quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O Que Significa a Aplicação da Lei Sharia?


Leio esta semana que o sulltão de Brunei vai estabelecer a Sharia (alguns dizem que dizer "lei sharia" é redundante) em seu País. Vejamos o que diz o jornal Washington Times, em azul:

O sultão de Brunei anunciou terça-feira que a lei Sharia agora vai ditar a forma como certos crimes são penalizados - e isso significa que os ladrões vão ter decepados membros do corpo e adúlteros serão apedrejados até a morte. As novas regras, anunciadas pelo sultão Hassanal Bolkiah, em um discurso, entrará em vigor em seis meses, informou a Associated Press. Em suas observações, o sultão disse que o Código Penal Sharia não deve visto de forma negativa, mas sim como "orientação especial " de Alá. Ele também previu a mudança em direção a sharia seria "parte da grande história" de Brunei, uma pequena monarquia rica em petróleo que está situada na Ilha de Bornéu.
A Corte islâmica Shariah da nação tinha sido encarregada de lidar com conflitos familiares. Mas o sultão estendeu essa influência da Sharia para incluir atos criminosos - algo que ele estava querendo fazer há anos, como um meio de aumentar a influência islâmica no país, informou a AP.
Os muçulmanos constituem cerca de dois terços da população. Dos 42 mil moradores , apenas um punhado são de outras crenças e religiões, incluindo o cristianismo e o budismo.

Na Nigéria, também foi noticiado nesta semana, um estado chamado Kano impõe a Sharia. Foi revelado que 150 pessoas foram presas por se comportarem de forma "indecente", incluindo prostitutas, travestis, alcoólatras e pessoas usando penteado usado por jogadores de futebol.

---

Em resumo, eu diria que a imposição da Sharia significa seguir os preceitos criminais e legais estabelecidos por Maomé no século 7. Pois Maomé, apesar de não ser Deus, é considerado o ser humano perfeito. O Alcorão, que é o livro sagrado, e os Hadith, livros que contam a vida de Maomé, estabelecem o que Maomé disse e pensou.

Como Maomé é perfeito e é relatado defendendo a morte de infiéis, a depredação de adúlteros (especialmente de mulheres, pois os homens podem ter até quatro mulheres e quantas escravas puder sustentar) , decepamento de membros dos criminosos, então os países muçulmanos são estimulados a fazer o mesmo, seguir a lei do século 7.

Cristo, para os cristãos, não apenas é perfeito, Ele é Deus. Mas ele não estabeleceu leis mundanas. Em uma ocasião, ele se opôs até a estabelecer a partilha entre irmãos. A lei Dele não é para este mundo, é para se ter vida eterna.

A ideia de lei no Islã é muito mais forte do que no cristianismo. A Lei de Cristo são os 10 mandamentos e a "lei" do sermão da montanha ("bem aventurados...", Mateus 5). O Islã é muito mais mundano, muito mais preocupado com leis terrenas, apegado ao modelo legal de Maomé.


(Agradeço as notícias de Brunei e Nigéria ao site Weasel Zippers)

Nenhum comentário: