sexta-feira, 1 de março de 2024

Cardeal Escreve Anonimamente sobre Como Próximo Papa Pode Curar Pontificado de Francisco

O site New Daily Compass publicou hoje uma carta assinada por um cardeal que assina como Demos II.

Um outro cardeal já tinha escrito uma carta e assinado como Demos anteriormente. Depois disseram que o Demos era o falecido cardeal Pell. Agora temos o Demos II.

O título do texto do Demos II é A Profile of the Next Pope. (Um Perfil para o Próximo Papa). O texto foi disponibilizado em 6 línguas. Por conta do título do texto nas diferentes línguas, eu suspeito que o cardeal seja de língua espanhola, pois o título do texto em espanhol é diferente é "Retrato Robô do Próximo Papa". 

O texto traz 7 coisas que o próximo papa deve reconhecer para que a Igreja se cure dos efeitos do pontificado de Francisco. No final do texto do cardeal "Demos II" explica por que assinou o texto de forma anónima.

TEXTO É EXCELENTE!

Traduzo o texto do cardeal "Demos II" abaixo.

Um perfil do próximo Papa, escreve Cardeal

O Vaticano amanhã

Em março de 2022, apareceu um texto anônimo – assinado sob o pseudônimo “Demos” e intitulado “O Vaticano Hoje” – que levantava uma série de sérias questões e críticas sobre o pontificado do Papa Francisco. As condições na Igreja desde a publicação desse texto não mudaram materialmente, muito menos melhoraram. Portanto, as reflexões aqui apresentadas pretendem desenvolver essas reflexões originais à luz das necessidades do Vaticano de amanhã.

Os últimos anos de um pontificado, de qualquer pontificado, são o momento de avaliar a situação da Igreja no presente e as necessidades da Igreja e dos seus fiéis no futuro. É claro que os pontos fortes do pontificado do Papa Francisco são a sua insistência na compaixão pelos fracos, na ajuda aos pobres e marginalizados, na preocupação com a dignidade da criação e nas questões ambientais que dela decorrem, e nos esforços para acompanhar aqueles que sofrem e estão alienados em seus fardos.

As suas falhas são igualmente óbvias: um estilo de governo autocrático, por vezes parecendo vingativo; um desprezo para as questões de direito canônica; intolerância mesmo diante de divergências respeitosas; e – o que é mais grave – um estilo persistente de ambiguidade em questões de fé e moral que causa confusão entre os fiéis. A confusão gera divisão e conflito. Isso mina a confiança na Palavra de Deus. Enfraquece o testemunho evangélico. O resultado disto é uma Igreja mais fraturada do que em qualquer momento da sua história recente.

A tarefa do próximo pontificado deve ser, portanto, recuperar e restabelecer verdades que foram lentamente obscurecidas ou perdidas entre muitos cristãos. Estes incluem, mas não estão limitados a, aspectos básicos como os seguintes: (a) ninguém é salvo exceto através de Jesus Cristo, e somente através dele, como Ele mesmo deixou claro; (b) Deus é misericordioso, mas também justo, e está intimamente interessado em cada vida humana, Ele perdoa, mas também nos responsabiliza, Ele é Salvador e Juiz; (c) o homem é uma criatura de Deus, não uma invenção sua, uma criatura não apenas emocional e com apetites, mas também com intelecto, livre arbítrio e um destino eterno; (d) existem verdades objetivas imutáveis ​​sobre o mundo e a natureza humana, que podem ser conhecidas através da Revelação Divina e do exercício da razão; (e) a Palavra de Deus, registrada nas Escrituras, é confiável e tem força permanente; (f) o pecado é real e seus efeitos são letais; e (g) a Igreja tem a autoridade e o dever de “fazer discípulos de todas as nações”. Não abraçar com alegria esta obra de amor missionário e salvífico tem consequências. Como Paulo escreveu em 1 Coríntios 9:16 “ai de mim se eu não pregar o Evangelho”.

Algumas observações práticas emergem da tarefa e da lista acima.

Primeiro: a autoridade real é prejudicada quando são utilizados meios autoritários no seu exercício. O Papa é o sucessor de Pedro e aquele que garante a unidade da Igreja. Mas ele não é um autocrata. Ele não pode mudar a doutrina da Igreja e não deve inventar ou alterar arbitrariamente a disciplina da Igreja. Ele governa a Igreja colegialmente com seus irmãos bispos nas dioceses locais. E fá-lo sempre em fiel continuidade com a Palavra de Deus e com o ensinamento da Igreja. Os “novos paradigmas” e os “novos caminhos inexplorados” que se desviam uns dos outros não são de Deus. Um novo Papa deve restaurar a hermenêutica da continuidade na vida católica e reafirmar a compreensão do Vaticano II sobre o papel adequado do papado.

Segundo: assim como a Igreja não é uma autocracia, também não é uma democracia. A Igreja pertence a Jesus Cristo. É a sua Igreja. Ela é o Corpo Místico de Cristo, composto por muitos membros. Não temos autoridade para adaptar seus ensinamentos para melhor se adequar ao mundo. Além disso, o sensus fidelium católico não é uma questão de sondagens de opinião, nem mesmo da opinião de uma maioria baptizada. Ela deriva apenas daqueles que acreditam genuinamente e praticam ativamente, ou pelo menos procuram praticar sinceramente, a fé e os ensinamentos da Igreja.

