sábado, 4 de agosto de 2012

Será que o mundo tem problema com o Islã?

-

A agência governamental americana National Counter Terrorism Center (NCTC), Centro Nacional de ContraTerrrorismo, divulgou ontem seu relatório sobre os atos de terrorismo de 2011. A agência foi criada em 2004 para prover estatísticas sobre terrorismo no mundo e informar ao Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Na catalogação do terrorismo, o NCTC usa a seguinte definição para terrorismo: ato de violência preemeditado contra não combatentes (civis ou policiais que não estão em combate, po exemplo) que tem motivação política feito por grupos subnacionais ou clandestinos. A definição é muito importante para se identificar os atos.

No Relatório do ano 2011, o NCTC identificou mais de 10.000 ataques terroristas em 2011, afetando quase 45.000 vítimas em 70 países e resultando em 12.533 mortes. Mais da metade das mortes foram de civis, relata o site da CNS na entrevista que fez ao NCTC, 755 eram crianças. Em segundo lugar, vem as mortes de policiais. O Oriente Médio e o sul da Ásia continuaram a representar as regiões geográficas onde ocorrem mais ataques, incorrendo em pouco mais de 75 por cento do total em 2011. Mas a África e o hemisfério ocidental tiveram o maior número de ataques em cinco anos. 

Vejam os gráficos abaixo de ataques e mortes por países. Afeganistão, Iraque, Paquistão, Índia e Somália se destacam tanto em ataques como em mortes. Na América do Sul, a Colômbia se destaca, por causa das FARC.




 

Entre os grupos terroristas, os terroristas islâmicos sunitas são de longe o grupo mais assassino. Eles realizaram mais 5.700 ataques, que representam 56% dos ataques e 70% das mortes. Repetindo, quase 60% dos ataques e 70% das mortes por atos terroristas em 2011 foram provocadas por terroristas islâmicos. A vertente sunita representa 75% dos muçulmanos, o restante são diversos grupos (wahabitas, xiitas, e outros).  Al Qaeda, por exemplo, é um grupo sunita. Das 12.533 mortes, os extremistas islâmicos mataram 8.886. 

Dos grupos não islâmicos, aqueles que fizeram mais ataques terroristas foram as FARC (377 ataques) e o Partico Comunista Maoísta da Índia (351). Estes grupos políticos comunistas e anarquistas mataram 1.926 pessoas.

Grupos neo-nazistas ou supremacistas mataram 77 pessoas. 

Vejam gráfico abaixo de distribuição de mortes por grupo.



As mortes foram provocadas em sua maioria pelo uso de explosivos improvisados (IED) ou armas de fogo, vejam abaixo:




Será que o ocidente e os próprios muçulmanos (pois são a maioria dos mortos) têm problema com o Islã? Com 70% das mortes provocadas por extremistas islâmicos?

Quero ver no próximo ano, como o NCTC vai catalogar o que ocorre na Síria este ano. Há muitos grupos terroristas infiltrados na Síria atacando civis  agentes do governo, como eu já escrevi aqui, mas o governo também anda matando civis (como saber se eram combatentes terrotistas?). Além de tudo vai ocorrer com certeza muita pressão para que o NCTC considere o governo sírio como se fosse um grupo terrorista.




(Agradeço a indicação do relatório do NCTC ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: