sexta-feira, 31 de julho de 2020

Vídeo: Gerenciamento de Risco da Hidroxicloroquina (+ Zinco) com Scott Adams


Scott Adams não é médico, bom.que se diga logo inicialmente. Ele é o famoso cartunista do Dilbert (que faz chacota do ambiente de trabalho executivo).

Mas no vídeo ele faz uma interesssnte análise de gerenciamento de risco do uso da hidroxicloroquina. Cabe usar essa abordagem quando milhões e milhões morreram de covid-19? Bom, quando não se sabe qual é a cura é a única abordagem que sobra, basicamente, tanto para médicos como para políticos.

Mas a abordagem dele é interessante, porque, primeiro, ele não defende a hidroxicloroquina mas a possibilidade de hidroxicloroquina com zinco funcione apenas. Ele ressalta muito a importância do zinco. Aliás, em maio, o site UOL disse que essa combinação hidroxicloroquina mais zinco parece ajudar muito contra covid-19, segundo uma pesquisa.

Segundo, Adams não diz que essa combinação funciona, ele só diz que "pode funcionar". E diz que Trump nunca disse que funcionava, apenas que pode funcionar. Será? Não sei.

Terceiro, Adams não sabe se a combinação funciona como profilaxia ou durante o tratamento (ninguém sabe muito disso ainda).

Quarto, ele condena a mídia que diz de cara que não funciona, sem ter nenhuma formação técnica e quando inúmeros médicos têm recomendado.

Em suma, é um vídeo inteligente. Scott Adams é um gênio do cartoon. Ele é muito inteligente mesmo.

Finalmente, não cabe levantar a hidroxicloroquina como bezerro de ouro, como faz Bolsonaro. Claro.Isso não é gerenciamento de risco, é propagar uma semi-idolatria.

Aqui vai uma tirinha de Dilbert, hehehe.


Traduzindo a tirinha:

Quadro 1: (chefe diz) - Dilbert, você reconfigurou o servidor sem a minha permissão?

Quadro 2: (Dilbert responde) - Deixe eu consultar minha coleção de adesivos de lembrança.

Quadro 3: "É mais fácil pedir perdão do que pedir permissão".

Ok, isso parece certo, diz o chefe.

---

Finalmente, sempre bom dizer: rezemos muito pelos mortos e seus familiares e pelos doentes.

 


2 comentários:

Luiz disse...

Não deixe que a sua raiva pelo presidente te proíba de ver a verdade.
Seja mais um pouco mais humilde e poste as matérias que contenham as várias pesquisas que estão sendo feitas no mundo sobre a eficácia da hidroxicloroquina contra o covid.
Não me parece apropriado militar dessa forma contra um remédio que está salvando vidas.

Pedro Erik disse...

Luis, não tenho odio por ninguém. Mas acho com base em fatos que Bolsonaro é uma desgraça, falta de graça, para o país. Arrependo-me muito de ter votado nele. Ele é uma praga.

Sobre o remédio, não sou médico. Parece-me que é bom como profilaxia junto com zinco. Mas parece que outro remédios também são. Repito: não sou medico. Não sei.

Abraço,
Pedro Erik