Terceiro: A ambigüidade não é evangélica nem acolhedora. Pelo contrário, gera dúvidas e alimenta impulsos cismáticos. A Igreja é uma comunidade, não só de Palavra e sacramento, mas também de credo. Aquilo em que acreditamos ajuda a nos definir e a nos sustentar. Assim, as questões doutrinárias não são fardos impostos por “doutores da lei” insensíveis. Também não são um espetáculo intelectual para a vida cristã. Pelo contrário, são vitais para viver uma vida cristã autêntica, porque lidam com aplicações da verdade, e a verdade requer clareza e não nuances ambivalentes. Desde o início, o atual pontificado resistiu à força evangélica e à clareza intelectual dos seus antecessores imediatos. O desmantelamento e reutilização do Instituto João Paulo II em Roma e a marginalização de textos como Veritatis Splendor sugerem uma elevação da “compaixão” e da emoção em detrimento da razão, da justiça e da verdade. Para uma comunidade de fé, isto não é saudável e profundamente perigoso.

Quarto: A Igreja Católica, além de Palavra, sacramento e credo, é também uma comunidade de direito. O direito canónico ordena a vida da Igreja, harmoniza as suas instituições e procedimentos e garante os direitos dos crentes. Entre as marcas do atual pontificado estão a sua excessiva confiança no motu proprio como instrumento de governo e uma despreocupação e aversão generalizadas aos detalhes canónicos. Mais uma vez, tal como acontece com a ambiguidade da doutrina, o desrespeito pelo direito canónico e pelo procedimento canónico adequado mina a confiança na pureza da missão da Igreja.

Quinto: A Igreja, como tão belamente a descreveu João XXIII, é mater et magistra, a “mãe e mestra” da humanidade, não a sua seguidora obediente; o defensor do homem como sujeito da história, não como seu objeto. Ela é a noiva de Cristo; A sua natureza é pessoal, sobrenatural e íntima, não meramente institucional. Nunca poderá ser reduzido a um sistema flexível de ética ou a uma análise e remodelação sociológica para adaptá-lo aos instintos e apetites (e às confusões sexuais) de uma época. Um dos principais defeitos do pontificado actual é o seu distanciamento de uma “teologia do corpo” convincente e a falta de uma antropologia cristã atractiva... precisamente num momento em que os ataques à natureza e à identidade humanas, por parte do transgenerismo, estão a aumentar. ao transumanismo.

Sexto: As viagens pelo mundo serviram muito bem a um pastor como o Papa João Paulo II, devido aos seus dons pessoais únicos e à natureza dos tempos. Mas os tempos e as circunstâncias mudaram. A Igreja na Itália e em toda a Europa – o lar histórico da fé – está em crise. O próprio Vaticano precisa urgentemente de uma renovação da sua moral, de uma limpeza das suas instituições, procedimentos e pessoal, e de uma reforma profunda das suas finanças para se preparar para um futuro mais difícil. Não são coisas pequenas. Exigem a presença, a atenção direta e o compromisso pessoal de qualquer novo Papa.

Sétimo e último: O Colégio dos Cardeais existe para aconselhar o Papa e eleger o seu sucessor após a sua morte. Este serviço requer homens de carácter limpo, sólida formação teológica, experiência madura de liderança e santidade pessoal. Também requer um Papa disposto a pedir conselhos e depois ouvir. Não está claro até que ponto isto se aplica ao pontificado do Papa Francisco. O pontificado atual enfatizou a diversificação do colégio, mas não conseguiu reunir os cardeais em consistórios regulares destinados a promover a autêntica colegialidade e a confiança entre os irmãos. Como resultado, muitos dos eleitores que votarem no próximo conclave não se conhecerão realmente e poderão, portanto, ser mais vulneráveis ​​à manipulação. No futuro, se o colégio quiser servir os seus propósitos, os seus cardeais precisarão de mais do que apenas um solidéu vermelho e um anel. O atual colégio cardinalício deve ser ativado para o conhecimento mútuo e para melhor compreender as diferentes visões que cada um tem da Igreja, as situações das suas Igrejas locais e a personalidade de cada cardeal – todos fatores importantes na reflexão sobre o novo Papa.

Os leitores perguntar-se-ão, com razão, por que este texto é anônimo. A resposta deveria ser óbvia para qualquer pessoa que conheça o teor do ambiente romano atual. A honestidade não é bem-vinda e suas consequências podem ser incômodas. E, no entanto, estas reflexões poderiam continuar por muitas mais páginas, apontando especialmente para a forte dependência do atual pontificado da Companhia de Jesus, o recente desempenho problemático do Cardeal Fernández, do DDF, e o surgimento de uma pequena oligarquia de confidentes com excessiva influência dentro do Vaticano - tudo isto apesar das reivindicações descentralizadoras da sinodalidade, entre outras coisas.

Justamente por essas questões, os alertas aqui apontados poderão ser úteis nos próximos meses. Espera-se que esta contribuição ajude a orientar as tão necessárias conversas sobre como deverá ser o Vaticano no próximo pontificado.

Demos II

Nenhum comentário: