segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Guia Canônico contra Documento Vaticano que Bane Missa Latina

A Sociedade Missa Latina do Reino Unido lançou um guia com debate canônico sobre o tal documento do Vaticano chamado Responsa ad Dubia, que procura banir a missa tradicional latina da Igreja.

Leiam clicando aqui.

Além disso, o líder da Sociedade (Joseph Shaw) escreveu artigo muito interessante no Catholic Herald comentando as críticas que canonistas fizeram ao "Responsa ad Dubia". 

Ele coloca Francisco contra Francisco para defender a missa latina

Vou traduzir abaixo o artigo de Shaw. 

Os canonistas lançam dúvidas sobre a força de Responsa ad Dubia para Missa Tradicional em Latim

Por Joseph Shaw

No sábado, 18 de dezembro, foi publicado um documento pela Congregação para o Culto Divino que endurece as restrições à Missa Tradicional em Latim: Responsa ad dubia.  Este é um esclarecimento do Traditionis Custodes Motu Proprio do Papa Francisco, respondendo a perguntas ("dubia") enviadas à Congregação pelos bispos.

 Desde então, canonistas de todo o mundo católico têm examinado o documento, que parece apertar os parafusos sobre a disponibilidade da Missa Tradicional consideravelmente em comparação com o Traditionis Custodes em si.  Com um golpe de caneta, ele proíbe casamentos, batismos, enterros e até bênção de usar os livros mais antigos, fora de um pequeno número de "paróquias pessoais". Da mesma forma, evita que os padres rezem mais de uma missa de rito antigo em um domingo, e permite que eles a rezem em um dia de semana apenas se não tiverem Missas Novus Ordo para celebrar.

 A proibição das paróquias que observam os horários das Missas Tradicionais em seus boletins causou ridículo generalizado.  No entanto, sugere um nível de atenção aos detalhes e um desejo de fazer o fenômeno Tradicionalista desaparecer de vista, o que é mais do que um pouco alarmante.  Não há referência a isso, ou aos outros pontos mencionados, no Traditionis Custodes, que agora parecem bastante suaves em comparação.

Na verdade, isso levanta um problema que os canonistas notaram: um resumo dos argumentos relevantes foi feito pela Latin Mass Society em um guia útil aqui.  O ponto chave é que a Responsa não é uma nova lei, mas uma interpretação de outro documento por uma Congregação do Vaticano.  Nos lugares onde vai além do Traditionis, está patinando em um gelo bem fino.

O gelo desaparece completamente quando suas propostas são contra legem: em conflito com a lei da Igreja.  Assim, os bispos têm autoridade para determinar quando há justificativa pastoral para um sacerdote celebrar missas adicionais, por exemplo, do cânon 905 §2.  Este direito não é algo que possa ser retirado deles por ordem do Prefeito de uma Congregação do Vaticano, por mais sábio e benevolente que seja.  E, no entanto, é exatamente isso que a Responsa parece estar fazendo quando limita o número de Missas Tradicionais que um padre pode dizer.

Mais uma vez, pode ter irritado alguns em Roma que tantos bispos - e não apenas os suspeitos habituais amigos da Tradição - invocaram o Cânon 87 §1, que permite a um bispo anular a lei universal da Igreja quando o bem das almas assim o exigir  , a fim de permitir que as Missas Tradicionais continuem nas igrejas paroquiais, ao contrário do Traditionis Custodes.  A Congregação parece estar tentando recuperar a força da proibição original, pedindo aos bispos que venham até ela para uma dispensa, se isso for realmente necessário.  No entanto, a Congregação não pode revogar o Cânon 87 §1;  muito menos pode deixar de lado o fundamento teológico desta prerrogativa dos bispos, que se encontra nos textos do Concílio Vaticano II (Christus Dominus8).

O direito e dever fundamentais dos bispos de exercerem discrição sobre o que acontece em suas dioceses foi, de fato, o que nos disseram que a Traditionis Custodes estava tentando restaurar, depois que o Motu Proprio Summorum Pontificum do Papa Bento XVI de 2007 deu início a um período em que os padres recebiam o  direito de começar a celebrar a Missa Tradicional à vontade, e os bispos foram instruídos a encontrar formas de acomodar os grupos de Fiéis que a desejassem.  O Papa Francisco proclamou: “Desejei afirmar que compete ao Bispo, como moderador, promotor e guardião da vida litúrgica da Igreja da qual é o princípio da unidade, regular as celebrações litúrgicas.”

A ideia de que os bispos eram na prática incapazes de controlar a situação sob o Summorum Pontificum não resiste a um escrutínio: como regra, as dioceses de bispos que não queriam missas tradicionais não as tinham.  Mas agora parece que a Congregação para o Culto Divino só quer que os bispos tenham discrição se puder determinar o resultado com antecedência.

 Os bispos agora têm a escolha, conforme expresso por JD Flynn, entre fazer o que lhes foi dito apenas porque isso veio da Santa Sé, e seguir o próprio princípio do Papa Francisco: “os bispos diocesanos não respondem aos prefeitos da Cúria”.


Um comentário:

Isac disse...

É bastante evidente que, com o Vaticano repleto de progressistas, que normalmente vinculam-se ou até mesmo defendem as esquerdas, praticamente são agentes infiltrados comunistas ou maçonistas seriam cooptados por esses esquerdistas serviçais da maçonaria.
Aderem-se às esquerdas e interessam-se de fato de uma Igreja católica adaptada aos tempos modernistas, neo ideologista do deus-homem; nesse caso, desviando-se da legítima Santa Missa de São Pio V da qual restaram senão vestígios da ante Vaticano II!
Percebemos claramente que aos infratores cometendo desvarios contra ela, convém ler no documento papal QUO PRIMUM TEMPORE, o nº 14 de S Pio V com as rígidas reprimendas e maldições que recairão sobre os que a violarem-na no conteúdo da liturgia da Igreja de Sempre!
Lembram-se de Bernardo Küster flagrando mais de 60 bispos num congresso da TL e um leigo deturpando alguns versículos do Apocalipse, bem em à frente a esses bispos?