domingo, 17 de outubro de 2010

Teologia da Mudança Climática


Ainda no Programa do Glenn Beck, ontem assisti a um debate sensacional, que discutia o que eu chamaria de Teologia da Mudança Climática, que nada mais é do que um panteísmo, com um um fundo budista ou hindu. Beck e, principalmente, Calvin Beisner, estavam discutindo um texto chamado Let Be There...Stuff? que é direcionado a crianças e adolescentes.

Esse texto se diz cristão, mas desvirtua a Bíblia para mover as crianças para a defesa de políticas de mudança climática.  A criação (universo, eu, você, bichos, plantas...) é colocada no mesmo patamar com Deus. Deus e a criação são a mesma coisa. Isto não é cristianismo.

O Deus cristão surgiu do nada, ele criou o universo e tudo que vemos, e nós somos a parte mais importante desse universo. O universo não é Deus, muito menos a Terra. Na Bíblia, Deus conclama o homem a dominar todas as coisas (bichos, plantas, ar..) e não a ser servo dela. Está escrito em Gênesis 1, 27-28: " Deus criou o homen à sua imagem; criou-o à imagem de Deus; criou o homem e a mulher. Deus abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra."

A Teologia da Mudança Climática quer submeter todo o nosso comportamento a um novo deus: a Terra. Nosso consumo, nosso trabalho, a energia produzida devem se sujeitar a essa deusa. O nosso consumo seria veneno para a deusa Terra. Estamos em dívida com a Terra quando usamos seus recursos naturais. Somos servos da Terra. Como disse Beisner, essa teologia troca o "agradeço a Deus pela a água que bebo" por "agradeço a água que bebo". A naureza toma lugar de Deus.

Apesar de falar coisas importantes, como o fato que as crianças devem se dedicar a hábitos saudáveis e assistir menos a televisão, a Teologia esconde o fato de que quando mais desenvolvido é um país mais limpo ambientalmente ele é. Quer dizer, o desenvolvimento humano leva a uma melhora no meio ambiente. Se seguirmos essa teologia, podemos regredir no desenvolvimento, deixando os pobres mais pobres e piorando o meio ambiente.

Beisner é porta voz de uma organização chamada Cornwall Alliance que congrega teológos, cientistas e economistas que apresentam fortes críticas às idéias daqueles que defendem as políticas de combate a mudança climática e tentam cristianizar seus argumentos. Convido os meus poucos leitores a acessarem o documento que eles lançaram:

Acessem a página: http://www.cornwallalliance.org/
E leiam um documento chamado: An Evangelical Declaration on Global Warming.



Nenhum comentário: