas e sacerdotais da Igreja enquanto havia tempo, permitindo que eles se multiplicassem como baratas??? Todos esses horrores e as politicagens dentro da Igreja nos faz entender porque papa Francisco é o atual papa da Igreja. Só podemos rezar.

Pedro Erik Carneiro disse...

Obrigado, meu amigo.
O sono dos católicos que você fala foi um processo que começou bem lentamente, remonta séculos. Os inimigos chegaram hoje a dominar a hierarquia, algo que eles tentam desde Cristo.

Rezemos e lutemos.
Orai e vigiai.

Abraço, meu amigo

Isac disse...

Os piores são os sutis desinformantes, sob a capa de informantes - os mais venenosos, dando deliciosos toffees que matam com o tempo!