quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Chesterton era Anti-Semita?


O jornal The Catholic Herald colocou frente a frente dois analistas para responder se G.K. Chetserton era ou não anti-semita. Essa é seguramente a maior acusação contra Chesterton, aqueles que detestam tudo que Chestertin representa costumam se assentar na hipótese de que Chesterton seria anti-semita, que ele odiava os judeus.

O jornal foi bem aberto e deixou que as duas partes falassem.

O primeiro responde que sim que Chesterton era anti-semita. O autor é Stephen Daisley, jornalista do Scottish Daily Mail.

Depois Ann Varmer, autora do livro Chesterton and the Jews, responde que não.

A minha avaliação dos dois artigos é o seguinte:

Daisley pinça partes de artigos de Chesterton, usa fontes socialistas e também usa o irmão de Chesterton para defender que GK Chesterton era anti-semita.

Ann Varmer responde aos ataques de Daisley mostrando que as partes de textos de Chesterton foram mal usadas diante dos textos completos e diante do método paradoxal e satírico de Chesterton contra até ele mesmo, mostra quem era a socialista em que Daisley apoia seus argumentos, mostra que pelo método usado por Daisley, Churchill e H.G Wellss também seriam anti-semitas (pois na época o debate judeu era disseminado) e mostra que Chesterton defendeu o irmão (que fazia ataques aos judeus) por razões sentimentais, mas depois se afastou das palavras dele. Além disso, Ann lembra que Chesterton defendeu o sionismo (movimento político que defende a autodeterminação do povo judeu). Junto de Churchill, Chesterton foi um dos primeiros a defender os judeus contra o nazismo.

Devemos lembrar também que Chesterton detestava o militarismo prussiano (alemão) e também detestava Hitler. Além disso, é preciso saber que Chesterton morreu em 1936, antes da Segunda Guerra.

Eu achei que Daisley usou um método que eu chamaria de "método Voltaire" para destruir reputação. O texto de Dasiley é frágil porque é panfletário, não é análise acurada.

Em todo caso, julguem vocês mesmos os textos. Leiam os dois textos, clicando aqui.





4 comentários:

Adilson disse...

só sei de uma coisa: estamos na era da mentira. É a mentira que o novo fundamento. Bem, o fato do acusador buscar fontes socialistas, ideologia que mais se apega à mentira, então já é um bom sinal de não é confiável. Nosso tempo é um tempo difícil. Às vezes penso que já estamos sob o domínio político, econômico e religioso propriamente do Anti-Cristo.

Maria Santíssima nos proteja.

Anônimo disse...

Olá, Pedro!



Poderia esclarecer melhor o que seria o "método Voltaire"?


Abraço,
Jonas

Pedro Erik Carneiro disse...

Jonas,

Chamo de Método Voltaire um método de escrever rápido e sarcástico contra alguém. Não há análise técnica. Voltaire usava de sarcasmo e ironia contra os pensadores que não gostava, sem usar filosofia, nem qualquer análise técnica. Era só panfleto, um panfleto inteligente, mas vazio de conteúdo.

Abraço,
Pedro Erik

Anônimo disse...

Hm... Sim, conheço algumas obras bem ácidas de Voltaire, como o Poema sobre o desastre de Lisboa e o Cândido, ou O otimismo (em que ele ataca o otimismo filosófico de Leibniz, acho).

Mas na minha cabeça não conseguia situar precisamente o sentido que quiseste dar ao conceito.

Compreendi.


Jonas