quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Carta de Papa Francisco aos Bispos dos EUA Gera Críticas ao Papa


Foi divulgado hoje uma carta do Papa Francisco aos bispos dos Estados Unidos sobre os casos de pedofilia nesse país. O problema com a carta é que o tom do Papa parece dizer que o problema ocorre apenas nos Estados Unidos e que a culpa está restrita ao que ocorre nos Estados Unidos. Ele próprio não tem nada a ver com isso, por conta de suas nomeações.

A frase que está mais agredindo os católicos norte-americanos vem logo no primeiro parágrafo. Ele diz:

"I suggested that together you make a retreat, a time of seclusion, prayer and discernment, as a necessary step toward responding in the spirit of the Gospel to the crisis of credibility that you are experiencing as a Church."

Na frase, o Papa fala da crise de credibilidade que os bispos dos Estados Unidos estão experimentando.

Claro que os americanos de cara reagiram, como no twitter do jornalista católico Raymond Arroyo (um dos mais importantes jornalistas católicos dos Estados Unidos, que trabalha na EWTN, maior rede católica de televisão do mundo). Que diz em tom jocoso "mim pensava que a crise de credibilidade atingiria um pouco mais longe do que apenas a Igreja nos Estados Unidos".

Outros lembraram que o próprio Papa Francisco é cúmplice na crise de credibilidade ao acorbertar o cardeal McCarrick.

O tom da carta do Papa Francisco é de alguém que não tem nada a ver com isso.

Será que o Papa, como costumam os latino-americanos, está destilando seus preconceitos contra os Estados Unidos?

Eu conheço bem os católicos norte-americanos e os respeito muito, inclusive respeito os formadores do catolicismo nos Estados Unidos, como Fulton Sheen, Flannery O'Connor, Thomas Merton, Madre Angélica, Peter Kreeft, George Weigel, Michael Novak, Cardeal Burke, dentre outros.

Aliás, católicos não têm pátria, católicos são católicos, pela própria definição do termo e pela Doutrina da Igreja.

Será que o Papa escreveria nesse tom para o Chile que teve enormes problemas com casos de pedofilia? O Papa chegou foi a atacar as vítimas no Chile.

Será que não tem casos de pedofilia no Brasil nem crise de credibilidade da Igreja no Brasil?

Será que a carta foi motivo para a saída recente do porta-voz do Vaticano, que era um americano?

Em suma: 🙈



Um comentário:

Isac disse...


... "Outros lembraram que o próprio Papa Francisco é cúmplice na crise de credibilidade ao acobertar o cardeal McCarrick.
O tom da carta do Papa Francisco é de alguém que não tem nada a ver com isso".
Que ele estaria ressentido com os EUA, especialmente pela ascensão de Trump ao poder, seria crível e, se achar que nada tem a ver com isso, outro caso acobertador similar foi o do Chile, muito nosso conhecido, comportamento típico de esquerdistas que nada assumem de erros.