quinta-feira, 14 de maio de 2020

Obamagate_ "O Pior Escândalo da História dos EUA"




Isso realmente tem a cara de ser o pior escândalo político da história dos Estados Unidos, porque envolveu o presidente, o vice-presidente, o FBI (polícia federal dos Estados Unidos), a NSA (National Security Agency), abuso da lei de inteligência de espionagem de estrangeiros (FISA), dossiê forjado com apoio de entidades públicas, além de agências de espionagem privadas. Tudo isso para espionar o candidato a presidência, Donald Trump.

É uma história complexa e envolve o entendimento de como funciona os organismos de segurança dos Estados Unidos.

Hoje, eu encontrei um site que detalha os fatosTambém encontrei um artigo do National Review explicando por que o Obamagate não é teoria da conspiração.  Além disso, tem uma explicação da Fox News sobre o que é o unmask (desmascarar), ato que praticaram os comparsas de Obama.

Quando uma agência de inteligência dos EUA, como a NSA, realiza a vigilância de um estrangeiro dentro dos EUA, às vezes essa vigilância pega o nome de um americano com quem o estrangeiro está falando. Quando isso acontece, os analistas de inteligência são obrigados a ocultar ou "mascarar" o nome do americano se sua participação for incidental e se não houver suspeita de irregularidades.

Não é ilegal desmascarar a identidade de um americano incidentalmente envolvido em vigilância estrangeira, mas o desmascaramento deve ter uma lógica de segurança nacional.

Desmascarar o nome ou nomes dos americanos para fins políticos seria altamente impróprio. O vazamento desses nomes para a mídia seria um crime. A renúncia do general Flynn em meio a relatos de que ele foi pego discutindo sanções com um estrangeiro sob vigilância indica que alguém o fez.

Para se entender o Obamagate, algo que os americanos ainda não conseguiram, é difícil, exige especial atenção e pesquisas, mas estes três links ajudam bastante. O primeiro texto traz os fatos cronologicamenteo segundo faz um resumo mais superficial, o terceiro mostra o grau de importância dos envolvidos (Obama e os seus)

O terceiro link está com problemas, procurem por https://www.foxnews.com/politics/what-is-unmasking-flynn-disclosures-put-spotlight-on-practice, ou pesquisem no Google: what is unmasking Fox News.


6 comentários:

Adilson disse...

Ufa!

Graças a Deus, dr Pedro. Estava ansioso por acessar o site.

Então... É possível que Obama enfrente a cadeia?

Adilson disse...

Dr Pedro,

O terceiro link, da Fox, não abriu...

Pedro Erik Carneiro disse...

Veja se consegue acessar em:

https://www.foxnews.com/politics/what-is-unmasking-flynn-disclosures-put-spotlight-on-practice

Os sites da Fox News sempre me dão trabalho, acho que eles estão brigando com os browser. Se não conseguir procure no google por "what is unmasking? Fox News".

Abraço,
Pedro Erik

Pedro Erik Carneiro disse...

Ah, acho muito difícil que Obama vá preso. Mas Trump já está insistindo que ele deponha no Congresso. Isso já seria terrível para a imagem de bonzinho dele.

Abraço

Isac disse...

Apenas de ele ser um demoniocrata-marxiislamita, amigo proxíssimo do papa Francisco das esquerdas e correlatos, basta-nos!
Intelligentibus pauca!

Isac disse...

Jose Tadeu: entre dois ruins, escolhe-se o menos e, para o PT-TL-PO já éramos galinhas de seus terreiro, estávamos no papo! Precisávamos trocar e colocamos o filho do maçon Edir Macedo de uma seita pentecostal-demonista a IURD, amigão do papa francisco, quem sabe, menos ruim que o radical comunista Haddad, eventual vencedor!
Estávamos sem opção e eu mesmo preferi antecipadamente desencantado com o frágil Bolsonaro, crendo ser - ruim e caí em + uma conversa!...