sábado, 9 de março de 2024

Os Estragos do Fiducia Supplicans Continuam


O documento Fiducia Supplicans do Papa Francisco, que aprova bênção "não litúrgica" para casais gays continua fazendo estrago. 

A Igreja Ortodoxa Copta suspende relações com a Igreja Católica por conta do documento e a Comissão Bíblico-Teológica Ortodoxa Russa e a Conferência dos Bispos Católicos da Rússia rejeitaram fortemente as bênçãos do documento.

Vejam tradução dos relatos feitos na mídia sibre esses dois fatos:

1) Igreja Copta Ortodoxa Suspende  Relações com Igreja Católica por conta do Fiducia Supplicans. 

 Sínodo da Igreja Copta Ortodoxa rejeita relações entre pessoas do mesmo sexo e suspende diálogo com católicos. A sessão plenária do Santo Sínodo da Igreja Copta Ortodoxa foi realizada em 07 de março de 2024, no Centro Logos da Residência Papal no Mosteiro de Santo Anba Bishoy em Wadi Natroun, chefiada por Sua Santidade o Papa Tawadros II, e  com a presença de 110 dos seus 133 membros.  O Papa da Igreja Copta fez um discurso na abertura da sessão, no qual falou sobre a importância do fruto na vida e no serviço do pastor através da “parábola da figueira infrutífera” (Lucas 13,6-9)  .As principais comissões do Santo Sínodo realizaram as suas reuniões anuais a partir da passada segunda-feira e durante três dias, na sede papal na Catedral de São Marcos, em Abbasiya, para discutir os relatórios que lhes foram apresentados pelas suas subcomissões.  Emitiu as suas recomendações, que foram apresentadas aos membros da Academia na sessão plenária de hoje para aprovação.

A Igreja anunciou a sua opinião sobre a questão da “homossexualidade” através de uma declaração emitida pelo Santo Sínodo (a ser publicada posteriormente).  Na sua declaração, a Igreja enfatizou a sua rejeição das relações entre pessoas do mesmo sexo.  Apoiando a sua opinião com muitos versículos bíblicos que declaram claramente a rejeição de tais relacionamentos que são contrários à natureza humana que Deus criou.

 Entre as  decisões e recomendações do Santo Sínodo – sessão de março de 2024 estão:

Após consulta às igrejas irmãs da família Ortodoxa Oriental, foi decidido suspender o diálogo teológico com a Igreja Católica, reavaliar os resultados que o diálogo alcançou desde o seu início há vinte anos e estabelecer novos padrões e mecanismos  para que o diálogo prossiga.

 A Igreja Copta Ortodoxa afirma a sua firme posição de rejeição de todas as formas de relações homossexuais, porque violam a Bíblia Sagrada e a lei pela qual Deus criou o homem homem e mulher, e considera que qualquer bênção, qualquer que seja o seu tipo, para tais relações  é uma bênção para o pecado, e isso é inaceitável.

 

2. Prelados ortodoxos e católicos na Rússia criticam duramente os ‘suplicantes de Fiducia’

 Os bispos católicos da Rússia e membros da comissão Bíblico-Teológica da Igreja Ortodoxa Russa criticaram Fiducia Supplicans, a declaração do Papa Francisco que permite a bênção de casais do mesmo sexo e outras pessoas em “relacionamentos irregulares”.

 Numa declaração de 1º de março, após uma assembleia plenária de dois dias em Listvyanka, perto de Irkutsk, no sul da Rússia, a Conferência dos Bispos Católicos da Rússia enfatizou que “para evitar a tentação e a confusão”, eles desejavam chamar a atenção para o fato de que “as bênçãos  de qualquer tipo de casal que persista em relacionamentos moralmente irregulares do ponto de vista cristão (coabitação, novo casamento ou do mesmo sexo) são inaceitáveis”.

 Os bispos sublinharam que, apesar da confusão que se seguiu à divulgação do documento, o ensinamento católico sobre família e casamento “permanece inalterado” e que a Igreja “abençoa e envolve as uniões conjugais e as famílias com cuidado pastoral”.

 Na sua declaração, os bispos da Rússia também sublinharam a diferença entre bênçãos e orações: “No espírito da caridade evangélica e do amor materno, a Igreja não recusou e não recusa a oração intercessória a indivíduos numa ampla variedade de situações, pedindo a ajuda de Deus.  graça para convertê-los, para fortalecê-los em suas boas intenções, para iniciar ou continuar o caminho da justiça”.

Os bispos foram liderados pelo Arcebispo Paul Pezzi, de Moscou, e pelo chefe da Conferência Episcopal da Rússia, Dom Kirill Klimovich, de Irkutsk.  Entre os participantes da reunião de 28 a 29 de fevereiro estava o núncio apostólico na Rússia, dom Giovanni D'Aniello.

 A declaração deles ocorreu logo após uma reunião on-line em 20 de fevereiro da Comissão Bíblico-Teológica do Patriarcado de Moscou da Igreja Ortodoxa Russa, na qual os membros da comissão disseram que Fiducia Supplicans refletia um forte afastamento do ensino moral cristão, de acordo com relatórios.

 Os membros da comissão presentes na reunião, convocada pelo Patriarca Ortodoxo Russo Kirill para analisar o documento, chegaram à conclusão de que “as Sagradas Escrituras não podem justificar de forma alguma esta nova prática”.

Nenhum comentário: