sexta-feira, 3 de julho de 2020

OMS Admite que China Nunca Alertou sobre Surto da Covid


A Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou atrás  em sua afirmação de que o governo chinês alertou a agência das Nações Unidas sobre o surto de coronavírus.

Discretamente, a OMS atualizou sua “Linha do tempo da resposta da OMS ao COVID-19” na terça-feira, após o relatório provisório do Comitê de Assuntos Externos da Câmara dos Estados Unidos  em meados de junho sobre as origens da pandemia do COVID-19 concluir que "apesar das informações públicas em contrário ... a China nunca notificou a OMS sobre o surto em Wuhan".  

A mudança foi identificada pelo deputado Michael McCaul que liderava o comitê.

A iteração anterior da linha do tempo dizia que "a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan, na China, relatou um conjunto de casos de pneumonia em Wuhan".  A linha do tempo atualizada afirma que o escritório da OMS na China “viu uma declaração na mídia da Comissão Municipal de Saúde de Wuhan em seu site sobre casos de 'pneumonia viral' em Wuhan” e que a plataforma de Inteligência Epidêmica da OMS ”também viu uma reportagem da mídia no ProMED ... sobre o mesmo conjunto de casos de 'pneumonia de causa desconhecida' em Wuhan".

Em suma, OMS descobriu pelos jornais. 

Vejam abaixo como ficou a linha do tempo da OMS sobre o covid que começa em 31 de dezembro de 2019, quando se sabe que os primeiros casos da doença são de pelo menos início de novembro.

Lembrem também que a OMS só declarou pandemia em 11 de março de 2020, mas de um mês depois que Trump fechou os Estados Unidos para voos da China (30 de janeiro de 2020).

Linha de tempo da OMS modificada ficou:

31 Dec 2019

WHO’s Country Office in the People’s Republic of China picked up a media statement by the Wuhan Municipal Health Commission from their website on cases of ‘viral pneumonia’ in Wuhan, People’s Republic of China.

The Country Office notified the International Health Regulations (IHR) focal point in the WHO Western Pacific Regional Office about the Wuhan Municipal Health Commission media statement of the cases and provided a translation of it.

WHO’s Epidemic Intelligence from Open Sources (EIOS) platform also picked up a media report on ProMED (a programme of the International Society for Infectious Diseases) about the same cluster of cases of “pneumonia of unknown cause”, in Wuhan.

Several health authorities from around the world contacted WHO seeking additional information.



Nenhum comentário: