quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Messori: Cristo Não Abandonará sua Igreja. Mas Deus Odeia os Covardes


Diz a passagem do Apocalipse 21:6-8:

E continuou: "Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras". Disse-me ainda: "Elas se realizaram! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim; e a quem tem sede eu darei gratuitamente da fonte de água viva. O vencedor receberá esta herança, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Quanto aos covardes, porém, e aos infiéis, aos corruptos, aos assassinos, aos impudicos, aos mágicos, aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua porção se encontra no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte". (Bíblia de Jerusalém),

O renomado escritor italiano católico italiano Vittorio Messori, que escreveu um livro com Bento XVI e outro livro com João Paulo II, falou sobre o atual momento da Igreja, descrito no National Catholic Register. Ele fala que muitos leigos e padres estão desesperados, mas que deviam lembrar que Cristo não abandonará sua Igreja, por outro lado, Messori, vê que são muito poucos os que se levantam contra o pontificado do Papa Francisco, a maioria é covarde. Ele chamou o Papa e os seus de intolerantes.

Ele disse:

"É desconcertante que apenas dois ou três cardeais de quase 90 anos falem e protestem, muitos bispos e também cardeais com quem conversei em particular, que estão arrancando os cabelos em desacordo, mas eles estão com medo, silenciosos, calando a boca".

Messori disse que em dois milênios as críticas ao papa foram desencorajadas, mas hoje essa tendência está "acentuada".

Nas palavras dele: "Dizem que esta é a Igreja da misericórdia, mas não faz sentido. Os que estão no comando são intolerantes a toda voz crítica."

O escritor italiano lembrou que escreveu um "artigo educado" no diário italiano Corriere della Sera, no qual ele "fez perguntas" e fez "reflexões", mas recebeu uma enxurrada de ataques, especialmente de certos meios de comunicação católicos. Ele disse que foi criado uma comissão para pedir que o Corriere della Sera o demitisse.

Messori completou dizendo:

"Claro, existem razões para alarme. Penso, por exemplo, no próximo Sínodo da Amazônia e mal-entendidos relacionados. Não sei o que eles querem alcançar - provavelmente padres casados. Portanto, estou preocupado, mas não desesperado. Cristo não abandona a Igreja, e a Igreja não é de Bergoglio ou dos bispos, mas apenas de Cristo".

"Ele a governa com sabedoria", disse ele. "As forças do mal não vencerão."

Em 2017, Messori criticou o Papa por espelhar a sociedade moderna, transformando a Igreja em um lugar onde "tudo é instável e mutável".

"Em um 'mundo líquido', onde tudo se torna incerto, precário, provisório, é precisamente a estabilidade e a firmeza da Igreja Católica que toda a humanidade precisa, não apenas os crentes", disse ele.

Para ler o texto do National Catholic Register, clique aqui.




6 comentários:

Isac disse...

SIMPLES: o papa Francisco está dessa forma atuante pois acovardaram-se os bispos e cardeais, quase todos, temerosos e/ou coniventes, obedientóides!
Em caso contrario, se lhe opusessem à situação heteroxa desde o inicio, seria outra!
Porém, muitas pedras, como nós, somos tenazes, implacáveis em condenarmos certos e varios procedimentos do papa Francisco e jamais cederemo-lhe um só milímetro!

Wadson disse...

Grande Messori defensor da fé. Gosto de uma frase sua "a fé não é para os canalhas". Quando a vi a contestei muitos canalhas tem fé. Hoje a entendo a crise da Igreja atual confirma a frase de Messori.

Pedro Erik Carneiro disse...

Boa, Wadson. Obrigado
Abraço,
Pedro

Adilson disse...

O primeiro país que pensei quando li a postagem de hoje foi no Brasil: santo Deus! Até hoje me pergunto: onde estão os padres do Youtuber? Só são sacerdotes e corajosos pra levantar dedos para os católicos, mas silenciam perante esse tenebroso sínodo!!! Esses dias saiu no youtube uma homilia do pe Paulo Ricardo (acho que no mês de agosto) pregando contra o pecado da impureza da sexualidade; todavia, suas palavras (exaltadas, alias) era dirigida como que aos fiéis, mas para quem acompanha a situação da podridão homossexual e de abusos contras crianças por padres, entendia que o pe Paulo se dirigia a esses pecadores da Igreja. E aqui entra minha observação: até agora pe Paulo não dirigiu nenhuma homilia exortando a Igreja a preserva a ordem clerical tradicional da Igreja, que o sínodo da Amazónia quer destruir.
Pergunto:
(1) alguém sabe de alguma homilia de padres brasileiros contra os pederastas e as aberrações homossexuais de sacerdotes?
(2) os pecados contra a castidade (adultério e fornicação) e contra a ordem natural Divina (homossexualidade) quando públicos são danosos contra a Igreja e contra os católicos que praticam. Mas perguntam: tais pecados quando publicamente cometidos (quando toda a sociedade toma conhecimento) são mais danosos vindo de um sacerdote ou de um leigo? E se há níveis de gravidades, quem os padres em estado de Graça deveriam mirar suas homilias?

Favor, alguém me instrua nessa questão.

Pedro Erik Carneiro disse...

Bom, meu amigo, para sua primeira pergunta, eu realmente não conheço nenhuma homilia de padres brasileiros contra o sínodo. Vi nesta semana uma homilia de um padre americano, no entanto, chamado padre Matthew Mary.

Sobre a sua segunda pergunta, creio que Deus penalizará mais os padres, mas não sei sobre as leis humanas.

Oremos e vigiemos.

Abraço,
Pedro Erik

Isac disse...

Recordemos, a esses que não se opõem aos erros do "Cínodo" da Amazonia:
... "Porém, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte!” Ap 21,8.
No entanto, fora estão os cães, os bruxos e ocultistas, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira. Ap 22,15.